Plenário

Discursos em Grande Expediente e Comunicações

Durante os períodos destinados ao Grande Expediente e às Comunicações, na sessão ordinária desta quinta-feira (26/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:

LIMPEZA - Mário Fraga (PDT) comentou sobre alguns assuntos da cidade. “Houve um período de muitas críticas ao DMLU e sou obrigado a lembrar que algumas coisas começam a melhorar. Tínhamos, por exemplo, problemas de capina em Belém Novo e no Lami, mas agora estão limpos”. Ele garantiu que está sendo feita limpeza também nas avenidas Eduardo Prado e Cavalhada. “Faço esse registro porque em janeiro e fevereiro houve muitas críticas ao DMLU”. Fraga também salientou que, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), uma clínica de fisioterapia para jogadores amadores está sendo implantada no ginásio Tesourinha. Por fim, informou que em 3 de maio sairá a licitação para conclusão do antigo ginásio Cruzeiro do Sul e em três meses estará disponível para a comunidade, que poderá utilizar sem precisar pagar pra isso. (JAP)

RURAL - Ervino Besson (PDT) comentou sobre uma reunião na comunidade Lageado, com sindicato dos produtores de Porto Alegre, na qual esteve presente juntamente com seus colegas Sebastião Melo (PMDB) e Newton Braga Rosa (PP). “O problema vivido pelos produtores rurais da Capital me toca muito, pois sou descendente do campo. E esse problema enfrentado por eles agora, alertei que iria ocorrer e está acontecendo hoje.Começou em 1999, quando aprovaram um projeto que acabou com a área rural da Capital. Com isso, em vez de pagar ITR, têm de pagar IPTU, que é maior”. (JAP)

FUMO - João Carlos Nedel (PP) agradeceu a compreensão dos seus colegas pela aprovação do projeto de alteração da lei que proíbe fumar em ambientes fechados na cidade. “Foi uma demonstração de que democracia pode ser levada a excelentes termos. Porque os malefícios do cigarro são muito grandes. Cerca de 5 milhões de pessoas – 200 mil no Brasil - morrem por ano no planeta”. Nedel lembrou que muita gente precisa ver que o cigarro tem 80 substâncias cancerígenas, além de centenas de substâncias tóxicas. "E o organismo absorve tudo. Até veneno de rato contém o cigarro”. (JAP)

AÇÕES – Margarete Moraes (PT) comentou sobre as ações do Executivo e elogiou o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, João Bosco Vaz que, conforme ela, “é uma das raras exceções”. Acrescentou que “se abrirmos os jornais, nos deparamos com vários problemas, como pacientes e médicos do PAM-3 pedindo socorro, sem falar que crianças prosseguem dormindo nos taludes do Arroio Dilúvio." Revelou que uma comunidade da Zona Norte patrulha um posto de saúde para que o governo não o feche. Criticou o que considerou “gesto bárbaro” a retirada da obra de um artista plástico nas laterais do viaduto Ildo Meneghetti, sobre a Vasco da Gama, para restauração. (JAP)

SAÚDE – Mário Fraga (PDT) fez um pedido especial ao prefeito José Fogaça: que os seis postos de saúde que atendem a população até as 22 horas passem a funcionar até meia-noite, pelo menos nos meses de junho, julho e agosto, que, segundo ele, são os meses que crianças e idosos mais procuram atendimento. O parlamentar lembrou também que a Secretaria Municipal de Educação está avaliando os pedidos de construção de creches comunitárias indicadas nas reuniões do Orçamento Participativo dos anos de 2001, 2002 e 2003. Fraga garantiu que estas creches serão construídas ainda neste governo. “Creches, por mais que existam, sempre fazem falta”, disse. (RT)
 
José Alfredo Possas (reg. prof. 5530)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)