Plenário

Homenagem marca 25 anos do Sindicato dos Civis da BM

Darci Homem destacou papel dos civis Foto: Leonardo Contursi
Darci Homem destacou papel dos civis Foto: Leonardo Contursi

O Sindicato dos Servidores Civis da Brigada Militar (Sindcivis-BM) recebeu homenagem no período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (18/6) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), a cerimônia marcou a passagem dos 25 anos da entidade, fundada em 13 de junho de 1987.

Comassetto disse que os civis da BM desempenham papel fundamental para o efetivo atendimento à população na área de segurança. O vereador, que entregou diploma alusivo à data ao presidente do Sindcivis-BM, Darci Juarez de Campos Homem, lembrou que a segurança era tratada como apenas caso de polícia. “Hoje sabe-se que é um tema de Estado e de reafirmação da cidadania”, declarou. Comassetto ainda manifestou apoio à reivindicação de expansão dos cargos civis na BM.

O presidente do Sindcivis-BM agradeceu a homenagem e lembrou que os civis da BM desempenham as funções administrativas da corporação, com crescente importância na estrutura. Conforme Darci Homem, a criação do sindicato foi fundamental para o reconhecimento da categoria. Hoje, segundo ele, a maior reivindicação é a regulamentação do quadro de servidores civis. “Somos de fato, mas não de direito”, afirmou.

Também participaram da homenagem o coronel Hermito Bortoluzzi, representando a Secretaria de Segurança Pública; o coronel Carlos Magno Oliveira, representante do Comando Geral da BM; e Gleidson Renato Martins Dias, representante da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado.

Claudete Barcellos (reg.prof. 6481)