Plenário

Sessão ordinária/ Lideranças

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (8/10), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos no período de Lideranças:

IDEIAS – Dr. Thiago Duarte (PDT) afirmou que a eleição deste domingo (7/10) marcou um momento fundamental para o PDT em Porto Alegre. “É a nossa retomada, o nosso renascimento, principalmente no que se refere a ideias e ideais.” O vereador disse ainda que as urnas também deram um grande recado da população àqueles que abusaram do poder econômico na campanha. Thiago agradeceu às pessoas que lhe confiaram votos e creditou sua reeleição ao trabalho realizado nos últimos 12 anos no extremo-sul da cidade, na área da saúde. “Certamente avançamos muito neste tema. Mas é claro que ainda há muito a fazer. E faremos.” (HP)

REELEIÇÃO – Airto Ferronato (PSB) agradeceu aos eleitores e eleitoras de Porto Alegre que lhe proporcionaram novo mandato na Câmara Municipal da Capital. Lembrou que este será seu quarto mandato e que, em 1996, em tentativa de reeleição ficou como suplente. “Esse é o recado que deixo àqueles que não se reelegeram: saiam e depois voltem.” Ferronato também destacou o fato de a bancada do PSB vir a ter um crescimento de 100% na próxima legislatura, com sua reeleição e com a eleição do candidato Paulinho Motorista. Também cumprimentou José Fortunati, eleito prefeito, e o vereador Sebastião Melo (PMDB), como vice-prefeito. (HP)

TRISTE – “Não digo que este é um dia alegre, pois estou um pouco triste.” Ao fazer esta afirmação, Paulinho Rubem Berta (PPS), que não alcançou a reeleição, disse estar com a consciência tranquila de ter, como vereador, “trabalhado muito, muito e muito”. Agradeceu especialmente ao vereador João Dib (PP) pelo apoio e ensinamentos recebidos na Câmara Municipal em seus quatro anos como vereador, bem como a servidores da Casa. “Respeitei a todos e sempre fui respeitado.” Rubem Berta salientou ainda lamentar um única coisa: “Minha derrota foi a do dinheiro e não a do trabalho”. (HP)

CAVALETES – Engenheiro Comassetto (PT) disse que deverá protocolar projeto de lei na Casa proibindo a instalação de cavaletes com propaganda política em rótulas da Cidade. “Convido a todos a assinarem esta proposta comigo.” Conforme o vereador, o uso dos cavaletes polui a cidade, além de causar problemas no trânsito. Comassetto sugeriu que este tipo de propaganda seja substituído pelos outdoors. Comassetto defendeu ainda a realização de reforma política no País. “É inevitável, tem de acontecer. A política deve ser feita onde o dinheiro não seja o definidor de uma eleição.” (HP)

AGRADECIMENTO - Luiz Braz (PSDB) adiantou que não irá mais concorrer a nenhum cargo eletivo. Agradeceu à população por ter ficado 30 anos na Câmara, onde disse ter tido "uma felicidade muito grande, além de uma amizade e um convívio muito bom com os funcionários". Observou que faz parte do processo democrático os mais antigos abrirem espaço aos mais novos. Salientou que a eleição deixou um recado para os partidos. "Os (partidos) que mais se organizaram foram os que colheram os melhores resultados." Disse que o seu partido se organizou mal e o reflexo disso foi a eleição. Também cumprimentou a todos os seus colegas que se reelegeram. (VBM)

REFORMA - Bernardino Vendruscolo (PSD) defendeu uma reforma na Lei Orgânica do Município (LOM) que impeça ocupantes de secretarias municipais de concorrer à Câmara Municipal. Segundo ele, a eleição deste ano mostrou que a prática de uso da máquina pública é muito prejudicial à campanha eleitoral. Disse também que se orgulha de ter feito uma campanha limpa. "Não pintei nenhum muro, enquanto alguns candidatos pintaram até as nuvens." (MAM)

ÉTICA - Idenir Cecchim (PMDB) também criticou os abusos cometidos por alguns candidatos na campanha de 2012. Disse que no primeiro dia de trabalho na nova legislatura pretende pedir abertura de Comissão de Ética para avaliar a conduta de um vereador eleito que, conforme ele, abusou durante a campanha. Cecchim ainda parabenizou os colegas reeleitos e lamentou a não reeleição de vereadores como Luiz Braz (PSDB) e Haroldo de Souza (PMDB). (MAM)

LDO - João Dib (PP) apelou aos colegas vereadores que estejam todos em Plenário na próxima quarta-feira (10/10) para votação do projeto da LDO. Alertou que 10 de outubro é o prazo limite para que a Câmara vote a proposta. "A matéria tem de ser votada na quarta-feira e ainda nem iniciamos a discussão do projeto, que tem 15 emendas, sendo 14 delas destacadas. Além disso, teremos de votar antes um veto que está trancando a pauta." (MAM)

CATRACA - Alceu Brasinha (PTB) se defendeu das acusações de que teria liberado uma catraca para entrada de torcedores no jogo do Grêmio no dia 29 de setembro no estádio Olímpico. "Sou apenas um sócio do clube. A única que coisa que faço é fazer campanha na volta do estádio, como muitos outros candidatos." Brasinha assegurou que não tem poder para liberar catraca e lamentou que agora está sofrendo gozações na rua. "Em vez de me chamarem de Brasinha, agora me chamam de catraquinha." (MAM)

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
          Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
          Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)