Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Comunicações e Grande Expediente desta segunda-feira (19/5) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

DEMHAB - Guilherme Barbosa (PT) criticou o Demhab por ter construído casas no loteamento Cristiano Kraemer sem os devidos cuidados técnicos. Disse que por falta de drenagem na área, as casas poderão ruir no futuro, devido à umidade. Reclamou também que o órgão obrigou as pessoas a ocuparem as residências sem que houvesse rede de energia elétrica. "As pessoas foram obrigadas a fazer "gatos" para ter luz." Barbosa criticou ainda o departamento por fazer propaganda de empreendimentos financiados pelo governo federal como se fossem de iniciativa municipal. (MAM)

ÁRVORES - Beto Moesch (PP) disse que o ciclone extratropical que atingiu a cidade no começo do mês só não causou mais estragos na cidade por causa das árvores. Segundo ele, os vegetais agiram como amortecedores contra a chuva e os ventos de até 100 km/h. "Se uma árvora caiu, é porque berrou o vento e impediu que outra coisa próxima caísse." Contestou também as acusações de que as árvores tombadas estavam velhas. "Não existe árvore velha. Existe árvore doente. Quanto mais velha, mais firme é a árvore, desde que esteja sadia." (MAM)

JORNAL – Elói Guimarães (PTB) registrou os 75 anos do Jornal do Comércio, a ser comemorado no próximo dia 25. "Esse jornal é parte da história do Rio Grande do Sul, sempre focado em setores vitais para o desenvolvimento do Estado". Elói falou da viúva do fundador, Zaida Jarros, que dirigiu o jornal até sua morte. "E hoje, o presidente Mércio Tumelero faz com que essa máquina continue informando todos os seus leitores modernizando-a constantemente". (RT)

 

FRENTE – Maria Celeste (PT) informou que na semana passada a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e ao Adolescente debateu a situação atual da pedofilia e da propaganda envolvendo menores. "É importante que todos os vereadores participem da formação de um espaço de discussão, com ajuda dos jovens e pais para que se mude a realidade atual, tão cruel e nefasta". Celeste disse que no Rio Grande do Sul o retrato é alarmante: "A cada quatro horas uma criança é vítima de violência sexual. Só tratando do tema com relevante importância poderemos evitar tal conduta".(RT)

 

RÚSTICA – Ervino Besson (PDT) fez um breve relato do evento que participou sábado na Usina do Gasômetro organizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O órgão realizou uma rústica para os funcionários com a participação de 198 garis. "Esse tipo de atividade é uma proposta de valorização dos funcionários e uma forma de reconhecimento". Disse ainda que os garis realizam um trabalho relevante "ao recolherem o lixo da cidade, que nós produzimos diariamente". (RT)

 

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)