Plenário

Lideranças

Na sessão desta segunda-feira (29/12), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos tempos de Lideranças:

ARQUIVAMENTO - Nereu D´Avila (PDT) elogiou a "responsabilidade e a competência" do Ministério Público e, especialmente, do procurador Mauro Renner, no caso das acusações de recebimento de propina contra vereadores para votarem a favor do projeto Pontal do Estaleiro. Segundo Nereu, todas as "insinuações das mais perversas e disparatadas" foram investigadas pelo MP, que acabou se decidindo pelo arquivamento do caso por falta de provas. Nereu ainda lembrou que falava em seu último tempo de Liderança, já que, em 2009, assumirá cargo na prefeitura. (CB)

AVALIAÇÃO - José Ismael Heinen (DEM) fez avaliação de seu mandato, garantindo que, ao londo de seu trabalho na Câmara, sempre apresentou propostas e tomou decisões baseadas em suas convicções. Segundo ele, a democracia precisa de um Estado enxuto, presente somente nos setores onde a iniciativa provada não consegue chegar. Heinen lembrou que votou favoravelmente a projetos que promovam o desenvolvimento da cidade, como o do Pontal do Estaleiro e que votará a favor dos projetos da dupla Gre-Nal para garantir a vinda de jogos da Copa do Mundo para Porto Alegre. (CB)

AVANÇO - Alceu Brasinha (PTB) defendeu os projetos Gigante para Sempre e Arena Tricolor, da dupla Gre-Nal, como bons para a cidade, o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo. "Todo mundo achava que eu seria contrário ao projeto do Inter, mas não sou", disse. "Estamos aqui para defender o que é bom para a cidade." Brasinha ressaltou o fato de os dois clubes estarem envolvidos no mesmo assunto para trazer a Copa do Mundo de 2014. (CB)

CLUBES - Haroldo de Souza (PMDB) destacou a importância de aprovar os projetos da dupla Gre-nal para garantir a realização da Copa em Porto Alegre. Conforme o vereador, os projetos Arena Tricolor e Gigante para Sempre aumentarão a auto-estima de Grêmio e Inter, duas entidades que já conquistaram todos os prêmios possíveis e orgulham a cidade e o Estado. Haroldo disse, porém, que os projetos devem considerar as populações vizinhas as áreas onde serão realizadas as obras. (CB)

GRENAL I - Adeli Sell (PT) disse que a bancada do PT nunca foi contrária aos projetos dos novos estádios da dupla Gre-Nal. Observou, porém, que seu partido não abre mão de que as matérias sejam amplamente discutidas pela sociedade civil discute, através do diálogo com a Câmara, os clubes e o Executivo. Destacou que emendas negociadas pela bancada vão garantir, por exemplo, que não haverá moradias no trecho da orla que ficará sob responsabilidade do Internacional. No caso do Grêmio, observou, o PT negociou um índice de ocupação menor na área onde fica o Olímpico. (MAM)
 
GRENAL II - Claudio Sebenelo (PSDB) disse que tanto Grêmio como Inter merecem ter seus projetos aprovados pela Câmara porque são dois clubes que projetam o nome da cidade em todo o mundo "de forma fantástica". Para ele, a cidade já ganhou muito apenas pelo fato de abrigar estes clubes. Por isso, disse Sebenelo, não é justo que se aprovem emendas que venham a onerar os projetos apresentados pela dupla Gre-Nal. (MAM)

ECONOMIA - João Antônio Dib (PP) cumprimentou o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), que devolveu R$ 2 milhões à prefeitura. O dinheiro é parte do orçamento da Câmara que foi economizado em 2008. “Deste montante, 4,2% corresponde a economia feita no meu gabinete, que eu tinha direito e me era permitido gastar”, disse o parlamentar. Lembrou também que a vereadora Maria Celeste (PT) conseguiu devolver dinheiros aos cofres públicos, quando presidiu a Casa. “Infelizmente, em 2003, quando eu presidi, não consegui devolver, mas equilibrei as contas”. (RA)

DESPEDIDA - Maristela Maffei (PCdoB) se despedir dos demais vereadores. Ela não se reelegeu no último pleito eleitoral. Disse sentir orgulho por ter convivido durante 12 anos na Casa. Lembrou de várias lutas travadas em plenário que resultaram em conquistas para a Cidade. “Cada um com suas ideologias, num ambiente pleno de democracia”, disse Maffei. A vereadora comunicou que a partir de agora estará ocupando um cargo na esfera federal. Quanto aos projetos que tratam do Grêmio e do Inter, disse se sentir orgulhosa em votar à favor. (RA)

CIDADE - Carlos Comasseto (PT) considerou que os projetos do Grêmio e do Inter, a serem votados hoje, serão de grande importância para a Cidade. Disse que a bancada petista estaria oferecendo uma carta compromisso que deverá ser assinada por representantes dos dois clubes. “Para eles ganharem, a cidade também precisa ganhar e estamos oferecendo algumas sugestões das quais não abrimos mão”, enfatizou. Dentre as exigências, de acordo com o vereador, estão a que determinam que a Orla do Guaíba permaneça como espaço público, análise dos índices de construção e mobilidade urbana para o Bairro Humaitá. (RA)

COERÊNCIA - Elias Vidal (PPS) comentou sobre o comportamento de alguns vereadores em relação aos projetos do Inter e do Grêmio e do Pontal do Estaleiro. “Vereadores que no do Pontal vieram aqui nesta tribuna e criticaram, hoje não estão se manifestando”, considerou Elias. Na opinião do parlamentar, existe muita semelhança entre a proposta do Inter e do Pontal. Disse que por questão de justiça com a Cidade, votará a favor das propostas do Inter e do Grêmio. “São extraordinárias e colocarão Porto Alegre na rota do turismo e de grandes eventos para o  mundo inteiro”. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)