Plenário

Discursos de Lideranças

No período destinado às comunicações de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (14/8) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

SEGURANÇA – João Dib (PP) falou que a segurança pública é um problema que preocupa toda a população brasileira. Para ele, “enquanto vivemos atrás de grades, os bandidos estão soltos. Mesmo assim, não estamos seguros nem mesmo em nossos lares”. Dib ainda destacou que não quer achar culpados para o problema no país, mas que com sete mil homens a Polícia Federal, por exemplo, não pode cobrir os mais de 17 mil quilômetros de fronteiras do Brasil. “E as polícias estaduais são compostas por verdadeiros heróis, que não têm sequer armamentos e com salários de fome são corretos e dignos.” (LO)

VIOLÊNCIA I – Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que a segurança pública  será o assunto do dia hoje no país, em função do seqüestro do jornalista da Globo e da mensagem exibida pelo PCC.  O  vereador tucano lembrou que  o contrabando, o narcotráfico e o tráfico de armas são os  responsáveis pela estrutura mafiosa existente no país. Para Sebenelo, existe uma falência do estado e o aumento da violência é um enigma para todos, independente de governo e de partido. “A violência não é um fato isolado e não acontece apenas em São Paulo”, advertiu. (AC)

VIOLÊNCIA II – Adeli Sell (PT) respondeu ao vereador Sebenelo afirmando que em segurança pública enigma é incompetência do gestor. O petista criticou o governo de São Paulo por não aceitar ajuda federal para a área da segurança pública. Também criticou a sujeira em que Porto Alegre está transformada e o não-cumprimento de horário do DMLU com a coleta seletiva de lixo. (AC)

ANEMIA – Raul Carrion  (PCdoB) lembrou que nesta segunda-feira é o Dia Municipal da Conscientização da Anemia Falciforme e citou a ausência da Secretaria Municipal da Saúde na organização da semana. “A secretaria é quem deveria coordenar o evento”. Lembrou que na quarta-feira haverá Tribuna Popular com a participação dos familiares  dos portadores de anemia. Carrion também ressaltou a importância do seminário sobre TV e Rádio Digital, realizado na PUC sexta-feira passada. O vereador lembrou que o Rio Grande do Sul poderá se transformar em um pólo de chips

BUSH -  Maristela Maffei (PSB)criticou o governo de George Bush pelo aporte a Israel e por estar de plantão à espera da morte do líder cubano Fidel Castro. Maffei também se referiu à questão da insegurança no Brasil e aos fatos acontecidos em São Paulo. Ela citou o caso do governo Olívio Dutra que, segundo ela, “queria acabar com o tráfico de influência e tentou unificar as polícias e aplicar uma política preventiva e por isso também sofreu conseqüências sérias”. Afirmou que o governo do RS é irresponsável e hoje vive apenas de marketing. Também criticou o governo de São Paulo por não aceitar ajuda federal para a questão da segurança pública. (AC) 
 
Alexandre Costa (reg. prof. 7587)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12.552)