Plenário

Lideranças

Elói Guimarães Foto: Lívia Stumpf
Elói Guimarães Foto: Lívia Stumpf

Nos tempos de Liderança da sessão desta quarta-feira (20/4), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

BRIGADA – Adeli Sell (PT) denunciou integrantes da Brigada Militar (BM) que estariam “extrapolando e passando para o outro lado”, realizando ações violentas na Vila Pinto, invadindo casas, espancando e ferindo pessoas inocentes sob a alegação de que procuram traficantes. Segundo o vereador, até uma criança de quatro anos foi agredida. “Ontem vi uma criança tremendo quando a mãe me contava o que aconteceu”, afirmou. “Alguma coisa de podre existe; todas as noites, eles batem em pessoas na Vila Pinto.” Conforme Adeli, as polícias sabem quem é marginal nas vilas, “portanto não precisam bater em gente inocente e pedalar portas”. (CB)

GETÚLIO – Elói Guimarães (PTB) registrou a passagem da data de nascimento do ex-presidente Getúlio Vargas, informando que esteve em São Borja com outras autoridades de seu partido para reverenciá-lo. O vereador lembrou que Getúlio nasceu em 19 de abril de 1883. “Se vivo fosse, teria 128 anos”, calculou. “Falar de Getúlio é falar da própria história.” Na opinião de Elói, a Revolução de 1930, pela qual Getúlio assumiu o comando do Brasil, foi o maior acontecimento político, militar e sociológico da história brasileira. Entre os muitos feitos de Getúlio, o vereador destacou a criação da Petrobras, do PTB e das leis trabalhistas. (CB)

INCLUSÃO – Engenheiro Comassetto (PT) convidou o público a participar da audiência pública sobre inclusão de pessoas portadoras de deficiência (PPDs) que ocorrerá na próxima quinta-feira (28/4). O vereador também destacou projeto desarquivado pela presidente da Câmara Municipal, Sofia Cavedon (PT), incluído na Ordem do Dia destinado a ampliar a atenção à saúde das PPDs. Comassetto garantiu que a proposta foi construída após amplo debate com a comunidade. Segundo ele, Porto Alegre ainda está atrasada nessa área. (CB)

COPA – Luiz Braz (PSDB) criticou o ministro Gilberto Carvalho por resposta dada aos técnicos do Ipea e do Tribunal de Contas da União que constataram grande atraso nas obras que visam à realização da Copa do Mundo. Conforme Braz, Carvalho – que foi chefe de gabinete do ex-presidente Lula - disse que o Ipea “deve ter reunido recortes de jornais para basear o que falou sobre as obras”. Braz lembrou o ministro foi acusado de participar de “uma quadrilha que achacava as empresas de ônibus em Santo André (SP)”. De acordo com Braz, a família de Celso Daniel, ex-prefeito do município paulista que foi assassinado, “saiu do país para fugir dessa quadrilha”. (CB)

VOTAÇÃO I – Idenir Cechim (PMDB) lamentou que vereadores da Comissão Especial da Copa 2014, que foram na tarde desta quarta-feira à Infraero, tenham marcado essa agenda parra esta data. "As sessões das quartas são dedicadas às votações. Peço que nestes dias se acertem as agendas para respeitar o dia de votação", pediu Cechim. Sobre críticas de Adeli Sell (PT) a Brigada Militar, ponderou que, quando aconteciam agressões aos governos Rigotto e Yeda, Adeli reclamava para o governador, e que agora, no governo Tarso, ele reclama da Brigada Militar. "Não é para a BM, mas para o governador Tarso Genro que Adeli tem que reclamar". (LO)

VOTAÇÃO II – João Dib (PP) se disse impressionado com as coisas acontecem na Casa. "Acertamos com as lideranças que entrássemos imediatamente na Ordem do Dia hoje, sem comunicação de Lideranças", colocou ao criticar a decisão dos vereadores de irem em reunião à Infraero. "Enquanto se decide ir à Infraero, está na Ordem do Dia a reunião conjunta para contratar 221 médicos para o Hospital Presidente Vargas (HPV), mas infelizmente não teremos quorum. Não consigo entender", estranhou Dib. Ele reafirmou que quarta-feira é dia de votação. (LO)

ANIMAIS – Luciano Marcantônio (PDT) defendeu a criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais e disse que a matéria vai ao encontro do projeto de lei do vereador Sebastião Melo (PMDB) sobre as carroças. "Quando o prefeito José Fortunati assumiu colocou com clareza que a absorção dos carroceiros e a proteção aos animais deveriam ser tratada como prioridade pela Governança", informou. Segundo ele, a partir de 2013 determinadas áreas serão destinadas a estes profissionais até o prazo final de utilização de tração animal, em 2016. "A Secretaria dos Direitos Animais é importante para uma política séria e concreta. São ações que vão se somar uma a outra". (LO)

TRANSPORTE – Émerson Dutra (PSOL) disse que trabalha há 25 anos no setor de transporte. "Porto Alegre tem transporte coletivo por consórcio, que vem investindo em trabalhadores, e que vem prestando ótimo serviço para a população", ressaltou. Émerson apontou como problema sério o crescimento das comunidades mais pobres da Capital, e que os horários são os mesmos de 18 anos atrás. "Os horários de pico estão cada vez mais lotados. Vejo uma dificuldade grande e não vejo um mecanismo para melhorar o transporte de hoje", avalia. O vereador entende, também, que existem bairros que precisam de uma segunda opção, como as lotações. (LO)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)