Plenário

Comunicações / Grande Expediente

João Carlos Nedel Foto: Lívia Stumpf
João Carlos Nedel Foto: Lívia Stumpf

No período de Comunicações da Câmara Municipal de Porto Alegre da sessão ordinária de hoje (28/4) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

ESCOLA - Engenheiro Comassetto (PT) comemorou a homologação ontem de emenda de sua autoria ao Orçamento que prevê a construção de uma escola de educação infantil na região Extremo Sul da cidade. Observou, porém, que será preciso lutar agora pela efetivação da emenda. "Nos últimos sete anos, 98% das emendas de vereadores da oposição ao orçamento não foram efetivadas. Uma emenda aprovada tem de ser colocada em prática, caso contrário vira brincadeira." (MAM)

AEROPORTO - Sebastião Melo (PMDB) defendeu a realização urgente de uma audiência pública para discutir as legislações municipal e federal que tratam de construções próximas do aeroporto Salgado Filho. Melo disse que não é possível que investimentos imobiliários, aprovados pela Prefeitura, fiquem agora inviabilizados por causa da ampliação do terminal aeroviário. "A Prefeitura autorizou a construção de prédios residenciais na rua Dona Alzira e agora, na fase de comercialização dos imóveis, não quer dar o habite-se. Isso cria insegurança jurídica." (MAM)

EXECUTIVO – Pedro Ruas (PSOL) lembrou ações positivas do Executivo municipal nas gestões de José Fogaça e de José Fortunati. Recordou que, quando o vereador Idenir Cecchim (PMDB) era secretário da Smic, apresentou demandas importantes da comunidade a ele, que não levaram mais do que 48 horas para serem resolvidas. Ruas também elogiou a disposição e a “coragem política” de Fortunati de trabalhar – com o apoio de vereadores – pelo transporte hidroviário na Capital. “Nunca os prefeitos enfrentaram a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) nessa questão”, frisou. (CB)

AEROPORTO – Idenir Cecchim (PMDB) lamentou os problemas envolvendo as obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. O vereador considerou um absurdo as afirmações de um comandante de que o aeroporto teria de ser transferido para Eldorado do Sul. Segundo o vereador, seria um prejuízo imenso para a Capital. Na opinião, a postura de entraves às obras por parte do Departamento de Aviação Comercial (DAC) é “um deboche com os 36 vereadores que votaram o Plano Diretor de Porto Alegre". Cecchim lembrou que foi a Infraero que permitiu a construção de um prédio na cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde ocorreu o último desastre da TAM. (CB)

SMIC – João Antonio Dib (PP) disse que a Smic não tem nada a ver com o problema ocorrido com os seguranças que não receberam a segunda parcela do pagamento por serviços prestados na Feira do Peixe, como relatou o vereador Aldacir Oliboni (PT). Conforme Dib, a empresa tinha o direito de buscar mais gente para trabalhar na feira, sendo dela e da outra empresa o dever de pagar os guardas. Dib disse acreditar que os seguranças receberão o dinheiro em breve, já que a prefeitura costuma pagar os serviços de empresas licitadas no final ou início de mês. (CB)

TURISMO - João Carlos Nedel (PP) anunciou que a Frente Parlamentar do Turismo realizará a última etapa do Encontro de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo, na próxima quinta-feira, às 8h30min no Legislativo. Segundo o vereador, foram convidados o arquiteto e urbanista curitibano Jaime Lerner e os secretários do Turismo e do Meio Ambiente de Porto Alegre. "Será um momento importante para seguirmos com as discussões das obras para a copa do mundo e os investimentos que trará ao turismo", frisou. Além disso, Nedel lembrou também que a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa vai tratar na próxima semana da desburocratiazção dos processos e licitações de obras públicas. (ES)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)