Plenário

Lideranças

No período destinado a Lideranças na sessão ordinária desta quinta-feira (15/5) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

JOGO – Alceu Brasinha  (PTB) iniciou seu pronunciamento com um trecho da música de Benito de Paula - “Tudo está no seu lugar, graças a Deus” -, para comentar a derrota do Sport Club Internacional na noite de quarta-feira (14/5) em Recife. Ele disse estar preocupado com os torcedores do Internacional, mas que tudo tem seu momento. Disse também que o Grêmio ensina o caminho para ser um grande campeão. (RT)

ASSASSINATO – Para José Ismael Heinen (DEM), a Guarda Municipal e Brigada Militar não deveriam usar a farda para obter a isenção do transporte coletivo. "Todo trabalhador recebe o vale-transporte, inclusive os oficiais do Exercito Brasileiro. Nesta semana perdemos mais um trabalhador por estar fardado e tentar evitar um assalto a um posto de gasolina com motoqueiros de capacete”. Para ele, se a lei que proíbe o uso de capacetes em estabelecimentos, de sua autoria, já estivesse vigorando essa vida poderia  ter sido poupada.(RT)

LEIS – João Antonio Dib (PP) comentou que em maio de 1948 foi elaborado documento em Bogotá sobre a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem que, se cumprido, muitas outras leis não seriam necessárias. "O artigo 37 deste documento diz que toda pessoa tem o dever de trabalhar, dentro de suas capacidades e possibilidades, a fim de obter os recursos para a sua subsistência". Lembrou que o governo Federal adotando o bolsa-familia, tira o dever do trabalho e a possibilidade de ter uma vida digna. "O trabalhador ao receber um pequeno benefício acaba não tendo o direito de trabalhar". (RT)

SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) informou que representou a Câmara em reunião da Comissão que trata dos assuntos da saúde no Estado. "Conversamos sobre as unidades de saúde da zona leste do Partenon que não foram municipalizadas quando o Porto Alegre passou a ter, quase totalmente, gestão na área da saúde". Segundo Dr. Raul, houve proposta do Estado para que haja a municipalização das unidades. Uma nova reunião para que o secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, avalie a questão será marcada para breve, conforme comunicou o vereador, que mostrou posicionamento favorável à proposta. (TG)

DEMOCRACIA - Professor Garcia (PMDB) parabenizou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pela passagem do aniversário de 63 anos da sigla. Comunicou também que no dia 26 de maio, o secretário municipal de saúde, Eliseu Santos, virá a Câmara Municipal para o período de comparecimento. Além disto, elogiou o Governo Municipal pela realização das assembléias do Orçamento Participativo na cidade. "Em todas a plenárias do OP houve um acréscimo de participação popular. Ele está mais forte e ativo", registrou, ao defender que a democracia popular é um dos grandes legados de Porto Alegre. (ES)

FÓRUM - Margarete Moraes (PT) considerou que o único jornal que repercutiu com dignidade a realização do fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, foi o Jornal do Comércio. Ressaltou palestra de Orlando Strambi, com o tema Planejamento e Mobilidade Sustentável, destacando a importância de as soluções para as cidades serem estudadas sem preconceitos. Falou ainda de sua preocupação com a construção de vários empreendimentos na Zona Sul “sem a mínima preocupação com a malha viária”. Comentou também a realização de debate sobre exploração sexual infantil, proposta pela Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. (RA)
 
ESTADO - Cláudio Sebenelo (PSDB) registrou satisfação com a nomeação das vereadoras Margarete Moraes (PT) e Maristela Maffei (PCdo B) como lideres de oposição na Casa. “São dois grandes nomes”, considerou. Falou também sobre o papel do Estado, que segundo ele, pode ser grande e obeso, assim como enxuto e com poder de grandes ações. "O Estado não pode ser mais uma válvula de escape de todas as recessões, sempre absorvendo mão-de-obra ociosa". Na opinião de Sebenelo, a criação de ONGs, Ocips, cooperativas e fundações são apenas formas de se chegar ao estado por vias nocivas. (RA)
 
HOMENAGEM - Maristela Maffei (PCdoB) homenageou a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A vereadora ressaltou se sentir honrada em ser sua companheira política: "Tenho certeza de que este também é sentimento de muitos".  A vereadora leu ainda texto publicado na Folha de São Paulo, que trata sobre meio ambiente e disse considerar um absurdo que muitos levantam bandeiras vendendo o solo brasileiro. “Que venha a reforma política para não mais convivermos com corruptos que vendem nossa Pátria”. (RA)

CONVOCAÇÃO – Aldacir Oliboni (PT) criticou o vice-prefeito e secretário da Saúde, Eliseu Santos, que foi várias vezes convidado a comparecer na Casa para esclarecer algumas ações pertinentes a sua pasta. “Ele não vem e não dá satisfação”. Disse que na ultima terça-feira, Eliseu foi convocado para explicar o porquê de não estar pagando os laboratórios conveniados ao SUS. “A rede conveniada diz à população ser o gestor que não está repassando verbas e por isso falta a prestação de serviço”. Oliboni falou ainda que o município, quando efetua pagamento, repassa apenas 80% do que deve. (RA)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)