Lideranças
No período destinado a Lideranças na sessão ordinária desta quinta-feira (15/5) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
JOGO Alceu Brasinha (PTB) iniciou seu pronunciamento com um trecho da música de Benito de Paula - Tudo está no seu lugar, graças a Deus -, para comentar a derrota do Sport Club Internacional na noite de quarta-feira (14/5) em Recife. Ele disse estar preocupado com os torcedores do Internacional, mas que tudo tem seu momento. Disse também que o Grêmio ensina o caminho para ser um grande campeão. (RT)
ASSASSINATO Para José Ismael Heinen (DEM), a Guarda Municipal e Brigada Militar não deveriam usar a farda para obter a isenção do transporte coletivo. "Todo trabalhador recebe o vale-transporte, inclusive os oficiais do Exercito Brasileiro. Nesta semana perdemos mais um trabalhador por estar fardado e tentar evitar um assalto a um posto de gasolina com motoqueiros de capacete. Para ele, se a lei que proíbe o uso de capacetes em estabelecimentos, de sua autoria, já estivesse vigorando essa vida poderia ter sido poupada.(RT)
LEIS João Antonio Dib (PP) comentou que em maio de 1948 foi elaborado documento em Bogotá sobre a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem que, se cumprido, muitas outras leis não seriam necessárias. "O artigo 37 deste documento diz que toda pessoa tem o dever de trabalhar, dentro de suas capacidades e possibilidades, a fim de obter os recursos para a sua subsistência". Lembrou que o governo Federal adotando o bolsa-familia, tira o dever do trabalho e a possibilidade de ter uma vida digna. "O trabalhador ao receber um pequeno benefício acaba não tendo o direito de trabalhar". (RT)
SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) informou que representou a Câmara em reunião da Comissão que trata dos assuntos da saúde no Estado. "Conversamos sobre as unidades de saúde da zona leste do Partenon que não foram municipalizadas quando o Porto Alegre passou a ter, quase totalmente, gestão na área da saúde". Segundo Dr. Raul, houve proposta do Estado para que haja a municipalização das unidades. Uma nova reunião para que o secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, avalie a questão será marcada para breve, conforme comunicou o vereador, que mostrou posicionamento favorável à proposta. (TG)
DEMOCRACIA - Professor Garcia (PMDB) parabenizou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pela passagem do aniversário de 63 anos da sigla. Comunicou também que no dia 26 de maio, o secretário municipal de saúde, Eliseu Santos, virá a Câmara Municipal para o período de comparecimento. Além disto, elogiou o Governo Municipal pela realização das assembléias do Orçamento Participativo na cidade. "Em todas a plenárias do OP houve um acréscimo de participação popular. Ele está mais forte e ativo", registrou, ao defender que a democracia popular é um dos grandes legados de Porto Alegre. (ES)
FÓRUM - Margarete Moraes (PT) considerou que o único jornal que repercutiu com dignidade a realização do fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, foi o Jornal do Comércio. Ressaltou palestra de Orlando Strambi, com o tema Planejamento e Mobilidade Sustentável, destacando a importância de as soluções para as cidades serem estudadas sem preconceitos. Falou ainda de sua preocupação com a construção de vários empreendimentos na Zona Sul sem a mínima preocupação com a malha viária. Comentou também a realização de debate sobre exploração sexual infantil, proposta pela Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. (RA)
ESTADO - Cláudio Sebenelo (PSDB) registrou satisfação com a nomeação das vereadoras Margarete Moraes (PT) e Maristela Maffei (PCdo B) como lideres de oposição na Casa. São dois grandes nomes, considerou. Falou também sobre o papel do Estado, que segundo ele, pode ser grande e obeso, assim como enxuto e com poder de grandes ações. "O Estado não pode ser mais uma válvula de escape de todas as recessões, sempre absorvendo mão-de-obra ociosa". Na opinião de Sebenelo, a criação de ONGs, Ocips, cooperativas e fundações são apenas formas de se chegar ao estado por vias nocivas. (RA)
HOMENAGEM - Maristela Maffei (PCdoB) homenageou a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A vereadora ressaltou se sentir honrada em ser sua companheira política: "Tenho certeza de que este também é sentimento de muitos". A vereadora leu ainda texto publicado na Folha de São Paulo, que trata sobre meio ambiente e disse considerar um absurdo que muitos levantam bandeiras vendendo o solo brasileiro. Que venha a reforma política para não mais convivermos com corruptos que vendem nossa Pátria. (RA)
CONVOCAÇÃO Aldacir Oliboni (PT) criticou o vice-prefeito e secretário da Saúde, Eliseu Santos, que foi várias vezes convidado a comparecer na Casa para esclarecer algumas ações pertinentes a sua pasta. Ele não vem e não dá satisfação. Disse que na ultima terça-feira, Eliseu foi convocado para explicar o porquê de não estar pagando os laboratórios conveniados ao SUS. A rede conveniada diz à população ser o gestor que não está repassando verbas e por isso falta a prestação de serviço. Oliboni falou ainda que o município, quando efetua pagamento, repassa apenas 80% do que deve. (RA)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)