Plenário

Comunicações e Grande Expediente

Nos períodos de Comunicações e de Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (23/12) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

BALANÇO I - Aldacir Oliboni (PT) diz que o balanço de 2010 aponta como destaque a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República. "A vontade do povo foi reproduzida, mostrando que quer a continuidade de um governo que vem dando certo." Desejou ainda um feliz Natal aos porto-alegrenses. (MAM)

BALANÇO II - Mário Fraga (PDT) elogiou as caravanas do prefeito José Fortunati às comunidades da cidade nos últimos três meses. Destacou a visita dele ao Chapéu do Sol e o início das obras do posto do Programa de Saúde da Família (PSF) na região. Fraga ainda felicitou a todos pelo Natal. (MAM)

CPI I - Maria Celeste (PT) lamentou a manobra que retirou da vereadora Juliana Brizola (PDT) a autoria do pedido de CPI da Juventude na semana passada. Reclamou também que agora tenta-se novamente um boicote à criação da CPI da Saúde. "Não querem reconhecer uma assinatura legítima de uma vereadora suplente no exercício do mandato como titular." (MAM)

CPI II - Haroldo de Souza (PMDB) considera que a composição da CPI da Juventude, da maneira como foi feita, está errada. Para ele, é preciso garantir o contraditório. Quanto à CPI da Saúde, disse que se houver realmente um assunto específico a investigar, pode até assinar o pedido apresentado esta semana pelo vereador Pedro Ruas (PSOL). (MAM)

OTIMISTA - João Antônio Dib (PP) se disse "um otimista convicto" e que, por isso, acredita que o ano de 2011 será melhor que o de 2010. Desejou a  todos os porto-alegrenses saúde e paz. Também questionou a marcação da reunião conjunta das comissões permanentes da Câmara para as 18h15min da próxima segunda-feira, uma vez que todas as reuniões conjutnas das comissões costumam ser realizadas durante a sessão ordinária. (VBM)

CPI - Reginaldo Pujol (DEM), por ter sido designado relator da CPI, disse que não se pronunciará mais sobre a CPI da Juventude, apenas no relatório final. Comentou também o anúncio do aumento da taxa de juros para o início do próximo ano, dos cortes substanciais do PAC e o recrudescimento da inflação. Desejou a todos um Feliz Natal e disse que deseja o bem de todos e que tem carinho por todos os vereadores, mesmo os que têm posições divergentes. (VBM)

PRÉ-SAL - Airto Ferronato (PSB) falou sobre o veto do presidente Lula que restringe a três estados os royalties do pré-sal. Disse que os recursos do petróleo e do pré-sal pertencem a toda nação brasileira e que o presidente terá que buscar uma alternativa. Também manifestou sua posição favorável à execução das obras do Cais Mauá, que segundo ele será um equipamento não só para a cidade, mas para todo o estado. E encerrou com mensagens de um Feliz Natal e um venturoso Ano-Novo. (VBM)

IPE - Dr. Raul Torelly (PMDB) falou da sua satisfação em ser vereador da Casa e desejou a todos um Feliz Natal e um próspero Ano-Novo. Disse que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente trabalhou muito este ano e lembrou dois projetos que serão votados nos próximos dias: um que estende aos municipários da Capital os serviços do IPE Saúde e outro que trata da criação da fundação pública de direito privado que vai tratar da saúde da família. Afirmou que o instituto não é o ideal, mas vai qualificar os serviços. (VBM)

VIADUTO – Adeli Sell (PT) disse que há preocupação com o futuro na Capital. “O que falta em Porto Alegre é ousadia. Precisamos discutir posições e atitudes. Avançamos, nos anos 1930, com o Viaduto Otávio Rocha, que hoje está abandonado”, exemplificou. Segundo Adeli, é preciso fazer uma obra que custará pelo menos R$ 10 milhões. “Os nossos monumentos estão sendo detonados”, criticou. Defendeu a mudança de alguns secretários. (LO)
 
COMÉRCIO – Alceu Brasinha (PTB) lembrou que, em 1999, conheceu o vereador Idenir Cecchim (PMDB) quando fez campanha para o pequeno e médio comércio da avenida Assis Brasil. “O senhor defendeu a Zona Norte e os pequenos e médios comerciantes”, elogiou. Segundo Brasinha, o pequeno empresário enfrenta muitos problemas. "Não é possível o dono de um posto da esquina competir com um posto dentro de uma loja do Carrefour.” (LO)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Marco Aurelio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)