Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (10/10) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

LICITAÇÃO I – Mauro Pinheiro (PT) continua com dúvidas sobre a licitação realizada pela Prefeitura para a contratação dos serviços de monitoramento tributário do Município. Na sua opinião, a empresa vencedora Consult/Paraná continua com algumas irregularidades, mesmo com os esclarecimentos já realizados pelo secretário municipal da Fazenda e a resposta do Pedido de Informações. Como não estamos satisfeitos e com dúvidasm vamos encaminhar todos os documentos para que os Ministérios Públicos de Contas e do Estado esclareçam nossas dúvidas. Os vereadores só teriam condições de conhecer as verdadeiras entranhas do processo através de uma CPI. Como não teremos chance de instalar a CPI, vamos consultar o Ministério Público, afirmou. (RT)

LICITAÇÃO II – João Antonio Dib (PP)  lembrou que todos os pedidos feitos pelos vereadores para esclarecimentos sobre a licitação da contratação dos serviços de monitoramento tributário do Município foram realizados. O secretário municipal da Fazenda compareceu na (Cefor), o Pedido de Informações (PI) foi respondido em todos os itens. Se exisiu problema, afirmou Dibb foi a Justiça que atrasou em três anos o processo. A  Prefeitura estava com a razão, a licitação estava correta. O pedido de aditamento feito pela empresa está na Procuradoria do Município, pois nestes três anos a inflação aumentou e conseqüentemente o trabalho não pôde ser realizado com o mesmo valor, afirmou. (RT)

VALNERI – Pedro Ruas (PSOL) utilizou a tribuna para lembrar os 25 anos da morte do ex-vereador Valneri Antunes. Do seu ponto de vista, Valneri deixou muitos ensinamentos, entre eles a participação popular no Plenário. Ruas lembrou que a Câmara votava o valor das tarifas dos ônibus e Valneri Antunes conseguiu reunir a população no Plenário para mostrar o desejo do povo. Valneri, lembrou Ruas, chegou a ser preso por defender ocupantes de áreas que não tinham destino. "Mesmo depois de  sua morte, fez uma grande votação." Ruas sugeriu à Presidência da Casa que coloque novamente a placa de identificação da rampa com os dizeres “Rampa de acesso Valneri Antunes, vereador das causas populares”. (RT)

PRÓ-ESTRADAS – Carlos Todeschini (PT) participou de um movimento no Extremo-sul da cidade que tinha como chamada movimento pró-estradas do Extremo sul. Conforme ele, o movimento iniciou-se com meia dúzia de carros e logo muitos se uniram chegando quase a uma centena. Foi distribuído um folheto com as reivindicações da população afirmando que as conquistas no OP sequer foram atendidas. O folheto também afirma que as estradas estão em péssimo estado e quando a Prefeitura manda um equipamento para tapar os buracos é uma maquiagem. A comunidade está reivindicando mais atenção para a sua região, afirmou. (RT)

NOBEL - Lurdes da Lomba (PSB) comemorou o fato de que três mulheres tenham sido agraciadas com o Prêmio Nobel da Paz. Para ela, a premiação é símbolo da luta pelos direitos fundamentais dos seres humanos, especialmente dos oprimidos e explorados. "Nossa luta é por uma humanidade mais justa." Segundo Lurdes, é desejável que essas mulheres sirvam de exemplo para toda a sociedade, na busca de direitos e oportunidades iguais para todos. (CS)

PREFEITO - Alceu Brasinha (PTB) elogiou a atitude do prefeito José Fortunati em circular pela cidade, visitando as comunidades. Segundo ele, Fortunati tem feito "um trabalho maravilhoso", visitando os bairros juntamente com os secretários municipais. "O prefeito tem sido bem recebido e é amado pelo povo", disse Brasinha. Relatou ter caminhado pela Avenida Grécia, na sexta-feira passada, juntamente com Fortunati e o secretário Cássio Trogildo, da Smov, e elogiou a revitalização das praças que está sendo feita por uma empresa privada no local. (CS)

METRÔ - Sofia Cavedon (PT) comemorou a confirmação, pelo governo federal, da construção do metrô em Porto Alegre, considerando o fato como "uma grande vitória da cidade". Segundo ela, o empreendimento será anunciado oficialmente pela presidente Dilma Roussef nesta sexta-feira (14/10), às 10h, no Palácio Piratini. "O governo federal foi parceiro e construtor das alternativas para viabilizar o metrô." Sofia também elogiou o protagonismo do Ministério Público e a participação decisiva do Governo do Estado. "A Câmara Municipal sempre foi parceira para que o metrô se viabilizasse." (CS)

CUBA - Elias Vidal (PPS) contou ter viajado à cidade de Havana, em Cuba. Durante muitos anos, tinha a curiosidade de conhecer Cuba, a terra dos comunistas." Disse que ouvia falar muito bem sobre a área de saúde e educação de Cuba, mas ficou decepcionado com o que teve oportunidade de ver. "Passei cinco dias em Havana, caminhei por muitos lugares. Muita gente defende Cuba sem conhecê-la." Vidal disse ter ficado impressionado com o péssimo estado das casas e com a proliferação da prostituição em Havana. (CS)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)