Plenário examina hoje veto a Programa de Saúde
O secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, esteve na quinta-feira (22/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre reunido com alguns vereadores para falar sobre projeto de Lei que cria o Departamento de Programa de Saúde da Família (DPSF), vetado pelo Executivo. Na sessão plenária de hoje (26/4), o veto deverá ser analisado pelos vereadores e, se for mantido, o Executivo terá 60 dias para apresentar nova proposta.
A saúde das famílias nos deixa muito preocupados, disse o vereador Oliboni, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) e proponente da reunião com Casartelli. A Comissão quer saber como o governo vai encaminhar esse assunto, evidenciou. "Este diálogo teria que ocorrer e que ser feito com todos os atores deste processo; impossível fazer gestão, sem dialogar, declarou o secretário.
Entre os itens que deverão ser revistos no projeto de lei de criação do Departamento estão a forma de contratar os servidores e a atualização do estatuto do servidor, que, segundo o secretário, está desatualizado. Foi consenso ainda entre os participantes da reunião que a Cosmam decidirá quando convidar o secretário Casartelli para falar de alguns problemas com a saúde como, por exemplo, a concentração de alguns serviços em determinadas zonas da cidade.
Além do presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB), participaram da reunião os vereadores João Antônio Dib e João Carlos Nedel (PP), Paulinho Ruben Berta (PPS), Aldacir Olibinoi (PT), Dr. Thiago Duarte (PDT), Pedro Ruas e Fernanda Mechiona (PSOL), Mário Manfro (PSDB), João Pancinha (PMDB), Toni Proença ( PPS), Engenheiro Comassetto (PT) e Carlos Todeschini (PT).
Ana Madeira (reg.prof. 4875)
Leia também:
PSF agora é departamento
Saúde da Família: entidades querem aprovação de Substitutivo