Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (20/4) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

ESCOLA - Aldacir Oliboni (PT) e DJ Cassiá (PTB) informaram que a área situada no Partenon será priorizada para abrigar escola técnica federal da Ufrgs. Os vereadores se reuniram com representantes do MEC na semana passada, em Brasília, quando obtiveram a garantia do governo federal de que o terreno situado na Avenida Bento Gonçalves terá prioridade para abrigar o estabelecimento. Disseram também que o prefeito José Fogaça sinalizou de forma positiva que aceita ceder a área, pertencente ao município, para a construção da escola. (MAM)

HABITAÇÃO - Nelcir Tessaro (PTB) disse que Porto Alegre tem verbas da Caixa Federal para construção imediata de 20 mil habitações populares. Conforme ele, a informação foi obtida no Fórum Nacional da Habitação, evento do qual participou na semana passada em São Paulo. Tessaro afirmou que também apresentou reivindicações à Caixa sobre os critérios para distribuição das moradias. "Não queremos sorteio e sim a priorização das famílias em situação de risco." (MAM)

PERIFERIA - Tarciso Flecha Negra (PDT) elogiou o colega Paulinho Rubem Berta (PPS) pela iniciativa de realizar uma caminhada de vereadores pelo bairro Rubem Berta na última sexta-feira. Disse que pode ver de perto a situação difícil da comunidade daquela região e apelou a empresários, atletas e políticos que se unam para ajudar a periferia da cidade. "Vi crianças nas ruas, que poderiam estar numa escola de tempo integral, estudando e tendo algum tipo de formação." (MAM)

EVENTOS – João Carlos Nedel (PP)  lembrou que no final de semana Porto Alegre teve três grande eventos religiosos: inauguração da Paróquia Nossas Senhora da Salete, no bairro Sarandi, da Capela Santo Expedito no Rubem Berta, e a festa de Santo Antônio de Catigeró no Agronomia. Outro fato citado pelo vereador foi o seminário na Famurs sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs). "Mostrou-se o quanto é possível trabalhar nessas áreas com terceirizadas, convênio ou concessões". As parcerias, como afirmou Nedel, darão condições de reformar o Auditório Araújo Viana e revitalizar o Cais Mauá, entre outras obras. (RT)

 

ULBRA – Sofia Cavedon (PT) disse ter se reunido, na semana passada, com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Ronaldo Mota, para tratar da ULBRA. Conforme a vereadora o tema era o pedido de afastamento da diretoria da instituição."A Câmara ajudou no sentido de ter recebido e encaminhado as reivindicações dos alunos e professores que estavam passando por inúmeras dificuldades". Outro assunto tratado com Mota foi a manutenção da língua espanhola nas provas do ENEM. "É importante que se preserve a língua Espanhola nas escolas de 2º grau". (RT)

 

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)