Plenário

Lideranças

Adeli Sell Foto: Elson Sempé Pedroso
Adeli Sell Foto: Elson Sempé Pedroso

No período de Lideranças da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, desta quarta-feira (3/10), foram tratados os seguintes temas:

CAMELÓDROMO I – Fernanda Melchionna (PSOL) lembrou em 2009 a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou várias reuniões para tratar da locação e condomínio pagos pelos camelôs. Segundo ela, pouco se conseguiu. "Nesta semana 102 trabalhadores foram notificados pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) pelo mesmo problema". Conforme a vereadora, o Executivo deve tomar alguma atitude para que isso não continue ocorrendo. (RT)

UPAs – Conforme Aldacir Oliboni (PT) um dos temas tratados durante a campanha eleitoral foi a implantação da Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. "Estava prevista a construção de quatro UPAs que só não foram implantadas pela morosidade de projeto de suas localizações". Segundo ele, amanhã (4/10), o Conselho Municipal de Saúde fará um grande debate para definir os locais. Oliboni entende que essa decisão deve ser tomada junto com os Conselhos Distritais da regiões e sugere que a decisão fique para o próximo ano. (RT)

CRACK - Dr. Thiago Duarte (PDT) voltou ao tema do crack dizendo que o assunto precisa continuar sendo prioridade do debate público. "Nosso compromisso é criar ações públicas efetivas que combatam de verdade essa droga", registrou. Segundo o vereador, todas as iniciativas, privadas ou públicas,  são proveitosas e devem ser exaltadas. "É fundamental, por exemplo, que os profissionais do hospital Presidente Vargas, que tratam diretamente da saúde psiquiátrica, sejam valorizados e recompensados", afirmou. (ES)

ELEIÇÕES - Reginaldo Pujol (DEM) disse que sobre as eleições não se pode chorar mais o leite derramado. "Venceu quem teve mais apoio, quem fez a melhor campanha", resumiu ao esclarecer que na vida do processo democrático, é preciso saber perder e saber ganhar. "Infelizmente eu fui derrotado da cabeça aos pés, mas ganhei porque mantive as boas companhias, os meus preceitos, os meus princípios e a minha coerência", registrou. A partir de agora, segundo ele, não se pode ficar eternamente discutindo esta eleição. "Devemos olhar pra frente". (ES)

CAMELÓDROMO II - Adeli Sell (PT) observou que o processo de instalação do Centro Popular de Compras (CPC), na Capital, teve muitos equívocos apontados sistematicamente pela bancada do PT. "Não houve, por exemplo, estudo sobre impactos ambientais do empreendimento", disse. Adeli entende que o camelódromo não é uma Parceria Público Privada (PPP), mas uma concessão e lembrou que o PT sempre defendeu que fossem cobrados preços diferenciados pelos aluguéis dos espaços, posição que agora, segundo ele, estaria se comprovando correta. "Se um comerciante pode pagar e outro, ao lado, não consegue, é sinal que há problemas." (CS)

ELEIÇÕES - Sebastião Melo (PMDB) saudou a realização da sexta eleição consecutiva para a presidência da República e parabenizou a nova presidente, Dilma Rousseff. Disse ter ficado a frustração por não ter havido debates sobre grandes temas durante a campanha, devido ao grande poder dos marqueteiros sobre os candidatos. Melo lamentou a "fala indevida" do deputado Pompeo de Matos (PDT), candidato a vice na chapa de José Fogaça ao governo do Estado. Para ele, as declarações de Pompeo foram "grosseiras" e contém "traço de incoerência enorme". Melo destacou que Fogaça respeita relações pessoais e tem história belíssima, não merecendo os comentários feitos pelo pedetista. (CS)

VOTAÇÕES - Maristela Maffei (PCdoB) saudou a eleição de Dilma Rousseff à presidência da República e frisou que o PCdoB se empenhou, no Estado, para a vitória da candidatura de Tarso nas eleições ao governo. Destacou ainda a eleição de dois comunistas a deputados federais pelo RS e ressaltou que a votação recorde obtida pela deputada Manuela D"Ávila não foi surpresa para o partido. Também destacou a eleição de Raul Carrion e Jussara Cony para a Assembleia Legislativa. "Essas votações mostram que um trabalho bem sustentado tem resultado concreto." (CS)

CAMELÓDROMO III - João Antônio Dib (PP) reforçou depoimento de Sebastião Melo (PMDB) sobre a "forma educada e atenciosa" com que o ex-prefeito José Fogaça se relaciona com as pessoas e também lastimou as declarações feitas pelo pedetista Pompeo de Matos. Discordando de Adeli Sell (PT), destacou que o Centro Popular de Compras (camelódromo) é uma Parceria Público Privada (PPP). Ele admitiu que alguns comerciantes estão tendo dificuldades em pagar o aluguel acertado, mas salientou que não se pode permitir que uns paguem e outros não. "Houve perda de clientela, é preciso facilitar o acesso dos usuários ao camelódromo." (CS)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)