Grande Expediente / Comunicações
Nos períodos de Grande Expediente e Comunicações, na sessão ordinária desta quinta-feira (5/6), vereadores e vereadoras se manifestaram sobre os seguintes assuntos:
CORRUPÇÃO Haroldo de Souza (PMDB) afirmou que o Brasil tem gastos públicos iguais a Noruega, mas serviços públicos comparados aos da África. Gastamos como a pequena Noruega, porém a população não tem retorno. Digo isto porque o Rio Grande do Sul está moralmente ferido como se vê na CPI do Detran, lastimou. Haroldo ressaltou que a Polícia Federal age com maior liberdade e recursos no Governo Lula. A CPI está escancarando corrupção, que pode inclusive respingar na Governadora Yeda. Enquanto não dividimos os interesses partidários vai ser este mexe, completou. (LO)
RESPOSTA Beto Moesch (PP) disse que, por ser o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (5/6), responderia a Carlos Comassetto (PT) por sua gestão na SMAM. Moesch disse que agiu contra a construção de empreendimento ilegal junto à orla do Guaíba e também diante de questões do Morro da Pasmada. Neste morro tivemos a primeira prisão de um infrator ambiental do Rio Grande do Sul, por ação nossa na SMAM. Destacou que, quando o Morro do Osso, em 2004, foi invadido me somei à administração daquele ano para que esse morro não saísse das nossas mãos. (LO)
EDUCAÇÃO Sofia Cavedon (PT) lamentou o que classificou como "deboche": o programa Boa Escola para Todos da Secretaria Estadual da Educação. Não acredito que a retirada de coordenadores e orientadores educacionais de escolas seja política. Não tem como realizar proposta pedagógica sem estes profissionais. Não se faz educação só com professor e aluno, criticou. Sofia também disse que bibliotecas foram fechadas pela secretária Marisa Abreu. Ninguém foi chamado, nem professores, nem alunos e pais, para darem sugestões. É uma piada. Só existem escolas no Estado porque os professores são heróicos. (LO)
COMEMORAÇÃO - Ervino Besson (PDT) falou sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente e disse que estiveram, ele e Beto Moesch (PP), pela manhã, na Praça Piratini, para a abertura dessa semana comemorativa. Temos que ter consciência da importância desse tema, pois de nossas atitudes depende o futuro da humanidade, ressaltou. O vereador defendeu a necessidade de educar e conscientizar sobre esse tema. Ressaltou ainda pronunciamento do ex-secretário Beto Moesch na solenidade. Ele é um grande entendido no assunto e está sempre atento. Besson também destacou textos publicadas em jornais nesta quinta, que trataram do tema. (RA)
EMENDA - Elói Guimarães (PTB) saudou o presidente da Casa, Sebastião Melo (PMDB), pela atuação junto ao Senado Federal quando levou inquietações da Câmara de Porto Alegre a respeito de emenda que altera número vereadores no país. Essa emenda é muito ruim, enfatizou. O vereador disse conhecer o orçamento da Casa: É austera e tem suas receitas e despesas extremamente equilibradas e adequadas ao papel que exerce em Porto Alegre. Na opinião de Elói, se mantida a emenda, criará problemas para que a Casa execute seu papel institucional. Também falou sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente: É uma data importante. Defender a natureza é um dever de todos. (RA)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)