Plenário

Discursos de Lideranças

 

Na sessão ordinária desta segunda-feira (25/9), falaram no período de comunicações de Liderança os seguintes vereadores e vereadoras:

PRINCESA – Sofia Cavedon (PT) disse querer explicações sobre o que denominou de “criminalização dos movimentos sociais”. A vereadora se referiu a ato realizado na quinta-feira (21/9) por moradores das vilas Zero Hora e Terminal Azenha em frente ao futuro Condomínio Princesa Isabel, que os deverá abrigar. Ela reclamou que os moradores foram tratados como invasores. “O Demhab entrou na Justiça contra mulheres e crianças”. Conforme Sofia, o protesto teve por objetivo não deixar as obras pararem. “O que está acontecendo com a prefeitura que não consegue se organizar com recursos já alocados”, questionou. (HP)

CRÉDITO – “É fácil dizer que recursos para obras já estão alocados. Mas isso não é verdade”. Ao fazer essa afirmação, João Antonio Dib (PP) questionou o fato de o Condomínio Princesa Isabel ter sido incluído em obras do Orçamento Participativo durante administração do PT na prefeitura, mas não ter sido executado. “Ao assumir, o atual prefeito teve que pagar 5 milhões de dólares ao BID, que estavam vencidos há dois anos”. Dib lamentou ainda que a administração anterior tenha concorrido para que o Município perdesse o crédito internacional: “Usavam mal os recursos que tinham. Onde não sei, não vejo obras”. (HP)

VERMELHO – Clênia Maranhão afirmou que a atual administração vem trabalhando no sentido de resgatar os créditos internacionais para a prefeitura. “A prefeitura tinha 40 anos de finanças organizadas. Quando o PT saiu, há três anos já estava no vermelho”. Segundo a vereadora, o atual governo é quem está pagando pela perimetral, obra utilizada pelo governo anterior em sua publicidade. “E isso acontece pela eficiência de gestão na prefeitura”, afirmou. A vereadora destacou ainda a realização do projeto Entrada da Cidade e disse que 300 famílias já estão em casas de passagem para serem colocadas em moradias construídas nesse programa. (HP)

CRISE – Claudio Sebenelo (PSDB) disse que é lamentável que a bancada do PT se negue a aprofundar o debate sobre a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em meio a mais um escândalo envolvendo pessoas de confiança do Palácio do Planalto e do PT. Segundo o vereador, o Brasil continua a assistir, a cada dia, o surgimento de mais elementos de uma quadrilha de corruptos no “cerne do governo”. Sebenelo disse que os fatos causam apreensão no país, que assiste à deterioração de suas instituições devido à “falcatrua monumental”. (CB)

DESFILE – Bernardino Vendruscolo (PMDB) criticou a organização do desfile de 20 de Setembro, que, por mais um ano, priorizou a apresentação dos aparatos de corporações como Polícia Civil, Brigada Militar e EPTC em detrimento dos tradicionalistas. O vereador afirmou que crianças, mulheres, cavalarianos e seus animais tiveram de esperar sua entrada na avenida por até cinco horas em local inapropriado, quando deveriam ser os protagonistas da festa em homenagem à Revolução Farroupilha. “Cadê o respeito com quem cultua as nossas tradições?”, indagou. (CB)

Claudete Barcellos (reg. Prof. 6481)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)