Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (8/12) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

GRE-NAL - Haroldo de Souza disse que não vai sequer tomar conhecimento dos substitutivos apresentados pela vereadora Margarete Moraes (PT) aos projetos do Executivo sobre o Complexo Beira-Rio e a Arena Tricolor. Disse que a cidade só tem a ganhar com os empreendimentos. "Não podemos aceitar que os projetos da dupla Gre-Nal sejam tratados em palanque eleitoral. Será que só os vereadores do PT podem ter convicções? Os demais, quando se posicionam, é porque estão ganhando alguma coisa?" (MAM)

COPA - Carlos Comassetto (PT) disse que sua bancada votará a favor de todos os projetos que viabilizem a realização da Copa de 2014 em Porto Alegre, mas salientou que propostas como a da dupla Gre-Nal necessitam de ampla discussão. "Não podemos votar estas matérias de afogadilho." Observou que o PT apresentou substitutivos que, segundo ele, trazem considerações que devem ser debatidas pelos vereadores. Sobre o superávit orçamentário anunciado pelo Executivo, disse que se trata de uma farsa. "Houve superávit porque as obras não foram feitas. Isso não é mérito, é falta de gestão." (MAM)

ORÇAMENTO - João Dib (PP) disse que fica triste ao ouvir Carlos Comassetto (PT) falar sobre o Orçamento de 2008, pois lembra que na época da administração popular, além dos déficits, a prefeitura aplicava dinheiro em CDB. "Pelo menos o prefeito atual não está investindo em CDB. Além disso, teve superávit em 2005, 2006 e 2007. E em 2008 também terá resultado positivo." Para Dib, agora a prefeitura está crescendo de verdade. (MAM)

SUPERÁVIT - Sofia Cavedon (PT) também criticou o superávit anunciado pelo Executivo. Segundo ela, o resultado está sendo obtido às custas de redução de verbas para execução de serviços básicos. Conforme a vereadora, o mesmo acontece no governo estadual, que "anuncia déficit zero mas não aplica as verbas legais em setores como a educação". Quanto aos projetos da dupla Gre-Nal, Sofia lembrou que a cidade precisa trabalhar para atrair a Copa, mas não pode fazer isso comprometendo o meio ambiente, especialmente a orla do Guaíba. (MAM)

ORÇAMENTO – João Dib (PP) disse ser estranho os vereadores afirmarem que o Orçamento do Governo do Estado não está bom. "Mas, nos 16 anos do governo municipal do PT o orçamento sempre esteve equilibrado". Conforme Dib, o orçamento era bom porque o dinheiro era aplicado em CDBs e outras modalidades: "Para pagar contas sempre faltava". Em 1990, lembrou, o prefeito Olívio Dutra atrasou o salário dos funcionários públicos por falta de verba que, segundo disse, estava aplicado. “Devemos observar as obras realizadas como o Conduto Forçado Álvaro Chaves, a III Perimetral, as obras do Departamento Municipal de Esgotos (DEP), entre outras”, ressaltou. (RT)

FAIXAS – José Ismael Heinen (DEM) disse estar preocupado com a falta das faixas de segurança na Cidade. "As faixas de seguranças que existem hoje são faixas de irresponsabilidade. Uma cidade como Porto Alegre não pode ignorar uma legislação nacional que obriga faixas de segurança em frente as escolas, hospitais e nos cruzamentos considerados perigosos". Na sua opinião “a cidade está se transformando em suicida. Precisamos fazer uma campanha para que não ocorra o pior, pessoas que utilizam as faixas serem atropeladas". (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)