Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (8/10), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

PEREMPTÓRIO - Bernardino Vendruscolo (PMDB), ao comentar as críticas de Marcelo Danéris (PT) ao prefeito Fogaça, afirmou que ainda dói muito no PT a palavra "peremptoriamente". "Tarso Genro, quando era candidato a prefeito, garantiu peremptoriamente que não deixaria o cargo para concorrer ao governo do Estado, mas deixou a prefeitura para disputar o Piratini." Conforme Vendruscolo, Fogaça nunca disse que jamais trocaria de partido. "Tarso sim, mentiu, traiu." (MAM)

ABORTO - João Carlos Nedel (PP) destacou o Dia Nacional pelo Direito à Vida, comemorado em 8 de outubro. Lamentou que é forte a influência de grupos pró-aborto sobre os legisladores. Afirmou, porém, que o novo Código Civil, aprovado há cinco anos, é claro quando prevê que o ser humano tem direitos antes mesmo de nascer."O aborto, portanto, é um homicídio, equivale a uma pena de morte. Por isso, é inaceitável." Nedel argumentou que o país precisa de mais educação, de planejamento familiar e de sexo responsável. "Nenhuma lei escrita pelos homens pode subverter a ordem do Criador." (MAM)

CONSELHO - Claudio Sebenelo (PSDB) criticou a forma de escolha dos conselheiros tutelares da Capital. Disse que a eleição está contaminada de ideologias, que envolve um jogo de interesses já visando às eleições municipais do próximo ano. “Não são conselheiros, são cabos eleitorais. Previamente já se sabia quem seria eleito pelo volume de financiamento e pelo envolvimento de vereadores, deputados e entidades religiosas”, declarou. Propõe que o processo de escolha dos conselheiros seja modificado, com a implantação de concurso público para o provimento das vagas. (VBM)  

PTB - Dr. Goulart (PTB) elogiou o bom momento do PTB. Destacou que o partido tem investido em planejamento do futuro e de capacitação. “O PTB, que já se confundia com as lutas populares, se alia às universidades, proporcionando cursos para os seus associados nas áreas da saúde, assistência social. O PTB é um partido da solidariedade e da assistência, que hoje se constituiu como o primeiro partido da base do Governo Fogaça, com seis vereadores”, afirmou. Também saudou o ingresso do vereador Almerindo Filho ao partido. VBM)

ELEIÇÕES - Clênia Maranhão (PPS) disse que acompanha o processo de escolha dos conselheiros tutelares desde a primeira eleição. Lembrou que Porto Alegre é pioneira na implantação do ECA e vem aperfeiçoando as eleições. Destacou que, no último pleito, foi exigido curso de capacitação de 80 horas e, na próxima eleição, será obrigatório um curso com carga horária de 120 horas. Disse ainda que não considera a filiação partidária dos candidatos algo ruim. “Acho muito bom e legítimo. Só seria errado respaldar a candidatura de alguém sem compromisso com a criança." (VBM)

RURAL – Mário Fraga (PDT) destacou a participação dele e dos vereadores Ervino Besson (PDT) e Carlos Comassetto (PT) no ato de lançamento, na prefeitura da Capital, de 12 novos empreendimentos que passam a fazer parte do roteiro turístico Caminho Rurais de Porto Alegre. O parlamentar ressaltou que tem orgulho de dizer que mora no Extremo-Sul de Porto Alegre. Informou que o Executivo promoveu 41 parcerias para colaborar com esta comunidade. “A secretária de Turismo da Capital, Ângela Baldino, tem trabalhado arduamente." (LO)

TVE - Margarete Moraes (PT) denunciou o desgaste que a TVE-RS tem sofrido nas mãos da governadora Yeda Crusius (PSDB). “Muitos programas já foram excluídos dos horários, e os anúncios publicitários estão invadindo aos poucos.” Para a vereadora, uma TV estatal tem papel importante a cumprir. “Ela estabelece um contraponto e uma nova visão dos fatos para o espectador”. Ela reforçou as críticas quanto à troca de partido de José Fogaça. Para ela, a viagem logo após o anúncio da mudança representou fuga do prefeito para não enfrentar a opinião pública. “Outro exemplo de falta de palavra e descaso com os porto-alegrenses”. (ES)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 13387)