Grande Expediente e Comunicações
Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (3/4) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
ESPORTES - João Bosco Vaz (PDT) apresentou prestação de contas do trabalho realizado em sua gestão na Secretaria Municipal de Esportes. Citou a implantação de projetos como Proesporte, Bonde da Cidadania, Social Esporte Clube, Futebol Esporte Clube, Banco de Tênis e Esporte dá Samba. Conforme ele, milhares de crianças são beneficiadas com os projetos. "Apenas com o Proesporte, a SME repassou R$ 1 milhão através de incentivos fiscais. Este dinheiro está patrocinando muitos atletas e eventos." Acrescentou que no Ginásio Tesourinha, que foi recuperado, 1,8 mil alunos são atendidos por 15 professores e têm à disposição uma clínica pública de fisioterapia esportiva." (MAM)
PDDUA - Luiz Braz (PSDB) disse que a Secretaria Municipal do Planejamento deveria orientar melhor a comunidade sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). "Muitas reivindicações que chegam à comissão da Câmara que está analisando o novo plano tratam de interesses específicos". Citou o caso do IAPI, cujos moradores reclamam do engessamento de seus imóveis por estarem localizados numa Área de Interesse Cultural. "A SPM precisa esclarecer as pessoas, por exemplo, sobre o que elas podem ou não fazer com seus imóveis e não simplesmente negar todos os pedidos de reformas." Para ele, "temos o dever de preservar o que é cultural, mas é preciso dar proteção aos proprietários para que não fiquem com seu patrimônio engessado." (MAM)
RUA - Nilo santos (PTB) cumprimentou o Grupo RBS por painel que discutiu sobre moradores de rua e pedintes que se encontram nas sinaleiras de Porto Alegre. De acordo com o vereador, na oportunidade foram ouvidos vários especialistas, entre eles representantes da Brigada Militar e da FASC. Achei a iniciativa maravilhosa, pois oportunizou a possibilidade de que este tema seja debatido com órgãos competentes, considerou. Nilo também defendeu a BM que aborda pedintes. Sei que hoje temos muito mais traficantes e bandidos nas esquinas do que pedintes. (RA)
ALERTA - Para a vereadora Neuza Canabarro (PDT) a população de Porto Alegre deve ser esclarecida sobre a real situação da dengue e da bactéria que afeta os hospitais da Cidade. Disse que vários bairros já podem ser considerados como área de risco, pois atingem percentual considerável de mosquitos transmissores da dengue. A população precisa saber o que está ocorrendo de fato, pois só assim poderá tomar medidas preventivas. Neuza acha que cabe a secretaria da Saúde fazer o alerta. Defendo que as autoridades devem abrir o jogo, pois temos em torno de 400 pessoas infectadas nos hospitais. (RA)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)