Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (24/9) os vereadores trataram dos seguintes temas:

MARIANTE - Adeli Sell (PT) lamentou as más condições da Rua Afonso Lourenço Mariante, que liga as zonas Sul e Leste. “Carros e caminhões não conseguem passar por causa de tanta lama”.  Ressaltou que as crianças que moram no entorno também não conseguem ir à escolas. Conforme o vereador, a comunidade está encaminhando abaixo-assinado ao Ministério Público pedindo providências. Criticou ainda a atitude do comandante da Brigada Militar, coronel Mendes, para com professores que fizeram manifestação na frente do Palácio Piratini na manhã de ontem (23/9). (RA)

BM – Para Luiz Braz (PSDB) o comandante da Brigada Militar agiu de forma correta ao desobstruir a Rua Duque de Caxias durante a manifestação dos professores. “Ele fez o que tinha que ser feito, pois é preciso garantir o direito de ir e vir dos cidadãos”. Disse ainda que a sociedade vem passando por momentos difíceis em termos de segurança e que o comandante da BM age de forma competente e capaz. “Não é possível que não se possa contrariar manifestações de um grupo do PT”.  Segundo Braz, a intenção do grupo era tentar fazer com que a opinião pública se voltasse contra a governadora. (RA)

ALUNOS - Neuza Canabarro (PDT) comentou texto do Clic RBS onde é revelado que a presença em sala de aula de crianças entre quatro e seis anos é a segunda mais baixa do país. "O crescimento da população no Estado caiu nos últimos anos. Fico surpresa ao saber destes dados. É uma falsa idéia que se passa para a sociedade”. Informou que em 1991 1.017 alunos estavam matriculados na rede pública e que, em 1994 eram1.453, depois da implantação do calendário rotativo. "No ano seguinte, em 1995, 111 mil alunos deixaram as escolas. Com o término do calendário rotativo, foram alijados do processo". (RA)

PRAÇA – Carlos Comasseto (PT) afirmou estranhar a postura do comandante da BM, coronel Mendes. "A BM está extrapolando. A Praça da Matriz foi e sempre será local de reivindicações e a Brigada não tem o direito de reprimi-las". Comasseto  também disse ser contra a forma que foi feita a operação para reprimir o tráfico de drogas no Morro Maria Conceição. “Temos que combater, mas com ações menos agressivas”. De acordo com o vereador, “movimentos sociais não podem ser criminalizados”. (RT)

MUNICÍPIOS – Conforme José Ismael Heinen (DEM), a discussão das candidaturas para prefeito e vereador estão com seus focos desviados. "Devemos aproveitar a oportunidade e fazer uma avaliação profunda, por exemplo, sobre a distribuição de renda nos municípios". Na sua opinião, atualmente a política é "perdulária", e os prefeitos vivem de favores. "As propostas vem de cima, como presentes em troca de alguns favores", disse. Lembrou ainda que a Municipalização é premente para que se façam as reformas necessárias. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)