Lideranças
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas em tempo de Liderança da sessão desta quinta-feira (27/9):
ARAÚJO - Neuza Canabarro (PDT) homenageou o Auditório Araújo Vianna. Penso que faço parte desta história, disse a vereadora lembrando ter sido secretária do Município, no governo Alceu Collares. Assumi, em 1986, com ele interditado, sem as menores condições de funcionamento e parti para as empresas privadas em busca de parceria no sentido de recuperar o Auditório, disse. Conforme a vereadora, em seis meses parte do Araújo Vianna tinha sido recuperada. Com esta iniciativa conseguimos reinuagurá-lo. Lembrou que sofreu com a oposição veemente de alguns políticos na época. Jussara Cony foi totalmente contra e não conseguimos fazer a cobertura que pretendíamos. (RA)
PARCERIA - Marcelo Danéris (PT) disse que a parceira com a OPUS, pretendida pelo governo Fogaça na recuperação do Auditório Araújo Vianna, servirá para ganhar dinheiro e tornar o local luxuoso e maravilhoso. Com certeza não será para facilitar o acesso da população. Defendeu que o Auditório pertence à população e a todos os músicos e cidadãos ligados a cultura. Por isso, devem ter acesso ao local. Na opinião do vereador, é função do Legislativo defender os espaços públicos. Como músico, me sinto na obrigação de defender o livre acesso ao Auditório. (RA)
ESTRAGO - Haroldo de Souza (PMDB) elogiou acordo firmado entre Internacional e Grêmio e o governo estadual pelo qual os dois times cederão uma viatura equipada para que a corporação possa garantir a segurança nos jogos da dupla Gre-Nal. Haroldo também lamentou o "estrago" causado ao PMDB pelo escândalo em que se envolveu o senador peemedebista Renan Calheiros, acusado de receber dinheiro de um lobista. "Se o Senado está sangrando, como dizem, o PMDB já morreu", disse. Sobre as especulações em torno da possível volta de José Fogaça, atualmente no PPS, ao PMDB, o vereador garantiu que o prefeito será bem recebido pelo partido. "Todo filho que volta para casa é bem-vindo." (CS)
AUDITÓRIO - Luiz Braz (PSDB) afirmou que Marcelo Danéris (PT) disse inverdades na tribuna da Câmara Municipal. Segundo ele, ao contrário do que disse o petista, muitos secretários municipais já compareceram à Casa para debater com os vereadores. Porém, foram mal tratados pela oposição, argumentou. Para ele, o processo de revitalização do Auditório Araújo Vianna, idealizado pela prefeitura, está correto e bem desenvolvido. Com referência aos R$ 3 milhões propostos pela Deputada Federal Maria do Rosário (PT) para a reforma, Braz disse ser valor insuficiente para a restauração. Seriam apenas aplicados para fazer remendos na estrutura. (ES)
ARAÚJO - DJ Cassiá (PTB) parabenizou os 80 anos do Auditório Araújo Vianna e lamentou os baixos investimentos dos governos brasileiros em políticas públicas de cultura. Para ele, os recursos provenientes de impostos poderiam ser perfeitamente direcionados para incentivar a cultura popular. Porto Alegre é uma cidade carente de projetos culturais. Precisamos investir no desenvolvimento de centros comunitários nas regiões da cidade, afirmou. Segundo Cassiá, a cultura é uma saída para que os jovens afastem-se do tráfico de drogas e do crime organizado nas periferias. (ES)
Ester Scotti (reg.prof.13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)