Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações e Grande Expediente

Nos períodos destinados às Comunicações e ao Grande Expediente, na sessão ordinária desta segunda-feira (21/11), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

REUNIÃO – Professor Garcia (PMDB) comentou sobre a segunda reunião que a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) realizou este mês na Igreja Sagrada Família com o Executivo e a comunidade. Segundo ele, o resultado dos trinta dias entre uma reunião e outra foi produtivo. Os assaltos diminuíram, alguns bares que estavam irregulares foram fechados, o problema dos carros nas calçadas foi sanado. Garcia anunciou que no próximo dia 14 de dezembro será realizada mais uma reunião para avaliação dos 60 dias das mudanças no bairro Cidade Baixa . “Queremos devolver as normas de boa convivência aos moradores da região”, argumentou. (RT)

COMUNIDADE – Luciano Marcantônio (PDT) falou sobre a visita que o prefeito e secretários  realizaram no bairro Humaitá/Farrapos. Segundo ele, o programa Prefeitura na Comunidade foi a forma que o prefeito encontrou de se comunicar direto com as 17 regiões da cidade. Nesta visita em especial, afirmou, tivemos a oportunidade de conhecer as obras que já acabaram ou estão em andamento na região. Marcantônio lembrou que as pessoas que esperam por uma moradia digna finalmente conseguiram ou estão prestes a conseguir. Outra conquista é a revitalização do campo de futebol do Sesi e a promessa da construção do Posto de Saúde da comunidade. (RT)

LIXO – Luiz Braz (PSDB) disse estar preocupado com o destino do lixo de Porto Alegre. Atualmente, afirmou, o lixo percorre 123 km para ser descartado. Uma despesa que pode ser utilizada em outro setor. Segundo ele, o prefeito Fortunati anunciou que encomendou um estudo para transformar o lixo em energia elétrica. “O lixo não pode ser um problema e sim um benefício para a cidade, transformar lixo em energia”, argumentou. (RT)

ELOGIOS - Alceu Brasinha (PTB) elogiou o trabalho desenvolvido pelas diversas secretarias municipais e autarquias da prefeitura de Porto Alegre na gestão do prefeito José Fortunati, ressaltando que os atuais secretários municipais têm tido a preocupação de dar respostas às demandas encaminhadas. Lamentou a prática de empresas e pessoas que colam publicidade e cartazes em paradas de ônibus, causando sujeira e deterioração desses equipamentos. "É preciso multar empresas que sujam as paradas de ônibus com cartazes e anúncios." Também informou ter visitado as obras da Arena do Grêmio e ter recebido manifestações de trabalhadores que afirmaram estar satisfeitos em trabalhar na empresa. (CS)

REABILITAÇÃO - Lembrando que cerca de 200 mil porto-alegrenses têm algum tipo de deficiência, Aldacir Oliboni (PT) lamentou que a Capital não disponha de um centro de reabilitação adequado. Destacou o lançamento do Programa Nacional de Reabilitação pela presidente Dilma Rousseff e conclamou os vereadores a lançarem, juntamente com outras instituições, uma campanha pela recuperação do Centro de Reabilitação Profissional (CRP) de Porto Alegre. Segundo ele, grande parte dos porto-alegrenses com deficiência precisam recorrer a hospitais do centro do país. "É preciso um atendimento 100% SUS para as pessoas que precisam de atendimento e têm dificuldades de acessar os serviços públicos." (CS)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)