Plenário

Grande Expediente e Comunicações

João Antonio Dib Foto: Elson Sempé Pedroso
João Antonio Dib Foto: Elson Sempé Pedroso

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária de hoje (14/3) da Câmara Municipal de Porto Alegre os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

40 ANOS - João Dib (PP) disse que na próxima semana completa 40 anos como vereador de Porto Alegre, mas admitiu que já não tem o entusiasmo de quando começou. Para ele, é triste o que acontece no país hoje, com a deterioração da política brasileira. "Os partidos não têm mais uma ideologia definida, são agremiações sem programas." Além disso, afirmou, o povo também tem escolhido errado, pois elegeu recentemente Tiririca e, nas últimas décadas, vem reelegendo José Sarney. (MAM)

CIDADES - João Carlos Nedel (PP) informou que, em reunião com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, apresentou pedidos para aceleração de três projetos de interesse da Capital: construção do acesso norte do Porto Seco; alargamento da avenida Vicente Monteggia; e reforma do corredor de ônibus Osvaldo Aranha/Protásio Alves. Nedel disse que amanhã, como presidente da Frente Parlamentar do Turismo, se encontrará com a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, para tratar da cessão de uso turístico da Ilha da Casa da Pólvora. (MAM)

TUTELAR I – Mauro Zacher (PDT) relatou angústia que tem passado em razão de alterações nas eleições do Conselho Tutelar. Segundo ele, a Casa fez um esforço em 2010 para aprovar nova legislação, por proposta do Executivo. “Avançamos. Talvez não como queríamos. No entanto, o que temos são mudanças de algumas regras. O voto distrital ainda não nos dá garantia de uma eleição universal. Nos traz insegurança”, exemplificou Zacher. Segundo o vereador, as mudanças que foram feitas durante o processo eleitoral poderão prejudicar as eleições e o trabalho nos conselhos. (LO)
 
REPORTAGEM – Alceu Brasinha (PTB) parabenizou reportagem do jornalista Giovani Grizzoti exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, sobre fraudes nos contratos com aparelhos de fiscalização de velocidade no trânsito. “Não podemos deixar que pessoas desse tipo façam falcatruas co o dinheiro público”. Brasinha parabenizou a RBS TV por estar comprometida com a comunidade em que está inserida. Brasinha também ponderou que o vereador João Carlos Nedel (PP) está mudando. "Ele votou contra o projeto que mantinha os restaurantes abertos até mais tardel. Estou gostando de ver Nedel mudando”, disse. (LO)
 
CPI – Nilo Santos (PTB) disse que o regimento da Casa estabelece que as comissões, como a CPI, funcionam ordinariamente pela manhã. "Ruas reuniu a CPI à tarde, em reuniões no plenário, ferindo o regimento", afirmou. O vereador voltou a pedir a presidente Sofia Cavedon (PT) que não considere a assinatura de Neuza Canabarro quando da apresentação do requerimento, em 20 de dezembro de 2011, por ela não estar no exercício da vereança. “Se a CPI tiver que sair, que saia, mas não por manobras. Não sou contra a investigação, mas aos métodos que são usadas nesta Casa”. (LO)
 
TUTELAR II – Professor Garcia (PMDB) se disse surpreso com informação de que a eleição do Conselho Tutelar será em urna eletrônica, com voto distrital e transferida para 10 de abril. “A lei que foi votada por nós não vale mais?”, questionou. Segundo Garcia, o edital para inscrição dos candidatos diz que poderiam os mesmos se inscrever em região diferente da que reside. “Existem então candidatos que não poderão votar em si próprios. É uma situação sui generis”, criticou ao destacar que a mudança ocorre a 13 dias do processo eleitoral. “Vamos ser ridicularizados”. (LO)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)