Grande Expediente e Comunicações
Nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (2/8) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
AGRADECIMENTO Paulino Rubem Berta (PPS) agradeceu solidariedade das secretarias e comunidade da Vila União em um momento de desespero de uma família que teve sua residência destruída pelo fogo. Segundo o vereador logo que ocorreu o incêndio todos se mobilizaram desde a Defesa Civil com alimentação, colchões e cobertores até o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) providenciando uma casa de passagem para a família. A solidariedade tem feito milagres em todas as regiões da cidade sempre que solicitada, argumentou. (RT)
EECURSOS - Reginaldo Pujol (DEM) garantiu que o governo federal não vai investir tanto em Porto Alegre como alega, visando à realização da Copa do Mundo. "Na verdade, são financiamentos que Porto Alegre vai pagar", frisou. Na opinião do vereador, a única coisa de positiva é a dilatação do limite de pagamento dos empréstimos. Pujol disse que as obras previstas para a Copa há muito deveriam ter sido executadas. "É inaceitável que só agora se pense em fazer as passagens de nível na III Perimetral", exemplificou. Pujol também anunciou que enviará pedido de informações ao governo municipal sobre a aplicação dos estoques de Solo Criado. (CB)
COPA - Nelcir Tessaro (PTB) fez comentário sobre as obras para a Copa do Mundo de 2014. Tessaro disse que há alguns dias ainda estava em dúvida a respeito do começo das reformas para receber o evento, até ver que as obras foram iniciadas. O presidente da Casa usou a tribuna ainda para expressar preocupação com relação às Vilas Dique e Nazaré, localizadas próximo ao Aeroporto Salgado Filho. Segundo o vereador, as famílias aguardam solução urgente, que deverá partir do governo estadual, pois os moradores serão retirados da área em função das obras para aumento da pista do aeroporto. (CK)
MENTIRA - Nilo Santos (PTB) pediu a retirada de texto publicado no blog do vereador Engenheiro Comassetto (PT) no qual consta a resposta negativa a um pedido de informação feito pelo vereador do PT ao Ministério das Cidades sobre um projeto de duplicação da Av. Vicente Monteggia que teria sido protocolado pelo vereador do PTB. Nilo Santos mostrou na tribuna o protocolo do projeto com carimbo do Ministério e disse que irá pedir a demissão do funcionário responsável pelo documento oficial enviado ao vereador Comassetto no qual afirma a inexistência de encaminhamento de tal projeto naquele órgão. (CK)
SOLIDARIEDADE - Pedro Ruas (PSOL) falou sobre a situação dos moradores da Vila Chocolatão: As crianças estão impedidas de ir à escola por falta de material e de roupas para sair de casa, denunciou. O vereador ressaltou a importância de ações da Câmara Municipal para ajudar essas famílias, aproveitando para convidar os vereadores da Casa a participar de uma campanha para recolhimento de agasalhos iniciada pela sua bancada. As casas da Chocolatão são, em sua maioria, feitas de papelão, e o frio é intenso, lembrou o vereador. Corta o coração ver o que eles têm passado com esse frio, finalizou. (CK)
CARREFOUR - Alceu Brasinha (PTB) fez questão de afirmar que quer participar das ações para ajudar as famílias da Vila Chocolatão. Quero me engajar nessa campanha, vamos trabalhar juntos para aquecer essas crianças, disse, ressaltando a importância da iniciativa da bancada do PSOL. Elogiou ainda a atitude da SMIC, que teria autuado a empresa Carrefour pela venda de produtos vencidos. (CK)
SOLIDARIEDADE II - Reginaldo Pujol (DEM) defendeu a necessidade dos políticos "colocarem a realidade acima das convicções doutrinárias" e prestarem solidariedade à comunidade da Vila Chocolatão. "É preciso mudar a lógica que tem predominado na política local de somente agir diante de emergências", disse Pujol, ressaltando a responsabilidade dos políticos em ajudar a comunidade. O vereador informou ter protocolado um pedido de informações ao Executivo para saber o valor dos recursos utilizados na venda do solo criado em Porto Alegre. "Tenho informações de que pouco foi utilizado neste sentido", disse Pujol. (CS)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)