Grande Expediente / Comunicações
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos tempos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão desta segunda-feira (3/8):
GRIPE I Adeli Sell (PT), preocupado com a gripe A (H1N1), solicitou ao ambulatório da Câmara que elabore um relatório com todos os sintomas da gripe. De acordo com Adeli, esse relatório deve ser divulgado pelos vereadores em seus e.mails para que a população tenha um conhecimento real do problema. "O Estado e Município deveriam ter tomado medidas no tempo certo. Não deveriam ter deixado para depois o que deveriam ter feito antes, alertou. Outra sugestão do vereador foi de que a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece) elabore um calendário para visitação nas escolas municipais e detecte os problemas existentes para amenizar o problema da gripe. (RT)
TRIBUTO Mauro Pinheiro (PT) afirmou ser desleal benefício tributário que o grupo Wal-Mart recebe do Estado."É um benefício legal, mas todos deveriam buscar". Segundo o vereador um pequeno ou micro-empresário gera mais empregos do que os grandes e conseqüentemente mais tributo para o Estado. "As grandes multinacionais vivem do seu capital, e investem em tecnologia para diminuir o número de empregos". Lembrou ainda que 80% das pequenas e micro-empresas não sobrevivem mais que cinco anos pois não conseguem se manter devido à concorrência é desleal. (RT)
PLANO - Mauro Zacher (PDT) referiu-se à intensa agenda da comissão especial que revisa o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) durante o recesso de julho. Lembrou que, como relator da Temática 1 - Modelo Especial e Desenvolvimento Urbano, participou de debate na Metroplan sobre planejamento de mobilidade integrada, que envolve metrô, hidrovias, ciclovias e aeromóvel. Zacher ainda anunciou que ele e a vereadora Maria Celeste (PT) estão propondo a realização de um seminário para discutir a orla do Guaíba. (CB)
GRIPE II - Fernanda Melchionna (PCdoB) criticou a "lentidão e a morosidade" da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde para começar a agir contra o alastramento da gripe A. Lembrou que pelo menos 20 mil pessoas estão contaminadas pela gripe no Estado, tendo sido registrados 25 óbitos, conforme dados oficiais. Na sua opinião, não adianta tomar medidas paliativas, mas fazer contratações emergenciais para dar conta do atendimento e da realização dos exames para constatar a presença do vírus. (CB)
GRIPE III - Reginaldo Pujol (DEM) acredita que houve falhas na política pública de prevenção à nova gripe, mas considera que está havendo um exagero da imprensa em torno do assunto. "Há um estardalhaço midiático irresponsável. Afinal, até agora foram menos de cem mortes num universo de 200 milhões de habitantes do Brasil." Quanto à suspensão das aulas nas escolas municipais, acredita que tão grande quanto o risco de contaminação dos alunos pela gripe, é o risco de causar desnutrição nas crianças por falta da merenda escolar. (MAM)
PLURIANUAL - Airto Ferronato (PSB) informou que amanhã, às 10h, na Cefor, apresentará o relatório sobre o projeto e as emendas apresentadas ao Plano Plurianual. Explicou que o projeto do Executivo propõe gastos de R$ 15 bilhões nos próximos quatro anos e que os vereadores apresentaram 103 emendas à matéria. "Houve um esforço para que o Plurianual tenha efetivamente uma direção que agrade a cidade. Além disso, tentamos aprovar emendas que representem a manifestação dos vereadores." (MAM)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leia também:
Gripe A em destaque nos pronunciamentos desta segunda