Grande Expediente/Comunicações
Nos períodos de Comunicações e Grande Expediente da sessão ordinária desta segunda-feira (21/9) os vereadores trataram dos seguintes temas:
DIQUE - Sofia Cavedon (PT) falou a respeito dos moradores da Vila Dique que vieram pedir apoio nas negociações da remoção que estão enfrentando em função das obras do aeroporto. Na opinião da vereadora, as famílias não podem receber tratamento igual. Todos têm condições díspares, informou. Sofia disse ainda que alguns moram no local há cinco anos, mas tem gente que está na Dique há vinte. Investiram tudo que ganharam ao longo dos anos e agora vão ter que deixar o local indo para casas com áreas mínimas. A vereadora falou ainda que apesar de o diretor do Demhab ter prometido reunião com os moradores, até o momento não tomou providências. (RA)
CONSELHEIROS - Toni Proença (PPS) comentou reunião da comissão especial que trata da legislação relativa aos Conselheiros Tutelares. Segundo o vereador, o maior problema enfrentado pelos conselheiros é a falta de comunicação com os órgãos do governo municipal. Há uma necessidade imperativa de que essa comunicação exista, considerou Toni alegando que esses órgãos é que dão retaguarda aos conselheiros no dia a dia. Os conselheiros fazem a triagem e encaminham para a rede de apoio da prefeitura para providências, ressaltou Toni. Ele solicitou ainda que seja mantido o núcleo de apoio de políticas sociais que existia na gestão passada de Fogaça. Ele articula dando suporte aos conselheiros. (RA)
ESTACIONAMEBTO - Adeli Sell (PT) pediu providências em relação ao estacionamento em torno do Parque da Harmonia durante o acampamento da Semana Farroupilha. Segundo ele, os azuizinhos, ao invés de orientar a população, multaram a grande maioria. Quero saber o quanto foi lucrado com multas e o estacionamento cedido para a empresa Estapar, prometeu. Falou também que na sexta-feira à noite três caminhões guincharam os carros. Não bastasse a bagunça que a EPTC fez, quebrou calçadas e depredou árvores, disse o vereador prometendo que vai enviar um dossiê ao prefeito sobre o assunto. Caso ele não tome providências, vou ao Ministério Público, informou Adeli. (RA)
MORTES Pedro Ruas (PSOL) afirmou que recebeu um conjunto de matérias veiculados na imprensa sobre a morte de Nestor Mähler, ex-presidente da fumageira Alliance One, ocorrida em 16 de setembro em Itumbiara, Goiás. Segundo estas matérias, aquela empresa foi acusada de fazer doações à campanha eleitoral da atual governadora Yeda Crusius, informou. Ruas afirmou que os fatos estão em investigação pelo Ministério Público Federal, Justiça Federal, além da CPI na Assembleia e a própria imprensa, e também citou a morte de Marcelo Cavalcanti, em fevereiro. Não existe relação entre estas mortes. Mas, em ambos os casos, são pessoas ligadas à momentos da campanha da atual governadora, com indícios de aparentes suicídios. (LO)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)