Grande Expediente / Comunicações
Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (23/8) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
BURACOS - Guilherme Barbosa (PT) criticou a Smov pelo excessivo número de buracos nas ruas. Disse que os problemas se agravaram porque a prefeitura tem investido cada vez menos na recuperação das vias. "Em 2004, último ano da administração do PT, foram gastos R$ 13,4 milhões. Em 2006, este número caiu para R$ 2,9 milhões." Para Barbosa, os serviços de limpeza urbana e de iluminação pública também estão ruins. "Todos os serviços municipais caíram de qualidade." Citou ainda matérias publicadas na imprensa sobre a determinação do TCE para que seja suspenso o contrato firmado entre a prefeitura e o Instituto Sollus para manutenção dos PSFs. (MAM)
EMATER - Carlos Todeschini (PT) criticou o governo estadual por pretender demitir 300 funcionários da Emater. Segundo ele, a exemplo dos governos Britto e FHC, Yeda Crusius está promovendo o desmonte do setor público. "A Emater é uma instituição com 52 anos de relevantes serviços prestados ao povo gaúcho e atende 250 mil famílias de agricultores no Estado." Lembrou que as demissões também representam a quebra de promessa de campanha de Yeda, que, quando candidata, enviou carta aos funcionários garantindo que não haveria demissões na empresa. (MAM)
CAÓTICA - Marcelo Danéris (PT) disse suspeitar que o prefeito José Fogaça prefira "o quanto pior, melhor", e citou como exemplo "a situação caótica da saúde em Porto Alegre". Segundo ele, havia um problema de autoridade política durante a gestão de Pedro Gus na Secretaria da Saúde, pois o prefeito desautorizava o ex-secretário. "Agora, o secretário Eliseu Santos faz uma lambança na Saúde, e quem paga a conta é a população." Danéris observou que a prefeitura se envolveu em confusão com a Faurgs e criou outro problema ao contratar o Instituto Sollus, pois o Tribunal de Contas do Estado determinou a anulação do contrato. "O PT alertou antes que o erro fosse feito. A população poderá ficar sem funcionários para a campanha de vacinação no sábado." (CS)
OBRAS - Alceu Brasinha (PTB) elogiou a gestão do prefeito José Fogaça e conclamou a bancada de situação a convidar os vereadores de oposição a realizarem uma visita às obras realizadas pela atual gestão, que completará mil dias à frente da prefeitura em breve. "Fogaça tem feito muitas obras pela Cidade, mas o PT só critica." Brasinha destacou que o PT enfrentou problemas na sua gestão e deixou o "buraco participativo". Citou como exemplo de obras da gestão atual o término da Terceira Perimetral, "que PT não terminou de pagar", e o Viaduto Leonel Brizola. Brasinha também criticou a demora da governadora Yeda Crusius em reabrir a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia e garantiu que estará presente ao local no dia 1º, quando as obras deverão ser reiniciadas. (CS)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)