Grande Expediente/Comunicações
Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (6/3) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
DENGUE - Aldacir Oliboni (PT) fez um apelo ao secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, para que resolva o problema dos agentes de combate à dengue. Segundo ele, o governo municipal comete um erro grave ao dispensar os agentes responsáveis pelo controle da doença no município. Oliboni observou que são 300 profissionais sob risco de perder o emprego. "O Executivo precisa enviar à Câmara projeto de lei que garanta a renovação dos contratos dos agentes", pediu. (MAM)
RUA - Nilo Santos (PTB) lamentou que o problema dos pedintes nas esquinas da cidade se mantenha."É algo que nos constrange, pois os achaques são constantes." Nilo disse que todos os órgãos municipais têm o dever de se envolver para tentar solucionar o problema." Citou caso que presenciou na noite de quarta-feira (5/3), quando uma mulher deixou, no canteiro da avenida, um bebê de três meses no colo de uma criança de quatro anos e foi para a esquina da Ipiranga com a 3ª Perimetral achacar os motoristas. "E ela estava lá com jeito de quem queria dinheiro para comprar drogas." (MAM)
MOTOS Eloi Guimarães (PTB) afirmou que a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (CUTHAB) está tratando de assunto que merece atenção da população. "Os dados de acidentes com motos cresce diariamente, e para tentar combater este problema a Comissão convidou partes interessadas para debaterem a questão". Na opinião de Elói, leis existem, mas, além de não serem cumpridas, é necessário uma conscientização e educação de quem utilizam as motocicletas e dos automóveis que circulam nas vias públicas. O trânsito é a guerra que já matou mais do que todas as guerras, afirmou. (RT)
RECURSOS João Dib (PP) lembrou que repasses de R$ 38 milhões para a saúde foram só para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e o Hospital de Clínicas (HCPA) e não para outros órgão da área que também necessitam. Dib disse que afirma e reafirma que, quando o presidente Lula assumiu o governo, o município passou a receber menos recursos da União. "Porto Alegre está sendo mais exigida e com menos verba. Recebemos menos no governo Lula do que em outros governos, afirmou. Para o vereador é preciso repetir o assunto até que todos entendam que as verbas foram apenas para alguns órgãos. (RT)
MINISTRO Nereu DAvila (PDT) afirmou que o ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT) não beneficiou o partido em nenhum momento, como vem sendo divulgado nos meios de comunicação. "A grande imprensa mentiu afirmando que Lupi teria beneficiado o PDT, o que não é verdade". Conforme o vereador, não é preciso ser presidente, ministro ou militante para beneficiar o partido: "Basta ser corrupto, e o ministro Lupi mostrou que é um homem íntegro", disse. Nereu argumentou ainda que todos devem ter coragem de rebater o jornalismo mentiroso que destrói vidas e carreiras políticas quando não diz a verdade. (RT)
IMPRENSA - "Se tem alguém que não pode falar sobre proteção por parte da imprensa e gastos com publicidade é o PT. Quando administrava Porto Alegre, gastavam verdadeiras fortunas com programas como o Cidade Viva. A afirmação foi feita por Luiz Braz (PSDB) ao considerar que o programa servia como base de sustentação para as eleições. Usavam o dinheiro da prefeitura para isso. Eles pagavam regiamente todas as empresas de comunicação da cidade, salientou. Na opinião de Braz, os vereadores do PT não deveriam usar a tribuna para reclamar sobre coisas que já os beneficiou no passado. (RA)
MULHERES - José Ismael Heinen (Dem cumprimentou as mulheres pelo Dia Internacional a ser comemorado no próximo dia 8. Em nome das vereadoras da Casa, cumprimento todas as mulheres do Brasil. Comentou ainda sobre vários projetos de sua autoria que visam a segurança nas ruas da Capital. Esta é a semana da conscientização do uso da faixa de segurança e todas as escolas estão tratando deste tema, afirmou. O vereador também comentou sobre projeto seu que trata do uso de capacetes pelos motociclistas. Este aguarda analise do prefeito, mas acredito que deva ser sancionado em breve. (RA)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
regina Andrade (reg. prof. 8423)