Plenário

Comissão Representativa: Lideranças / Comunicações

Nos tempos de Liderança e Comunicações da reunião da comissão representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (14/7), os vereadores abordaram os seguintes temas:

SUPERLOTAÇÃO - Dr Raul (PMDB) destacou a superlotação dos hospitais da Capital. “Temos hoje 300% de ocupação acima da capacidade nas emergências”, disse. “É um problema dos últimos 25 anos.” Conforme Dr. Raul, hospitais vêm sendo fechados e há carência de leitos e vagas nas emergências. Na sua opinião, a possibilidade resolução do problema passa pela criação das Unidade de Pronto-Atendimento (UPAs), que poderão atender muitas das pessoas que hoje superlotam as emergências. Ele lembrou que sempre defendeu essa modalidade de atendimento e comemorou a construção da primeira UPA, na Zona Norte. (CB)

LIVROS - Toni Proença (PPS) comemorou o fato de o Plano Municipal de Incentivo ao Livro e à Leitura estar sendo construído por um Grupo de Trabalho determinado pelo prefeito e do qual faz parte a Frente Parlamentar do Livro e da Leitura da Câmara Municipal. Segundo Toni, esse GT vem construindo um grande debate e um plano que se ajuste ao Plano Federal de Incentivo ao Livro e à Leitura. Nos trabalhos, conforme o vereador, estão sendo ouvidas comunidades de todas as 17 regiões do Orçamento Participativo, tendo sido encontrados temas recorrentes, como o fechamento das bibliotecas escolares à noite. (CB)

SÃO JORGE - Professor Garcia (PMDB) agradeceu a comunidade e ao padre da Igreja São Jorge por ter lhe trazido de Roma a benção papal com seu nome. “São pequenos gestos que nos sensibilizam”, disse. O vereador lembrou que, há 11 anos, um projeto de sua autoria colocou a Festa e a Procissão de São Jorge no Calendário Oficial de Porto Alegre. O evento reúne milhares de pessoas, de acordo com Garcia. O vereador ainda festejou o fato de a Lotação Ipanema estar funcionando normalmente depois de a comunidade e seu gabinete ter se mobilizado para resolver o problema. (CB)

ECA - Maria Celeste (PT) lembrou que, em 13 de julho, há 21 anos, foi o criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), resultado da luta dos movimentos sociais, entidades privadas e públicas. “Conseguiram inovar e trazer uma nova legislação no que tange a criança e o adolescente, a Lei 8.069, que trouxe avanço e novo paradigma”, disse, lembrando que, até então, existia somente o Código de Menores. Em decorrência do ECA, de acordo com Celeste, foram criados  conselhos nas diversas esferas e os conselhos tutelares. Nesse cenário, a vereadora citou o trabalho da Cedecondh, que instalou uma jornada de enfrentamento da exploração de crianças e jovens. (CB)

CORRUPÇÃO - João Antônio Dib (PP) comentou sobre notícia dizendo que na Índia estão sendo tomadas medidas drásticas no sentido de combater a corrupção. “Se aqui esta medida fosse implantada, Sarneys, Calheiros e Barbalhos, com certeza achariam uma maneira de se safarem”, disse o vereador. Ele defende a necessidade de se fazer um estudo para saber quem é o maior corruptor, se o corrupto ou o corruptor. “Sabemos que o corruptor muitas vezes é pressionado, ou ele faz ou não tem chance”. Dib também falou sobre o salário dos policiais. “Como podem ser honestos com o que ganham mensalmente”, questionou. (RA)

VISITA - Dr. Thiago Duarte (PDT) relatou visita a Fortaleza onde conheceu a informatização na Secretaria Municipal da Saúde desta cidade. “Com este novo sistema é possível organizar e controlar o número de leitos tanto nas UTI´s como clínicos disponíveis”, disse ao ressaltar que ficou impressionado com o grau de profissionalismo e clareza da iniciativa. “Pretendo tratar deste assunto aqui na Comissão de Saúde”, prometeu. “Eles também tratam do planejamento familiar de forma especial”, relatou comunicando que hoje já foram feitos mais de 3.500 implantes sub-cutâneos com o objetivo de controlar a natalidade. (RA)
 
GRIPE - Dr. Raul (PMDB) falou da necessidade de medidas em relação a prevenção das doenças respiratórias. “Há dois anos tivemos uma epidemia com milhares de casos de Gripe H1N1 aqui em Porto Alegre”. Na opinião do vereador, foi uma experiência muito grande para quem trabalha na área da saúde. “Tive a oportunidade de participar desta experiência”, disse ele lembrando que, de cada dez pacientes, sete apresentavam sinal da Gripe A. Dr. Raul disse que hoje os hospitais estão num momento de observação e a Secretaria da Saúde em alerta. “Temos que diminuir a circulação deste vírus”, enfatizou. (RA)

RUAS - Alceu Brasinha (PTB) pediu alterações em três vias de Porto Alegre nais quais ele constatou problemas: rua Ramiro Barcellos, avenida Sertório e 3ª Perimetral. Segundo ele, a Ramiro não pode ter estacionamento nos dois lados no trecho entre a Osvaldo Aranha e a Independência, pois sobra apenas uma faixa no centro para o tráfego. "Os corredores de ônibus da Sertório e da Perimetral precisam ser abertos para os demais veículos, pois estão sempre vazios." (MAM)

CONTÊINERES - Nelcir Tessaro (PTB) lamentou que já no primeiro dia vândalos tenham atacado os contêineres para recolhimento de lixo na Capital. Para ele, é preciso trabalhar a educação da população mostrando a importância dos equipamentos para a cidade. Tessaro também convidou os servidores da segurança pública a participarem do Feirão da Casa Própria, no cais do porto, até o dia 17. "Há condições especiais para os servidores, com dispensa de cadastro no SPC e Serasa." (MAM)

TRÃNSITO - DJ Cassiá (PTB) informou que apresentará projeto de lei para obrigar veículos pessados, como ônibus, lotações e caminhões, a trafegarem exclusivamente pela faixa da direita nas vias da cidade. "Um veículo lento trafegando em qualquer faixa congestiona todo o trânsito. Impede, por exemplo, o socorro rápido por uma ambulância." Sobre a 3ª Perimetral, Cassiá afirmou que se trata de um elefante branco, cheia de sinaleiras e com engarrafamentos constantes. (MAM)

VANDALISMO - João Dib (PP) lamentou os atos de vandalismo registrados nesta madrugada contra os recém instalados contêineres para recolhimento de lixo na cidade. Para ele, as pessoas têm de participar mais, denunciando quem faz este tipo de coisa. "Será que ninguém viu a ação destas pessoas? É preciso chamar a Polícia e prender estes elementos." Quanto à 3ª Perimetral, Dib reiterou que não há necessidade de haver corredor de ônibus na via. (MAM)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof 8423) 
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)