Plenário

Lideranças

João Antonio Dib Foto: Elson Sempé Pedroso
João Antonio Dib Foto: Elson Sempé Pedroso

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária de hoje (19/5) os vereadores trataram dos seguintes temas:

PALOCCI - João Dib (PP) criticou a blindagem do governo ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, no episódio envolvendo o crescimento patrimonial dele. "Palocci está sendo defendido pelo pior dos brasileiros, José Sarney, o mesmo que gastou R$ 24 mil num jantar e depois mandou a conta para o Senado pagar." Para Dib, não querem ouvir Palocci porque o ministro não tem como explicar a evolução de seu patrimônio em tão pouco tempo. "Agora tenho certeza que Palocci é culpado." (MAM)

FREIXO - Fernanda Melchionna (PSOL) convidou os vereadores a participarem de Sessão Solene amanhã, às 15h, para entrega da comenda Porto do Sol ao deputado carioca Marcelo Freixo. Observou que Freixo é um dos principais responsáveis pelo debate que resultou numa CPI para investigar a atuação de milícias nas favelas do Rio e dos males causados por estes grupos à sociedade. "O trabalho de Freixo tem contribuído para que a discussão sobre estes grupos seja feita em outras regiões do país, cujas raízes da violência são as mesmas do Rio. (MAM)

ESCOLA - Idenir Cecchim (PMDB) ironizou a situação do PT frente as denúncias feitas contra integrantes do governo federal. Segundo ele, "a Casa Civil é uma escola de mestrado sobre corrupção", ensinando como desviar dinheiro público. "Primeiro foi o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, acusado de desvio de dinheiro. Depois, a assessora Erenice Guerra, também envolvida em escândalo. Agora o Palocci.", disse Cecchim. Para ele, "os discípulos do PT aprenderam rápido". "Lamento, as pessoas querem saúde, educação e segurança." (CS)

LAMENTO - Carlos Todeschini (PT) - lamentou o discurso de lideranças do vereador João Dib ao recriminar e segundo ele, julgar, a conduta do ministro Antonio Palocci. "Não posso deixar passar em branco a postura lamentável do vereador querendo julgar e punir uma pessoa série e que ajudou a milhares de brasileiros a saírem da pobreza", registrou. De acordo com Todeschini, atitudes como essa são claras de homens que apoiaram a ditadura no passado. "Ninguém pode esquecer as atrociadades da ditadura e da forma como eles investigavam as pessoas. Se há denúncias, que elas sejam apuradas dentro dos procedimentos republicanos", frisou. (ES)

ATIVIDADES - Professor Garcia (PMDB) - anunciou sua presença no lançamento nacional da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano com a prsença de vários deputados federais. "Quero parabenizar a todos por essa tentativa de conscientizar a população de que a atividade física é uma ação profilática preocupada com a saúde", afirmou. Segundo Garcia, está na hora, inclusive, de fazer uma longa discussão com os planos de saúde para que eles incluam a atividade física em seus convênios, permitindo os descontos e em academias. "Cada vez mais precisamos atuar e mostrar que a atividade física serve como prevenção". (ES)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)