Plenário

Discursos de Lideranças

Na sessão ordinária desta segunda-feira (2/10), vereadores e vereadoras de Porto Alegre utilizaram o período de Comunicações de Liderança para tratar dos seguintes assuntos:

ELEIÇÕES I – Nereu D’Avila (PDT) cumprimentou os vereadores eleitos no pleito de 1º de outubro, tanto a Assembléia Legislativa como a Câmara dos Deputados, e destacou a presença do PDT no cenário eleitoral nacional. “Foi uma decisão acertada termos um candidato próprio, pois isso nos deu mais visibilidade”. Nereu saudou principalmente o projeto de educação defendido pelo candidato Cristóvam Buarque: “O PDT continua seguindo o exemplo de Brizola”. O vereador lembrou ainda que seu partido venceu a cláusula de barreira e manteve suas bancadas no Estado e no País. (HP)

SATISFAÇÃO – Paulo Odone (PPS) declarou que seu mandato como vereador foi um dos períodos mais prazerosos de sua vida. Fez questão de  prestar homenagem aos colegas vereadores. “Minha eleição foi fruto do bom trabalho, do bom debate que fizemos aqui nesta Casa.” O deputado eleito domingo também saudou a colega Manuela d’Ávila (PCdoB), eleita principalmente com a confiança da juventude e de universitários. Também cumprimentou os demais colegas eleitos deputados e agradeceu a todos e à Casa pela volta à Assembléia. (JP)

ALEGRIA – Ibsen Pinheiro (PMDB) disse que tinha “doses iguais de alegria e tristeza” pela volta à Câmara dos Deputados e pelo fato de deixar a convivência com seus colegas de Câmara Municipal. “Aqui cheguei há 30 anos, pela primeira vez, voltei há dois anos e tive uma passagem muito gratificante. Concluiu garantindo que “é com entusiasmo juvenil de quem se acredita em condições de contribuir” que volta para Brasília. Por fim, disse que dividia a vitória com os que buscaram voto e não alcançaram a quantidade exigida”. (JP)

CONGRATULAÇÕES – Sofia Cavedon (PT) congratulou-se com os vereadores que se elegeram deputados, “fruto de trabalho árduo e muitas vezes pouco reconhecido”. Fez um registro especial à colega Manuela d’Ávila (PcdoB). “Orgulha-nos ver uma jovem nos representar em Brasília. O PCdoB é um partido unificado e, por isso, a vitória dela foi partidária”. Sofia lembrou que o PCdoB “tem uma história linda e, neste momento, ajuda a população brasileira que tem esperança nos partidos de esquerda”. (JP).

EMOÇÃO – Manuela d’Ávila manifestou “enorme alegria” e disse que seu partido deixará de ter bancada na Câmara, no final deste ano, “por uma nobre causa”. Manuela lembrou que o PcdoB é o partido mais antigo do País, com 84 anos de história. “Em nenhum momento, tivemos qualquer envolvimento em atos suspeitos. E sempre tivemos capacidade de superar possíveis erros.” Por fim, disse ter a obrigação de agradecer os 64 mil votos que recebeu em Porto Alegre e às pessoas que acreditaram na ideologia e proposta do PCdoB. (JP)

ELEIÇÕES II – Luiz Braz (PSDB) ressaltou que, em todas as oportunidades em que  presidiu a Câmara Municipal, teve muitas alegrias. Destacou que o Legislativo é tão importante que produz valores vitoriosos em outros parlamentos. “Cinco vereadores, desta vez, vão ter oportunidade de orgulhar a todos nós, tanto no Congresso como na Assembléia Legislativa gaúcha.” O vereador lembrou que, nesta terça-feira (3/10), devolverá a presidência ao vereador Dr. Goulart (PDT), que esteve licenciado em função de sua candidatura a deputado estadual. (RS)

ELEIÇÕES III – Elói Guimarães (PTB) saudou a Câmara Municipal pela participação de seus integrantes nas eleições de 1º de outubro. “Eles brilharam, valorizando o processo eleitoral”, salientou o vereador, que citou todos os colegas que se elegeram a deputados federais e estaduais. Sobre sua própria condição de suplente ao Senado, com a vitória de Pedro Simon (PMDB), Elói disse ter havido um processo interno democrático no PTB, quando foi escolhido juntamente com a ex-vereadora Sônia Santos, candidata à vice-governadora na chapa de Germano Rigotto. (RS)

ELEIÇÕES IV – O vereador João Dib (PP) destacou que foi companheiro de um brasileiro notável, “acima de tudo ético e honrado”, referindo-se ao candidato ao governo gaúcho pelo PP, Francisco Turra, com quem integrou a chapa como candidato a vice-governador. Para Dib, os resultados não foram satisfatórios. “Alguns esqueceram de dar o apoio merecido a um homem que, por onde passou, deixou grande marca de competência administrativa.” O vereador acrescentou que, em relação ao segundo turno, seja qual for o resultado, a atuação do PP “sempre será voltada ao bem-comum”. (RS)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
José Possas (reg. prof. 5530)
Rejane Silva (reg. prof. 6302)