Plenário

Lideranças

Em período de Lideranças, vereadores e vereadoras de Porto Alegre fizeram as seguintes manifestações na sessão ordinária desta segunda-feira (20/6):

LEITURA – Fernanda Melchionna (PSOL) elogiou o Plano Municipal do Livro e da Leitura com base em diretriz nacional que define que cada município deve transformar em política de estado o acesso universal à leitura. Ela salientou que deverá participar de 15 encontros, na segunda quinzena de junho, nas regiões do orçamento participativo, para levantar dados sobre localização de bibliotecas, quais os acervos e horário de atendimento. "Será feita também discussão sobre formas de democratização da leitura". O outro tema tratado pela vereadora foi o Programa de Incentivo aos Jovens Escritores. Fernanda quer fazer sair do papel esse projeto de divulgação da criação literária. (FCC)

TAXISTAS – Elói Guimarães (PTB) abordou a temática da venda ilegal de placas de táxis, pois, no seu entendimento, existem quatro mil taxistas o que envolve uma enorme população e o “táxi é tudo que tem o taxista”. Elói salientou que trabalhou na área como secretário dos Transportes e que vivenciou a situação do taxista porto-alegrense. Em sua opinião, trata-se de serviço bem feito e relevante como via de regra, porém desrespeitado por uma minoria. Fez questão de tranqüilizar os taxistas e garantiu que não haverá uma caça às permissões. (FCC)

SIGILO - Ismael Heinen (DEM) comentou projeto do governo federal que prevê o sigilo em licitações para obras da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. De acordo com Heinen, não se consegue controlar as falcatruas e a corrupção no país nem mesmo com as licitações feitas publicamente. "Muito menos se conseguirá com o sigilo." Segundo o vereador, governos anteriores conseguiram propiciar melhor infraestrutura ao país cobrando menos taxas de impostos. "Não podemos permitir isso independentemente de qualquer bandeira política, é um assalto à consciência nacional. É preciso buscar novamente a ética republicana no país." (CS)

ESPECIALISTA - Dr. Thiago Duarte (PDT destacou a aprovação de projeto que cria cargos de especialidades médicas, que segundo ele é fundamental, reconhecendo a atuação dos bons médicos. Em relação aos demais servidores da área da saúde, informou que o prefeito José Fortunati criou no dia 5 de maio um grupo de trabalho. Sobre a possibilidade de maus médicos serem beneficiados, disse que os maus profissionais devem ser denunciados. (VBM)  

PREFEITO - Idenir Cechim (PMDB) registrou encontro dos vereadores do PMDB na casa do vereador Professor Garcia. Disse que um dos assuntos tratados foi a sucessão municipal de Porto Alegre. Informou que os seis vereadores reafirmaram o compromisso com o projeto que elegeu José Fogaça e que está tendo continuidade com José Fortunati, mas que, se o partido vier a ter um candidato próprio, foi decidido, por unanimidade, que será o vereador Sebastião Melo. Cechim também lamentou que os recursos públicos aplicados em projeto do Ceitec estão sendo roubados. (VBM)

TÁXIS - Engenheiro Comasssetto (PT) disse que a decisão política de instalar um projeto da magnitude do Ceitec em Porto Alegre foi correta e isto se deve ao governo Lula. Afirmou que, se há problemas, que estes sejam apurados. Também  falou sobre outro tema: os táxis da capital. Observou que há algumas premissas diferentes das publicadas na imprensa. Lembrou que o serviço de táxis é uma concessão e que a maioria é de proprietários de um veículo. Destacou, ainda, que os serviços são muito bem prestados à população. (VBM
 
PREJUÍZOS - João Dib (PP) leu um pensamento de Rui Barbosa, que segundo ele, retrata o momento que vive o país, de obscuridade. Disse que o governo e o Congresso Nacional têm gente com culpa. Governo onde Jose Sarney predomina. Destacou que não é possível ser otimista num país onde o povo sofre porque os responsáveis pelos serviços cuidam apenas de si. Observou que as operações financeiras obscuras praticadas, como a aquisição de dólares no mercado nacional, estão gerando prejuízos bilionários que são pagos pelo povo. (VBM)

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)