Lideranças
Os seguintes assuntos foram abordados hoje (8/9) nos discursos de Lideranças:
LIXO - Sofia Cavedon (PT) reclamou que o DMLU deixou de fornecer lixo reciclável para a unidade de triagem Cavalhada, onde trabalham 46 pessoas. Segundo ela, a prefeitura não leva mais os resíduos ao local porque houve troca na direção da unidade. Sofia admitiu que ocorreu troca no comando da unidade, mas garantiu que a mudança foi autorizada pelos próprios trabalhadores do galpão. "O DMLU nega lixo para as pessoas sobreviverem. As pessoas estão passando fome, tendo de cozinhar farinha de milho para comer." (MAM)
ÕNIBUS - Margarete Moraes (PT) apelou à EPTC que revise a decisão de fundir as linhas T-9 e T-9 IPA. Segundo ela, a mudança vem causando transtornos aos passageiros, provocando atrasos nos deslocamentos. Margarete cobrou também explicações da prefeitura sobre denúncias de irregularidades na licitação de veículos locados para o Executivo. Exigiu, ainda, esclarecimentos sobre problemas que estariam ocorrendo na definição dos boxes para o camelódromo da Praça Rui Barbosa. (MAM)
DENÚNCIAS - Professor Garcia (PMDB) prometeu ao vereador Guilherme Barbosa (PT) averiguar as denúncias de venda de espaços no camelódromo dentro da própria Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). Garcia garantiu que o cadastramento dos ambulantes foi feito com zelo pela prefeitura. "O que está ocorrendo é que há gente que nunca foi camelô e agora quer ganhar um espaço no camelódromo." (MAM)
COLUNISTA - Maristela Maffei (PCdoB) pediu direito de resposta para a candidata a prefeita Manuela D"Ávila (PCdoB) na coluna da jornalista Beatriz Fagundes, do jornal O Sul. Conforme Maristela, Beatriz não deveria se preocupar com as candidaturas de partidos que não são o seu. "Respeite-nos assim como nós a respeitamos", afirmou. A vereadora também criticou a "varredura embaixo das pontes" iniciada pela Guarda Municipal e a Fasc. "Para onde estão levando essas pessoas?", indagou. (CB)
BALTAZAR - Alceu Brasinha (PTB) comemorou o avanço nas obras da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte. "Finalmente, está chegando a conclusão de algumas etapas", afirmou. "Desde o dia 18 de agosto, quando a governadora Yeda Crusius prometeu que não parariam, as obras não pararam." Brasinha acredita que, até o final do ano, a Baltazar esteja pronta. Segundo o vereador, os comerciantes da região não podem mais ser penalizados. (CB)
ESCUTAS - José Ismael Heinen (DEM) condenou o uso de escutas telefônicas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), "que afrontam a liberdade e os direitos humanos". Também festejou a resposta do comandante militar do Sul ao ministro da Justiça, Tarso Genro, na qual lembra que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica cumprem ordens do presidente da República. Conforme o vereador, Tarso disse que as Forças Armadas ainda mantêm práticas da ditadura. "Isso cheira a revanchismo, para cobrar mais indenizações sem desconto do IR e do INSS", declarou. (CB)
INVASÕES - João Bosco Vaz (PDT) alertou vereadores sobre problemas que estão ocorrendo com sites e blogs de candidatos. Segundo Bosco, sua comunidade virtual no Orkut foi retirado do ar por um hacker, tendo ocorrido o mesmo com a vereadora Maristela Meneghetti (DEM). Ele lamentou que não se possa fazer nada para prevenir o problema, a não ser tentar recuperar todos os dados perdidos. O vereador questionou como esse tipo de problema pode ser fiscalizado, pois não se sabe de que modo os hackers têm acesso às páginas dos candidatos. "Infelizmente, nem a Justiça tem condições de fiscalizar e descobrir como as invasões acontecem", disse Bosco. (CS)
NEPOTISMO - Aldacir Oliboni (PT) destacou denúncias feitas pelo vereador Guilherme Barbosa (PT). Lembrou que atual vice-prefeito Eliseu Santos toma posse hoje, às 18 horas, como prefeito em lugar de José Fogaça, que se licencia. Segundo a denúncia, Eliseu manteria seu primo-irmão Julio Cesar Felippe em cargo do Executivo, o que é proibido em Porto Alegre pela legislação antinepotismo aprovada há quatro anos. "Lei veda emprego de parentes até segundo grau e afins. Se Eliseu não demitir o parente, pediremos seu afastamento do cargo de prefeito.", disse Oliboni. (CS)
NEPOTISMO II - Sobre as denúncias de nepotismo no Executivo, Luiz Braz (PSDB) disse que a esposa do ex-deputado Flávio Koutzii também ocupava cargo no Governo Olivio Dutra no Estado e que a deputada federal Maria do Rosário chegou a ter parente ocupando cargo público. O vereador também destacou o artigo da Constituição Federal que defende a tese da igualdade e disse que a polêmica sobre as escutas telefônicas no país derruba a tese da igualdade entre os brasileiros. "Pessoas na cúpula da sociedade podem julgar o que é certo ou errado, e os demais precisam aceitar", disse Braz, se referindo a decisões do STF. (CS)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)