Plenário

Discursos de Lideranças

Na sessão plenária desta quarta-feira (14/3) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

PORTAIS - Adeli Sell (PT) destacou Audiência Pública sobre o projeto Portais da Cidade, realizada na Câmara Municipal, na terça-feira (13/3). "Foi uma atividade de democracia plena", salientou. O vereador lembrou que, conforme o regimento das audiências, 10 entidades se manifestaram: "Todas se opuseram radicalmente à essa proposta". Adeli também lamentou que o Hospital de Pronto Socorro (HPS) não tenha recebido verbas do programa Quali SUS pela falta de projetos. "Isso é pura incompetência administrativa". (HP)

AUDIÊNCIA - Maristela Maffei (PSB) destacou a presença, além de moradores da Cidade Baixa, de representações da Lomba do Pinheiro, Tristeza, Cruzeiro, Restinga e Glória, entre outros bairros, na audiência pública sobre os Portais da Cidade. "Há um total desconhecimento e desconsideração à vontade dessa cidade", afirmou, ao criticar a proposta do Executivo. Conforme a vereadora, o projeto prevê a instalação de centros comerciais com períodos de concessão que chegam a 35 anos. "É um jogo de cartas marcadas que não considera os impactos socioeconômicos e políticos". (HP)

SOPÃO - Dr. Goulart (PTB) pediu que a Cedecondh investigue o fechamento de dois sopões que forneciam refeições à moradores de rua. Mantidos por ONGs, esses sopões localizavam-se um nas proximidades da Igreja São José e outro do Colégio Dores, como informou. "Precisamos saber o motivo do fechamento e para onde foram as pessoas atendidas nesses locais." O vereador disse ter informações extra-oficiais de que os sopões pararam de funcionar por pressão de moradores devido ao fato de atenderem pessoas pobres e mal-vestidas. (HP)

COPA - Mário Fraga (PDT) convidou para a abertura da 17ª Copa Paquetá de Futebol Amador, que ocorrerá no domingo (18/3), na Praça Santo Inácio, Vila Farrapos, e lembrou que neste ano o certame homenageará Rui Larossa. O vereador destacou ainda atividades de capina, por parte do DMLU, no Bairro Belém Novo. "Pela afluência de público durante o verão, foram concentradas limpezas nas praias do Belém Novo e Lami. Mas hoje já foi normalizada a capina em todo o bairro", salientou. Fraga também voltou a solicitar atendimento 24 horas nos meses de inverno no posto de saúde do bairro. (HP)

IE - José Ismael Heinen (PFL) lamentou os sucessivos assaltos ao Instituto de Educação Flores da Cunha. Revelou que somente nesta semana a escola sofreu três ataques, quando teve sua fiação interna roubada. “Neste ano, já foram nove assaltos.” Disse que a situação revolta pais e alunos, pois as aulas ficarão suspensas por quase um mês devido aos roubos. Heinen reclamou que o suspeito pelos ataques já foi preso seis vezes, mas sempre que chega à delegacia é solto por causa de minúcias legais. (MAM)

SAÚDE - Luiz Braz (PSDB) responsabilizou o governo Lula pelo agravamento da crise na saúde pública de Porto Alegre. Disse que desde 2002 os repasses federais para a cidade vêm diminuindo, fazendo com que o atendimento seja prejudicado. “Já são 15 mil pessoas na fila por uma cirurgia e a prefeitura não tem verbas para fazer novos mutirões.” Braz cobrou da bancada do PT que pressione o presidente a ampliar os recursos. “Queremos ter pelo menos um tratamento igual ao que tivemos no passado.” (MAM)

PLANO - Professor Garcia (PPS) explicou aos vereadores a metodologia da prefeitura na apresentação do projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) nas audiências públicas que está promovendo na cidade. Disse que nestes encontros o plano está sendo apenas apresentado. Depois, explicou, as reivindicações das comunidades serão encaminhadas à Secretaria Municipal do Planejamento. “Só após esta etapa é que o projeto será enviado à Câmara, a partir de maio.” (MAM)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)