Plenário

Discursos em Lideranças

Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão plenária desta quarta-feira (4/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:

 

CRISE - José Ismael Heinen (DEM) criticou o descaso do governo Lula com a crise vivida pelo sistema de aviação no país. Observou que, no último 31 de março de 2007, ministros do governo estavam viajando pelo país enquanto passageiros que usam transporte aéreo para trabalhar enfrentavam o apagão aéreo. Heinen também criticou o presidente Lula por ter desautorizado autoridades militares no episódio da greve dos controladores de vôo. "Houve quebra de hierarquia, pois Lula mandou um ministro civil negociar com sargentos amotinados. Os controladores civis estão ganhando mais do que os militares para fazer o mesmo trabalho." (CS)

 

CALAMIDADE - Adeli Sell (PT) considerou "uma calamidade" que os postos de saúde de Porto Alegre estejam fechados, como está ocorrendo na zona Leste da Capital. Segundo ele, as condições são precárias no local e a comunidade deseja ser ouvida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) e pelo Executivo. "Os secretários municipais não vão à periferia e às reuniões, ao contrário do que ocorria no governo petista." Respondendo a Ismael Heinen (PFL), Adeli disse que muitos integrantes do PFL fizeram do país uma anarquia. "Antônio Carlos Magalhães, por exemplo, acabou com a Bahia e manipulou o placar do Senado. O PT tem história a preservar, esses resquícios da ditadura não vão nos amedrontar." (CS)

 

GATOS - João Dib (PP) elogiou procedimento da presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), em relação ao episódio que envolveu o fechamento de buracos do jardim interno do Legislativo onde se localizavam alguns gatos. "Há dois anos, vejo esses jardins internos sem acesso para os servidores. A vereadora Maria Celeste teve a coragem de restaurar os jardins, permitindo a circulação de pessoas. Retirou os gatos dos jardins e devolveu-os para os homens." Segundo Dib, a presidenta da Casa está sendo criticada de forma injusta por ter retirado gatos daquele trecho, pois eles causavam sujeira e transtornos. "Foi restaurada uma parte importante da Casa do Povo de Porto Alegre." (CS)

 

GATOS II - Claudio Sebenelo (PSDB) destacou a importância do Fórum pelo Bem-Estar dos Animais, por ele coordenado e que funciona há cinco anos na Câmara. Lembrou que foi fundado pelo vereador licenciado Beto Moesch (PP) e ressaltou o belo trabalho que tem sido realizado em prol da proteção dos animais. "A vereadora Maria Celeste não compareceu à reunião do Fórum e não comunicou que seriam lacradas todas as aberturas do porão da Casa." Observou que o ato poderia se constituir em crime ambiental em função do risco de confinamento a que ficariam sujeitos os animais, que não teriam como sair daqueles locais. Lamentou ainda que a direção da Casa tenha tentado retirar os funcionários do Fórum "em tentativa de extingui-lo". (CS)

 

BALTAZAR – Alceu Brasinha (PTB) contou que, em audiência ocorrida ontem, o prefeito José Fogaça prometeu a um grupo de vereadores que intermediará reunião com a governadora Yeda Crusius para tratar das obras da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Brasinha lembrou que 94 dias do governo Yeda se passaram sem que a duplicação da Baltazar fosse reiniciada. Segundo ele, a paralisação prejudica comerciantes, moradores e as mais de 400 mil pessoas que cruzam a região diariamente. (CB)

POSTO – Maristela Maffei (PSB) criticou o vereador Claudio Sebenelo (PSDB) por opor-se às medidas para impedir a entrada de gatos nos pátios internos da Câmara, mas não se manifestar sobre o fechamento do posto de saúde São José. A vereadora também lamentou que guardas municipais estejam cuidando do Parque Germânia, quando a tarefa deveria ser feita pela iniciativa privada. Maristela ainda criticou o vereador Ismael Heinen (PFL) por “fazer tortura psicológica” ao cogitar de uma volta à ditadura. (CB)

POSTO II – Mário Fraga (PDT) garantiu que o posto de saúde São José foi fechado por estar “quase caindo”. Segundo o vereador, a prefeitura de Porto Alegre está procurando um novo local para poder instalar o posto. Fraga também anunciou que, no próximo domingo, diversos secretários municipais estarão presentes na Restinga, das 9 às 17 horas, para ouvir as demandas da comunidade e levantar os problemas do bairro. (CB) 

BINGOS – Haroldo de Souza (PMDB) voltou a lamentar o fechamento parcial dos bingos. Indagou a razão pela qual alguns estabelecimentos estejam abertos ou inaugurados quando outros foram proibidos de operar, causado desemprego. Haroldo criticou alguns colegas por subir à tribuna para falar sobre a polêmica dos gatos que habitam o pátio da Câmara. “Já não bastam os gatos da política?”, disse. “O novo ministro dos Transportes, por exemplo, é um gatinho.” Também lamentou o fechamento do posto de saúde São José, apesar de, segundo ele, o prefeito José Fogaça ter prometido priorizar essa área. (CB)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)