Grande Expediente e Comunicações
Nos períodos de Comunicações e Grande Expediente desta segunda-feira (19/5) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
DEMHAB - Guilherme Barbosa (PT) criticou o Demhab por ter construído casas no loteamento Cristiano Kraemer sem os devidos cuidados técnicos. Disse que por falta de drenagem na área, as casas poderão ruir no futuro, devido à umidade. Reclamou também que o órgão obrigou as pessoas a ocuparem as residências sem que houvesse rede de energia elétrica. "As pessoas foram obrigadas a fazer "gatos" para ter luz." Barbosa criticou ainda o departamento por fazer propaganda de empreendimentos financiados pelo governo federal como se fossem de iniciativa municipal. (MAM)
ÁRVORES - Beto Moesch (PP) disse que o ciclone extratropical que atingiu a cidade no começo do mês só não causou mais estragos na cidade por causa das árvores. Segundo ele, os vegetais agiram como amortecedores contra a chuva e os ventos de até 100 km/h. "Se uma árvora caiu, é porque berrou o vento e impediu que outra coisa próxima caísse." Contestou também as acusações de que as árvores tombadas estavam velhas. "Não existe árvore velha. Existe árvore doente. Quanto mais velha, mais firme é a árvore, desde que esteja sadia." (MAM)
JORNAL Elói Guimarães (PTB) registrou os 75 anos do Jornal do Comércio, a ser comemorado no próximo dia 25. "Esse jornal é parte da história do Rio Grande do Sul, sempre focado em setores vitais para o desenvolvimento do Estado". Elói falou da viúva do fundador, Zaida Jarros, que dirigiu o jornal até sua morte. "E hoje, o presidente Mércio Tumelero faz com que essa máquina continue informando todos os seus leitores modernizando-a constantemente". (RT)
FRENTE Maria Celeste (PT) informou que na semana passada a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e ao Adolescente debateu a situação atual da pedofilia e da propaganda envolvendo menores. "É importante que todos os vereadores participem da formação de um espaço de discussão, com ajuda dos jovens e pais para que se mude a realidade atual, tão cruel e nefasta". Celeste disse que no Rio Grande do Sul o retrato é alarmante: "A cada quatro horas uma criança é vítima de violência sexual. Só tratando do tema com relevante importância poderemos evitar tal conduta".(RT)
RÚSTICA Ervino Besson (PDT) fez um breve relato do evento que participou sábado na Usina do Gasômetro organizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O órgão realizou uma rústica para os funcionários com a participação de 198 garis. "Esse tipo de atividade é uma proposta de valorização dos funcionários e uma forma de reconhecimento". Disse ainda que os garis realizam um trabalho relevante "ao recolherem o lixo da cidade, que nós produzimos diariamente". (RT)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)