Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (3/4) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

ESPORTES - João Bosco Vaz (PDT) apresentou prestação de contas do trabalho realizado em sua gestão na Secretaria Municipal de Esportes. Citou a implantação de projetos como Proesporte, Bonde da Cidadania, Social Esporte Clube, Futebol Esporte Clube, Banco de Tênis e Esporte dá Samba. Conforme ele, milhares de crianças são beneficiadas com os projetos. "Apenas com o Proesporte, a SME repassou R$ 1 milhão através de incentivos fiscais. Este dinheiro está patrocinando muitos atletas e eventos." Acrescentou que no Ginásio Tesourinha, que foi recuperado, 1,8 mil alunos são atendidos por 15 professores e têm à disposição uma clínica pública de fisioterapia esportiva." (MAM)

PDDUA - Luiz Braz (PSDB) disse que a Secretaria Municipal do Planejamento deveria orientar melhor a comunidade sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). "Muitas reivindicações que chegam à comissão da Câmara que está analisando o novo plano tratam de interesses específicos". Citou o caso do IAPI, cujos moradores reclamam do engessamento de seus imóveis por estarem localizados numa Área de Interesse Cultural. "A SPM precisa esclarecer as pessoas, por exemplo, sobre o que elas podem ou não fazer com seus imóveis e não simplesmente negar todos os pedidos de reformas." Para ele, "temos o dever de preservar o que é cultural, mas é preciso dar proteção aos proprietários para que não fiquem com seu patrimônio engessado." (MAM)

RUA -  Nilo santos (PTB) cumprimentou o Grupo RBS por painel que discutiu sobre moradores de rua e pedintes que se encontram nas sinaleiras de Porto Alegre. De acordo com o vereador, na oportunidade foram ouvidos vários especialistas, entre eles representantes da Brigada Militar e da FASC. “Achei a iniciativa maravilhosa, pois oportunizou a possibilidade de que este tema seja debatido com órgãos competentes”, considerou. Nilo também defendeu a BM que aborda pedintes. “Sei que hoje temos muito mais traficantes e bandidos nas esquinas do que pedintes”. (RA)

ALERTA - Para a vereadora Neuza Canabarro (PDT) a população de Porto Alegre deve ser esclarecida sobre a real situação da dengue e da bactéria que afeta os hospitais da Cidade. Disse que vários bairros já podem ser considerados como área de risco, pois atingem percentual considerável de mosquitos transmissores da dengue. “A população precisa saber o que está ocorrendo de fato, pois só assim poderá tomar medidas preventivas”. Neuza acha que cabe a secretaria da Saúde fazer o alerta. “Defendo que as autoridades devem abrir o jogo, pois temos em torno de 400 pessoas infectadas nos hospitais”. (RA)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)