Plenário

Comunicações / Grande Expediente

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos períodos de Comunicações e Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (21/6):

TRANSPORTE - Paulo Marques (PMDB) anunciou que protocolou projeto solicitando transporte coletivo seletivo para a Restinga e Belém Novo. O vereador lembrou que vivem, na Restinga, cerca de 53 mil pessoas, e, no Lami, mais de 13 mil, devendo esses número crescerem devido aos novos loteamentos em construção. Marques frisou a importância da Zona Sul, onde já funciona o Polo Industrial da Restinga, bairro onde também será instalada uma escola técnica federal. (CB)

PROPAGANDA - Sofia Cavedon (PT) lamentou o encarte "caríssimo" de diversas páginas coloridas encartado nos jornais, no qual "o governo do Estado enaltece seus feitos". Segundo a vereadora, o encarte estampa "mentiras e inverdades pagas com um dinheiro que não existe para a saúde e a educação, mas para a publicidade sim". Sofia afirmou que, no projeto de Orçamento do Estado enviado à Assembleia, "de novo" o governo Yeda Crusius não cumpre os limites mínimos de investimentos em saúde e educação. (CB)

PROPAGANDA II - Luiz Braz (PSDB) disse que os governos do PT, nos 16 anos do partido à frente da prefeitura de Porto Alegre, os gastos com publicidade foram muito superiores aos do governo Yeda Crusius. Na sua opinião, o encarte publicitário presta contas à população, uma obrigação de todos os governos. "Isso não é feio; o que é feio é utilizar dinheiro público para a campanha eleitoral da candidata Dilma Roussef", apontou. (CB)

ÔNIBUS - Dr. Thiago Duarte (PDT) garantiu que, ao contrário do afirmado por um colunista de jornal, a Câmara não tem silenciado sobre as dificuldades enfrentadas por quem utiliza o transporte coletivo para Lami e Lajeado, na Zona Sul. O vereador listou, por exemplo, diversos pedidos de providências de sua autoria solicitando solução para problemas como desrespeito aos horários de ônibus, superlotação e falta de veículos adaptados para cadeirantes. (CB)

PROPAGANDA III - Mário Manfro (PSDB) criticou Sofia Cavedon (PT), que falou dos gastos do governo de Yeda Crusius com propaganda. “Dois pesos e duas medidas”, disse Manfro, trazendo dados que mostrariam aumento nos gastos com propaganda no governo Lula em 1.300% já em 2003, início de seu primeiro mandato. Segundo o vereador, em 2009, o número de veículos de comunicação no País chegou a 7.047, superior em 1.312% a 2003. “Ninguém fala que diminuiu o número de assaltos no Centro de Porto Alegre, pois a governadora colocou nas ruas 3.500 novos brigadianos”, contestou. (CK)

ÔNIBUS II - Mauro Pinheiro (PT) disse estranhar que vereadores da base do governo tenham usado a tribuna para reclamar da situação do transporte coletivo de Porto Alegre. “A cidade vai crescendo e as linhas de ônibus acabam não atendendo à população ou não têm horários suficientes”, reclamou. “Temos que discutir com o Executivo uma reformulação no serviço de transporte coletivo em Porto Alegre, porque hoje as pessoas deixam de andar de ônibus para andar de carro; cada vez mais diminui o número de passageiros e consequentemente a passagem cada vez fica mais cara”, finalizou. (CK)

VIAGEM - Beto Moesch (PP) fez relato de viagem a São Paulo para participar do evento Viva a Mata, organizado pelo grupo SOS Mata Atlântica. “Temos apenas 7% da Mata Atlântica preservada em todo o País”, alertou Moesch. “Muita gente não sabe, mas Porto Alegre está dentro do bioma Mata Atlântica, um patrimônio impressionante que garante a quantidade e qualidade da nossa água; 70% da água que nos abastece vem da Mata Atlântica”, explicou. O vereador relatou que no evento foi feito debate sobre o papel dos vereadores e dos municípios no processo de proteção da Mata: “Este tema não é priorizado pelas Câmaras e pela sociedade, é um assunto ainda bastante banalizado”. (CK)

EPTC - Mário Manfro (PSDB) concordou com os colegas que usaram a tribuna para elogiar o trabalho que vem realizando o novo titular da EPTC. Porém, Manfro reclamou da demora no atendimento de pedido de providências que fez com relação às dificuldades que os pedestres - segundo o vereador, em sua maioria idosos - têm para fazer a travessia em alguns pontos da Avenida Assis Brasil. Manfro disse que há tempos vem solicitando à EPTC uma solução e que espera que o atual diretor do órgão tome as providências necessárias para resolver definitivamente o problema da Assis Brasil. (CK)

REALIDADE - Adeli Sell (PT) lembrou que o papel dos vereadores é acima de tudo, fiscalizar a cidade e alertar o Executivo dos principais problemas que a população enfrenta. “Não podemos fazer só como Nelson Rodrigues fez enquanto grande cronista, alertando sobre as mazelas deste país. Precisamos fiscalizar e encaminhar soluções em conjunto", registrou ao frisar que o trabalho dos legisladores complementa o do governo e que através de seus trabalhos, a população se manifesta. “Precisamos fazer valer a voz do povo que não tem voz e melhorar suas condições de vida”, disse ao enumerar problemas que Porto Alegre enfrenta como a sujeira nas praças, o descaso com as paradas de ônibus e a degradação dos postos. (ES)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)