Plenário

Discursos de Lideranças

Os vereadores da capital falaram nesta quarta-feira (2/8) em tempo de Lideranças de seus partidos sobre os seguintes temas:

VOTO – Elói Guimarães (PTB) elogiou o pronunciamento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) em que analisou a descrença da população em relação à escolha de candidatos nas próximas eleições. Segundo Elói, Simon insistiu na importância de votar e evitar a hipótese de anular o voto. “Precisamos votar porque o voto é o instrumento da democracia”, afirmou Elói. O vereador ainda cumprimentou o Corpo de Bombeiros pela eficiência ao debelar incêndio ocorrido na Zona Norte. (CB)

PARQUE – Nereu d’Ávila (PDT) pediu ao secretário municipal de Meio Ambiente, Beto Moesch, que tome providências contra infração que vem sendo cometida no Parque Marinha do Brasil, próximo ao Gigantinho. De acordo com Nereu, o parque está sendo utilizado como estacionamento por revendas de carros e funcionários de uma empresa. O vereador disse que, diariamente, passa pelo local e constata a existência de dezenas de veículos sobre a área verde. (CB)

TRABALHOS – José Ismael Heinen (PFL) saudou os colegas na primeira sessão ordinária após o recesso de julho, lembrando que, ontem, começaram os trabalhos das comissões e foram realizadas duas importantes homenagens. A primeira, proposta por sua colega de bancada, Maristela Meneghetti, para a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A segunda, de sua autoria, para a entrega do Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues à Banda de Música da Polícia do Exército do Comando Militar do Sul. (CB)

CONFLITO - Sofia Cavedon (PT) lamentou a ofensiva de Israel contra o Líbano, que resultou na morte de mais de 800 civis até o momento. Segundo ela, “o estado israelense apresenta-se como vítima, mas não passa de um agressor raivoso”, porque usa o seqüestro de soldados como justificativa e tem civis como alvo. Sofia lembrou que o conflito atual apresenta raízes longas e históricas e que a ação tem como objetivo ampliar o domínio israelense dentro do território libanês. (AB)

CONFLITO II - Manuela D’ávila (PCdoB) lamentou a situação no Oriente Médio e “a falta de capacidade dos homens de se sensibilizarem e lutarem contra a guerra imperialista”. Disse que a denúncia contra a guerra imperialista é confundida com o direito do povo israelense de ter território próprio. “Mas não é justo que o poder de Israel, o mesmo que se alia ao governo norte-americano e desrespeita a ONU, seja usado para praticar o pior terrorismo, que é o de Estado”, alertou. Manuela convidou os colegas e população a participarem de manifestação pela paz, domingo (6/8), no Brique da Redenção. (AB)

GOVERNO - Cláudio Sebenelo comentou depoimento de Francisco de Oliveira, um dos fundadores do PT, na Folha de S. Paulo nesta semana. Lamentou sobre “a ameaça assustadora de o país ver instalado um governo de quadrilhas”, com integrantes provenientes do atual governo, conforme teria previsto o sociólogo. “O elogio à ignorância, o medo e a glamourização da impunidade são as características maiores de um período que o Brasil vai querer esquecer”, concluiu o vereador tucano. (AB)

BALTAZAR - João Dib (PP), que visitou o município de Alvorada no fim de semana, criticou as condições da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. “Ali se verifica tudo que não deve ser feito numa obra pública”, criticou o vereador, para quem a paralisação da Baltazar prejudica não apenas o comércio, mas todos os moradores da Zona Norte e cidades próximas. “Abriram toda a área e está lá, abandonada”, disse, lamentando que “o custo dessas obras seja muito maior do que o investimento que nela se faz”. (AB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 
Andréia Bueno (reg. prof. 8148)