Plenário

Comunicações Temática

No período das comunicações temáticas da sessão ordinária desta quinta-feira (17/6), a Fundação do Banco do Brasil tratou do tema tecnologias sociais, sobre o qual os vereadores se pronunciaram:

AGRICULTOR – Para Bernardino Vendruscolo (PMDB) a Fundação BB mostrou que é possível realizar uma venda de forma diferenciada. "Dentro do nosso Estado existem vários estados,  com culturas diferentes que precisam conhecer o trabalho da instituição". De acordo com ele essa é uma maneira de trazer incentivos e mostrar para os pequenos que é possível trabalhar com a diversificação. (RT)

SUGESTÃO – Toni Proença (PPS) afirmou que Porto alegre se organiza através de instituições e entidades, onde todos exercem uma atividade social que procura minimizar as carências da periferia. Uma proposta da Fundação, lembrou, pode ser aplicada na região das ilhas com a produção agrícola e sustentável. "A Secretaria da Produção, Indústria e Comércio e as associações das ilhas, com um projeto piloto, teriam condições de produzir flores e abastecer o mercado local", argumentou.(RT)

TRABALHOS – Adeli Sell (PT) também concorda que a Fundação BB pode trabalhar com alguns projetos sociais. O vereador lembrou que a região das ilhas já faz algumas atividades como gastronomia e artesanato com as escamas de peixe, o que pode ser aprimorado com o incentivo da instituição. Adeli sugeriu que seja apresentado a Smic e ao Executivo a proposta da Fundação BB com o objetivo de incentivar as tecnologias sociais. (RT)

BANCOS – Aldacir Oliboni (PT) afirmou que ao longo dos anos era muito difícil conseguir um empréstimo bancário para continuar as atividades no campo. "Não existia aporte financeiro, hoje as facilidades bancárias criaram mecanismos para a superação dos problemas". Para ele é fundamental criar alternativas para ajudar o cidadão a ter uma melhor qualidade de vida. (RT)

EMPREENDEDOR - Idenir Cecchin (PMDB) elogiou o Banco do Brasil por estar estimulando os pequenos empreendedores, indo ao encontro das atividades para as quais as comunidades têm vocação. Citou o caso da Zona Sul da cidade, onde foram obtidos avanços na produção agrícola graças a parcerias como a que prevê o fornecimento de produtos para merenda escolar das escolas municipais de Porto Alegre. "O Banco do Brasil sempre se destacou no financiamento ao setor primário", lembrou Cecchin. (MAM)

PARCERIA - Paulinho Rubem Berta (PPS) agradeceu o apoio que o BB tem dado ao bairro Rubem Berta. Disse que o convênio que o banco mantém com a associação dos moradores da região vem proporcionando benefícios para a comunidade. O vereador pediu que o BB amplie a parceria com o bairro, observando que a redução da violência que atinge regiões como o Rubem Berta pode ser alcançada com programas financiados por grandes empresas como o BB. (MAM)

ÊXODO - Carlos Todeschini (PT) disse que projetos como este que está sendo desenvolvido pelo BB têm importância fundamental para o Brasil. Observou que durante muito tempo o país se ressentiu da falta de políticas públicas para a produção social. Para ele, o êxodo rural foi resultado desta ausência de estímulos à agricultura familiar. Salientou, porém, que iniciativas como a do BB começam a apresentar resultados, pois já se verifica uma certa reversão no movimento de pessoas que vêm do Interior para as grandes cidades. (MAM)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Leia também:
  Fundação Banco do Brasil seleciona e apoia tecnologias sociais