Plenário

Lideranças

Sofia Cavedon Foto: Elson Sempé Pedroso
Sofia Cavedon Foto: Elson Sempé Pedroso

Nos tempos de Lideranças da sessão desta quarta-feira (9/9), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

OP - Sofia Cavedon (PT) disse que o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação na Câmara, transforma o Orçamento Participativo (OP) em mera atividade dentro de um dos 12 programas propostos pelo Executivo municipal - o programa Cidade Solidária. Conforme a vereadora, o OP "virou algo em extinção em sua essência". Sofia lamentou que "uma cidade que já viveu tempos gloriosos, com o Fórum Social Mundial", não valorize o OP como deveria. (CB)

MARTIM - Paulinho Rubem Berta (PPS) fez um apelo para que os vereadores se unam para reivindicar a duplicação da Avenida Matim Félix Berta. Lembrou que a via é de fundamental importância para a Região Metropolitana, pois serve de acesso a municípios como Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha e também ao Litoral. Conforme Paulinho, há recursos para a obra, prevista há muito tempo. o vereador alertou que é preciso iniciar a duplicação antes que o leito da avenida seja tomado por novas ocupações. (CB)

PAVIMENTAÇÃO - Ervino Besson (PDT) pediu a pavimentação de diversas vias da Cidade de Deus, situada na Zona Sul. Conforme o vereador, algumas ruas estão pavimentadas, mas outras não foram beneficiadas com melhorias. Besson também referiu-se à reunião da Cedecondh ocorrida ontem, que discutiu a prática de fotocopiar livros. Segundo o vereador, o problema foi levantado, com a presença das diversas partes envolvidas - estudantes e sindicatos -, e deverá ser aprofundado em seminário na Câmara. (CB)

ALERTA - Beto Moesch (PP) conclamou os vereadores a aproveitarem a LDO para garantir medidas de enfrentamento contra a destruição da natureza. Moesch fez um alerta para a frequência de tornados no Estado, como os ocorridos ontem e anteontem, que deixaram um rastro catastrófico. O vereador informou que as mudanças bruscas de temperatura, os ventos de mais de 100km/h e o aparecimento de versões urbanas de doenças silvestres, como a febre amarela, têm origem na destruição da vegetação nativa. "Nas cidades já temos uma variação de 8 a 10 graus centígrados de um bairro para o outro, dependendo da vegetação", alertou. (CB)

Médicos – Dr. Raul (PMDB) comentou projeto do Executivo que cria 100 cargos de médicos. "Existe uma defasagem histórica de mais de 20 anos no plano de carreira dos médicos o que torna complicado o andamento do trabalhos desses profissionais". Quando foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), como afirmou Dr. Raul, muitas melhorias também seriam criadas "mas até o dia de hoje tudo continua igual". E completou: “Só quem perde é a saúde do município, precisamos estudar a criação dos novos cargos logo”. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)