Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nas comunicações de Lideranças da sessão desta quarta-feira (6/6):

PORTAIS – Adeli Sell (PT) cobrou do Executivo a divulgação do nome das empresas que ficarão responsáveis pelo projeto Portais da Cidade. Segundo o vereador, a prefeitura não emitiu “nenhuma palavra” sobre as empresas até agora. Adeli ainda lamentou o fato de o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, não ter cumprimentado o vereador Carlos Comassetto (PT) em evento ocorrido na Rua Gonçalo de Carvalho. Também comentou a greve dos servidores municipais, afirmando que a radicalização da greve se deve à falta de disposição para o diálogo por parte do Executivo. Segundo ele, as negociações não evoluíram. (CB)

GREVE – Professor Garcia (PPS) garantiu que as negociações entre Executivo e municipários evoluiu. O vereador citou reunião ocorrida na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara à qual compareceram representantes dos servidores municipais e do Executivo. De acordo com Garcia, a prefeitura aumentou o valor do vale-refeição e colocará em dia as progressões a partir de janeiro de 2008. “A greve é justa; todos têm direito de reivindicar, mas cada lado tem de ceder um pouco”, disse. (CB)

GREVE II – Sebastião Melo (PMDB) comentou a greve dos municipários, lembrando que a bimestralidade foi cortada pelo ex-prefeito João Verle, do PT. Recordou também que a Câmara aprovou a mudança de índice de correção dos salários. Na sua opinião, a política salarial do Executivo municipal está correta. “Se o governo concedesse 20% de aumento, gastaria R$ 120 milhões, o mesmo valor que tem para investir no ano”, disse. O vereador afirmou que os municipários estão sendo conduzidos “por interesses outros, numa disputa política antecipada” e defendeu a regulamentação da Lei de Greve para os servidores públicos. (CB)

SOLDADO – José Ismael Heinen (DEM) evocou a memória de Arthur Lourenço Starck, único soldado da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nascido em Porto Alegre e morto aos 18 anos, em 1945, na Itália, no final da Segunda Guerra Mundial. Registrou que, hoje pela manhã, foi inaugurada placa batizando com seu nome o acesso à Câmara. Proponente da homenagem, o vereador disse que Starck foi um herói que lutou pela liberdade e pela paz, feito agora resgatado após 62 anos de esquecimento. Heinen também afirmou que é a favor de aumentos para os servidores desde que os aposentados não sejam esquecidos. (CB)

SAÚDE – Dr. Goulart (PTB) voltou a pronunciar-se sobre a interdição do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS). Segundo ele, a Câmara Municipal de Porto Alegre formou uma frente parlamentar, que já conta com 21 assinaturas, e elaborou um documento para ser entregue ao prefeito Fogaça, assegurando aos funcionários do posto o seu local de trabalho e a garantia da totalidade de seus proventos. Dr. Goulart disse estar somente aguardando o chamado do Executivo para entregar o documento e a garantia de que as obras comecem em breve. “A frente parlamentar em defesa do posto não é só da Câmara; é da população”, disse. (RT)

OBRAS – Newton Braga Rosa (PP) disse estar satisfeito com as obras do Conduto Álvaro Chaves na Avenida Cristóvão Colombo. Braga Rosa lembrou que, no início da obras, ficou preocupado com os problemas que causariam ao comércio e à população da região. Hoje, afirmou o parlamentar, 66% do cronograma físico da obra já está realizado e provavelmente terminará no prazo. Outra informação do parlamentar foi sobre o shopping a céu aberto que está sendo construído na mesma avenida com 240 metros de calçada, pavimentação arborizada, estacionamento e todos os equipamentos necessários para uma área de lazer. O vereador criou o site www.obrasnacidade.com.br, no qual toda a população pode acompanhar o empreendimento. (RT)

MORADIAS – Ervino Besson (PDT) comentou visita realizada na manhã desta quarta-feira a Avenida A. J. Renner, com a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab), Defesa Civil, Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e lideranças da comunidade. Segundo Besson, nesta região existem 62 casas de passagem e destas 58 foram arrombadas e invadidas por pessoas das redondezas. O parlamentar lamentou que ainda existam pessoas que se prevaleçam para cometer esse tipo de vandalismo. Na sua opinião, os invasores deveriam deixar essas moradias e viabilizar a negociação, para que todos possam chegar a uma acordo. (RT)

BOURBON – Claudio Sebenelo (PSDB) elogiou o Grupo Zaffari por ter proporcionado a construção de um teatro, que, na sua opinião, é comparável aos melhores do mundo. Para ele “a cidade está em festa, pois agora temos um templo da arte”. Disse ainda que a metrópole possui um local seguro que desenvolve atividades artísticas do país e do mundo. Sebenelo sugeriu ao secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, que realize um festival da canção de Porto Alegre. Na sua opinião, a cidade tem potencial para realizar um evento desse porte e agora possui um local próprio. (RT)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)