Lideranças
Nos tempos de Lideranças da sessão desta quarta-feira (9/9), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:
OP - Sofia Cavedon (PT) disse que o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação na Câmara, transforma o Orçamento Participativo (OP) em mera atividade dentro de um dos 12 programas propostos pelo Executivo municipal - o programa Cidade Solidária. Conforme a vereadora, o OP "virou algo em extinção em sua essência". Sofia lamentou que "uma cidade que já viveu tempos gloriosos, com o Fórum Social Mundial", não valorize o OP como deveria. (CB)
MARTIM - Paulinho Rubem Berta (PPS) fez um apelo para que os vereadores se unam para reivindicar a duplicação da Avenida Matim Félix Berta. Lembrou que a via é de fundamental importância para a Região Metropolitana, pois serve de acesso a municípios como Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha e também ao Litoral. Conforme Paulinho, há recursos para a obra, prevista há muito tempo. o vereador alertou que é preciso iniciar a duplicação antes que o leito da avenida seja tomado por novas ocupações. (CB)
PAVIMENTAÇÃO - Ervino Besson (PDT) pediu a pavimentação de diversas vias da Cidade de Deus, situada na Zona Sul. Conforme o vereador, algumas ruas estão pavimentadas, mas outras não foram beneficiadas com melhorias. Besson também referiu-se à reunião da Cedecondh ocorrida ontem, que discutiu a prática de fotocopiar livros. Segundo o vereador, o problema foi levantado, com a presença das diversas partes envolvidas - estudantes e sindicatos -, e deverá ser aprofundado em seminário na Câmara. (CB)
ALERTA - Beto Moesch (PP) conclamou os vereadores a aproveitarem a LDO para garantir medidas de enfrentamento contra a destruição da natureza. Moesch fez um alerta para a frequência de tornados no Estado, como os ocorridos ontem e anteontem, que deixaram um rastro catastrófico. O vereador informou que as mudanças bruscas de temperatura, os ventos de mais de 100km/h e o aparecimento de versões urbanas de doenças silvestres, como a febre amarela, têm origem na destruição da vegetação nativa. "Nas cidades já temos uma variação de 8 a 10 graus centígrados de um bairro para o outro, dependendo da vegetação", alertou. (CB)
Médicos Dr. Raul (PMDB) comentou projeto do Executivo que cria 100 cargos de médicos. "Existe uma defasagem histórica de mais de 20 anos no plano de carreira dos médicos o que torna complicado o andamento do trabalhos desses profissionais". Quando foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), como afirmou Dr. Raul, muitas melhorias também seriam criadas "mas até o dia de hoje tudo continua igual". E completou: Só quem perde é a saúde do município, precisamos estudar a criação dos novos cargos logo. (RT)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)