Plenário

Lideranças

No períodos destinado às comunicações de Lideranças, na sessão desta quinta-feira (11/10), os vereadores trataram dos seguintes temas:

ARRECADAÇÃO - João Antônio Dib (PP) manifestou preocupação com a arrecadação da prefeitura da Capital. Disse que os recursos recolhidos até agosto deste ano estão abaixo da média e que alguns valores, como o do ICMS, não serão mais alterados, frustrando as previsões orçamentárias. Também criticou a forma como foi feita a votação da LDO. “A votação deveria ter sido feita no dia 1º de outubro e, no entanto, só foi votada ontem, dia 10. E isso graças à agilidade dos servidores da Comissão de Finanças, que evitaram a vergonha de não entregar a LDO no prazo estabelecido, mesmo que tenha sido feito após o horário administrativo”, destacou. (VBM)

EMPREGOS - Alceu Brasinha (PTB) pediu o empenho dos seus colegas vereadores para a preservação dos empregos em Porto Alegre. Disse que os grandes empreendimentos estão sufocando os pequenos empresários, o que compromete os postos de trabalho. Criticou o excesso de leis e a instalação de novos hipermercados. Também pediu que os cortes de água não aconteçam mais às sextas-feiras, que deixa a população sem água.”Vamos olhar para o povo que mais precisa”, conclamou. Referiu-se, ainda, às obras da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Disse que passou pelo local e viu 90 trabalhadores em ação.  (VBM)

METRÔ - Adeli Sell (PT) defendeu o aprofundamento das discussões pela implantação da linha 2 do Trensurb, ligando o Centro ao campus da Ufrgs. Revelou que a união dos governos municipal, estadual e federal é fundamental para que a criação da linha seja incluída no Plano Plurianual da União. "Grandes cidades, como Porto Alegre, necessitam do trem. Finalmente, a cidade começa a pensar no seu futuro. A distância não se mede mais por quilômetros, mas por tempo de deslocamento." (MAM)

PROJOVEM - Clênia Maranhão (PPS) elogiou a prefeitura pela condução do programa ProJovem, gerenciado pela Secretaria Municipal da Juventude com recursos federais. Lembrou que o programa atende jovens entre 18 e 24 anos, que estão fora da sala de aula e que não têm capacitação para o mercado de trabalho. Acrescentou que, hoje, 128 novos alunos do ProJovem receberão seus diplomas. "Conforme a coordenação do programa, 50% dos alunos que concluíram cursos de formação anteriores já estão no mercado de trabalho." (MAM)

AEROMÓVEL - Claudio Sebenelo (PSDB) citou artigo do arquiteto Carlos Campos sobre transporte urbano no qual ele faz elogios ao aeromóvel. Para o especialista, o projeto criado em Porto Alegre é mais avançado e muito superior aos bondes e às tecnologias semelhantes, pois tem melhor desempenho, menor custo, consumo enérgetico mínimo e não gera poluição. Para Campos, a tecnologia só não foi disseminada por lobby das companhias de petróleo e dos fabricantes de automóveis. "É preciso ampliar a discussão sobre o transporte urbano, pois as pessoas perdem cada vez mais tempo nos deslocamentos entre a casa e o trabalho". (MAM)

DEFICIENTE - Neuza Canabarro (PDT) lembrou que hoje, 11 de outubro, é o Dia do Deficiente Físico. Mais do que homenagens e leis, observou ela, é necessário que sejam implementadas políticas públicas de apoio aos deficientes. "É preciso reduzir as barreiras que dificultam a vida destas pessoas e de suas famílias." Neuza salientou que, em 2005, a Câmara aprovou lei de sua autoria que cria o cadastro municipal das pessoas com necessidades especiais, mas lamentou que até o momento a prefeitura não tenha implementado a medida. (MAM)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)