Plenário

Lideranças

Vereador Mauro Zacher Foto: Pedro Revillion
Vereador Mauro Zacher Foto: Pedro Revillion

Nos tempos de Liderança da sessão desta quarta-feira (24/6), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

PAZ - Adeli Sell (PT) convidou os colegas para acompanharem a visita do presidente Lula à Vila Pinto, onde lançará o programa Territórios da Paz. Adeli destacou a importância do programa, que, segundo ele, pretende conferir mais segurança e tranquilidade à cidade, combatendo o crime organizado e a drogadição. O vereador também disse que seu partido não é contrário aos Portais da Cidade, mas sim ao projeto original para sua implantação. De acordo com Adeli, se a prefeitura abandonar a "triste ideia" de construir portais no Largo Zumbi dos Palmares e na Cairu, o PT estará disposto a dialogar sobre esse assunto. (CB)

RETROCESSO - Mauro Zacher (PDT) propôs uma moção de repúdio à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de absolver duas pessoas que teriam pagado para fazer sexo com adolescentes, sob o argumento de que essas jovens já se prostituíam. Conforme Zacher, trata-se de medida contrária ao Estatuto da Criança e do Adolescente e um retrocesso para a luta contra a exploração sexual. "Trata-se de um equívoco do STJ", disse. Zacher ainda lamentou a crescente onda de escândalos envolvendo o Senado, transformado em "uma verdadeira caixa-preta". (CB)

IMORALIDADE - João Dib (PP) definiu o Congresso como "uma imoralidade só". Na sua opinião, José  Ribamar de Araújo Costa (José Sarney) é "o pior brasileiro existente e o culpado por trás de todos os malefícios" no Legislativo federal. Conforme Dib, merece elogio o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), que pediu a Sarney que se licenciasse, para dar condições de investigação ao Senado, onde é, de acordo com Dib, o maior envolvido no escândalo dos atos secretos que beneficiaram parentes de parlamentares. (CB)

DILMA - Valter Nagelstein (PMDB) lamentou o cancelamento, mais uma vez, da reunião da ministra Dilma Rouseff com o prefeito José Fogaça e diversas autoridades para tratar da destinação de recursos a projetos visando à melhoria dos transportes e da mobilidade urbana em Porto Alegre. "Quero renovar o apelo para que a ministra se sensibilize com essa questão e se alie ao propósito de destinar recursos para as obras", disse. Nagelstein também condenou a prática de atos secretos pelo Senado, que, na sua opinião, "fere de morte" a concepção de República democrática. (CB)

SENADO - Airto Ferronato (PSB) disse que o Senado, por conta dos sucessivos escândalos nos quais está envolvido, tornou-se uma instituição política desnecessária. "A mais alta corte política do país nos dá exemplos que denigrem a imagem do Poder Legislativo." Ferronato também convidou os vereadores e o público em geral a participarem amanhã, às 9h, de reunião do Plano Diretor sobre o projeto de revitalização do Cais Mauá. Conforme ele, o projeto será apresentado por Maurenio Stortti na sala da Cefor (3° piso da Câmara). (MAM)

PRESIDENTE - Engenheiro Comassetto (PT) destacou visita do presidente Lula a Porto Alegre, na sexta-feira (26/6), para implantar o projeto Território da Paz. Segundo Comassetto, o projeto envolve municípios, Estado e União com objetivo de integrar comunidades carentes às ações do Estado para o enfrentamento dos problemas decorrentes da falta de segurança. O vereador também informou que uma delegação de representantes de creches e ONGs que trabalham com serviço social, na Capital, e pedem a abertura de diálogo com o Executivo para que Município conceda reajuste que permita às entidades cobrir custos mínimos de manutenção, para que possam continuar funcionando. (CS)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)