Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta quarta-feira (27/6) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

RECLAMAÇÕES I - Adeli Sell (PT) reclamou sobre vários problemas existentes na cidade: a paralisia das obras na Baltazar, a falta de repasses do Estado para a saúde em Porto Alegre e o fechamento do Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul (Pacs). Criticou o prefeito Fogaça por estar mudo diante da pressão exercida pelo Cremers e o Simers no caso do Pacs. Adeli também condenou as pichações racistas contra as cotas na Ufrgs e criticou o presidente do Tribunal de Justiça do RS por "achincalhar a jornalista Rosane de Oliveira". (MAM)

RECLAMAÇÕES II - João Dib (PP) concordou com as reclamações de Adeli Sell sobre as obras na Baltazar, sobre o fechamento do Pacs e da falta de repasses para a saúde. Sobre os repasses, porém, lamentou que Adeli não tenha reclamado do governo Olívio Dutra, que igualmente não fez repasses para a cidade. Lembrou ainda que as transferências da União para o município também sofreram redução nos últimos anos. "Em 2006, recebemos menos que em 2002." Quanto ao fechamento do Pacs, defendeu que o atendimento poderia ter sido mantido durante a realização das obras. (MAM)

CAVALOS - Haroldo de Souza (PMDB) informou que apresentará projeto criando grupo de trabalho formado por veterinários para verificar a situação dos cavalos que puxam carroças na cidade. Conforme a proposta, o animal que estiver doente será retirado das ruas. Haroldo também criticou o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) por ainda não ter renunciado ao cargo. Para ele, pessoas como o senador deveriam ser sumariamente afastadas da vida do país. Comentando o reajuste no salário dos vereadores, considerou o índice de 19,66% adequado, em linha com o que foi dado aos servidores nos últimos quatro anos. (MAM)

CCs - Claudio Sebenelo (PSDB) criticou o governo Lula por ter criado 600 cargos em comissão (CCs) e por ter reajustado em 140% os salários dos mais de 20 mil CCs federais. Ao mesmo tempo, disse ele, a sociedade ficou sabendo que o PT registrou aumento de 545% nas contribuições dos cargos em comissão ao partido. "O patrimonialismo é característica do governo do PT. E o populismo está de volta ao país." (MAM)

DROGAS – José Ismael Heinen (DEM) se mostrou preocupado com avanço do consumo de drogas em Porto Alegre. “É preciso tomar uma atitude drástica para que este problema não avance para nossas residências”. Ismael entende que o consumo de drogas poderia ser evitado com a apliação de políticas voltadas para essa área. Também comentou sobre a criação do Ministério Especial dos Portos, segundo ele, mais uma forma de empreguismo do Governo Federal. (RT)

BALTAZAR – Alceu Brasinha (PTB) comentou o atraso nas obras da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Disse que o prefeito Fogaça já investiu 50 toneladas de asfalto para tentar amenizar o problema da população que vive naquela região da Cidade. “Ele tenta solucionar o problema daquelas pessoas, enquanto a governadora Yeda não toma providências”, disse. Pediu aos vereadores da bancada tucana para que articulem uma campanha em favor do reinício das obras. “Precisamos resolver definitivamente esse problema”. (RT)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)