Plenário

Discursos de Comunicações

No período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (11/9), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

DESFIBRILADOR – Aldacir Oliboni (PT) anunciou a reapresentação de projeto de sua autoria que prevê a disponibilidade de um desfibrilador cardíaco em locais e eventos de grande circulação de pessoas, como rodoviárias e estádios de futebol. Segundo o vereador, muitas mortes por mal súbito poderiam ser evitadas com essa medida. Oliboni lembrou que a proposta havia sido apresentada há dois anos, mas não foi aprovada. Também criticou a terceirização de espaços do Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. (CB)

QUADRILHAS – Adeli Sell (PT) ressaltou a importância de combater o crime organizado com atitudes firmes, como a desempenhada pelos serviços de segurança no desbaratamento de uma quadrilha de seqüestradores que atuava no aeroporto da Capital. Também citou como ação bem-sucedida a descoberta de um golpe milionário que seria aplicado por assaltantes de bancos em Porto Alegre. O vereador lembrou que o combate de outra forma de crime organizado é a proposta de projeto de sua autoria que enfrenta a questão dos desmanches de veículos. (CB)

DESEMPREGO – Claudio Sebenelo (PSDB) disse que o alto índice de criminalidade tem origem na falta de acesso da população a condições básicas de vida, como moradia, emprego e saúde. O vereador citou como exemplos os camelôs e motoboys que desempenham suas funções de forma irregular. Na opinião de Sebenelo, todas as profissões “rearranjadas” são formas de driblar as dificuldades, uma espécie de “tábua de salvação” para a miséria e a falta de perspectivas. (CB)

ACAMPAMENTO - Bernardino Vendruscolo (PMDB) manifestou sua preocupação com a ocupação de espaços, no Parque da Harmonia, para venda de produtos que nada têm a ver com a cultura e a tradição gaúcha. “Devemos ficar atentos para que não se faça dali uma grande feira”, disse o vereador, para quem o acampamento virou “um grande negócio”, cuja lotação não permitiria sequer a entrada do Corpo de Bombeiros, em caso de emergência. Segundo Bernardino, há informações sobre venda de CDs, roupas e até mesa de bilhar no local.  (AB)

MUNICÍPIOS – João Dib (PP) criticou o crescimento acelerado no número de municípios no País, que no RS passou de 233 para 496 nos últimos 20 anos. De acordo com ele, trata-se de uma situação que resulta em mais comprometimento financeiro e impossibilita novos investimentos pelos estados. Dib disse que é preciso fazer uma reavaliação, de forma a diminuir não somente o número de vereadores, mas de deputados federais. “Para poder, ao invés de gastar com eles, fazer investimentos e gerar empregos”, reforçou. (AB)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)