Plenário

Discursos de Grande Expediente e de Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (2/10) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

AGRADECIMENTO - Raul Carrion (PCdoB) agradeceu ao povo do Rio Grande pela sua eleição para a Assembléia Legislativa ocorrida ontem. Disse que recebe com honra o mandato entregue a ele pelos eleitores gaúchos. Parabenizou também a colega Manuela d´Ávila (PCdoB), por ter sido a deputada federal mais votada do RS, conquistando mais de 271 mil votos. “O PCdoB recebeu das urnas a confiança popular. E isso não é fruto do acaso e sim do fato de o partido ser o único que não teve seu nome envolvido em qualquer irregularidade.” (MM)

SAUDAÇÕES - João Dib (PP) saudou os vereadores que conseguiram se eleger para a Assembléia e Câmara dos Deputados. Lembrou frase do ex-vereador Aloísio Filho, segundo o qual quando “um vereador se projeta, a Casa se projeta”. Elogiou o vereador Dr. Goulart (PDT), que se licenciou da presidência e da Casa para se dedicar à campanha eleitoral, “com dignidade e com ética”. Lamentou ainda que candidatos do PT tenham escondido o partido em suas propagandas eleitorais publicadas nos jornais. “Não sei por que ficaram com vergonha de ser PT.” (MM)

DESPOLITIZAÇÃO - Adeli Sell (PT) lastimou que os resultados eleitorais no país tenham demonstrado grau profundo de despolitização. Disse que ficou impressionado com casos de candidatos que se elegeram mesmo sem ter nenhum conteúdo. Afirmou que continuará firme para discutir projetos de interesse da cidade e do Estado. “Vamos lutar para legalizar os bingos, vamos discutir o fechamento dos ferros-velhos e defender a sobrevivência das locadoras de vídeo, ameaçadas pela pirataria de DVDs.” (MM)

INSTITUTOS - Ervino Besson (PDT) parabenizou os cinco vereadores que se elegeram deputados nas eleições deste domingo. “Esses colegas foram bons vereadores e continuarão com a mesma dedicação na Assembléia Legislativa e no Congresso. Besson considerou “a eleição dura, mas limpa”, em que prevaleceu o respeito de todos os candidatos. O vereador afirmou, no entanto, que o maior perdedor foram os institutos de pesquisa e defendeu que uma reforma política analise a atuação desses órgãos. “Eles precisam explicar ao povo por que mentiram.” (CS)

AFIRMAÇÃO - Carlos Comassetto (PT) disse que os gaúchos afirmaram a democracia ao ter a menor abstenção do país nessas eleições. Observou que o segundo turno no Estado terá a disputa dos mesmos dois partidos que disputam a presidência da República. Comassetto cumprimentou os colegas vereadores “que participaram do pleito e contribuíram para a democracia” e afirmou que o PT saiu fortalecido com a eleição de 10 deputados estaduais e sete federais. Concordou com Ervino Besson (PDT) em se questionar os institutos de pesquisa na reforma política. (CS)

CUMPRIMENTOS - Bernardino Vendruscolo (PMDB) elogiou e cumprimentou colegas que participaram do pleito no domingo, especialmente os vereadores que se elegeram deputados. Segundo ele, o povo deu nova oportunidade a Ibsen Pinheiro (PMDB), “que teve mandato cassado de forma injusta no passado”. Destacou eleição de Manuela d’Ávila (PCdoB) para a Câmara dos Deputados. “É uma responsabilidade muito grande. A votação de Manuela representa novo momento na política, com o despertar do jovem em momento muito difícil da política.” (CS)

TRABALHO – João Dib (PP) lembrou que a Câmara terá 29 sessões até 15 de dezembro, dia do início do recesso de verão. “Temos listados na ordem do dia 126 projetos de lei e 35 requerimentos para serem votados. Vinte e cinco vereadores deram presença, mas não temos esse número no plenário”. O vereador disse que até o final do ano deverá ser votada proposta do Executivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além do orçamento municipal para 2007. “Temos muito trabalho pela frente. Mas possivelmente hoje não teremos quórum para a Ordem do Dia. Parece que há uma ressaca da eleição”. (HP)

Marco Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)