Plenário

Lideranças

Nos discursos de Lideranças, os vereadores trataram hoje (8/6) dos seguintes assuntos:

CRACK - Paulinho Rubem Berta (PPS) parabenizou a RBS pela campanha "Crack, nem pensar", que busca conscientizar sobre os perigos da droga. Disse que vai se engajar na campanha e observou que sua luta contra as drogas já dura 20 anos na comunidade do bairro Rubem Berta. Parabenizou também o governo do Estado por lançar programa sócioeducativo, amanhã, pelo qual serão investidos R$ 4 milhões na recuperação de jovens viciados. "70% dos jovens envolvidos com drogas acabam retornando ao vício. O programa buscará reduzir este índice." (MAM)

FINANCIAMENTO – Mauro Zacher (PDT) disse estar preocupado com os estudantes que contrataram financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) e que não estão conseguindo saldar suas dívidas. Para  tentar resolver estes problemas a Comissão de Educação e Cultura (CECE) da Câmara Municipal realizará amanhã  uma reunião junto  com estudantes endividados e a CEF para parcelar, diminuir os juros ou tentar alguma outra alternativa que amenize e situação. “Os jovens querem estudar, contratam financiamentos e quando termina o curso além de não conseguirem emprego não conseguem verba para quitar suas dívidas”, argumentou.(RT)

PROJETO – Luiz Braz (PSDB) entende que "o projeto sobre operação consorciada que votamos deve ser bem esclarecido". Não votaremos, afirmou Braz, um PDDUA para cada região, e sim possibilidade de que determinado bairro tenha operação diferenciada de acordo com suas necessidades. Segundo ele, a aprovação deste projeto oferecerá operações diferenciadas para o crescimento das regiões mais abandonadas. “Não é um plano diretor regionalizado por bairros”, argumentou (RT)

TRANSPORTE - Ao comentar a situação do transporte público em Porto Alegre, o Engenheiro Comassetto (PT) afirmou que a Comissão que trata desse tema na Casa recebeu, em reunião do dia 2/6, dezenas de reclamações e denúncias de usuários de ônibus de várias regiões da Capital. Sobre os projetos Portais da Cidade e Linha 2 do Metrô, o vereador convidou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, para participar de uma discussão: “Por que não se debate os dois projetos para que a população saiba o que são?” Comassetto elogiou posicionamento de vereadores do PMDB favoráveis à instalação de CPI para investigar denúncias sobre o governo Yeda, lembrando, porém, que o senador Pedro Simon (PMDB) tem feito campanha contra. (CK)

EDUCAÇÂO – DJ Cassiá (PTB) falou da importância da implantação da Escola Técnica da Ufrgs na zona leste da capital. Segundo o vereador, o jovem brasileiro só consegue chegar ao segundo grau, e não tendo dinheiro pra pagar cursinho, não presta vestibular. “Aqueles que conseguem fazer faculdade saem com diploma mas não conseguem trabalhar porque não têm qualificação”. Cassiá parabenizou o governo municipal, que teria confirmado esta semana a liberação de área no Partenon para a construção da Escola Técnica. O vereador disse estar feliz em saber que juntos os governos municipal e federal buscam a melhoria da educação. (CK)

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) comentou fala de Haroldo de Souza (PMDB) em que este listava “os inúmeros recursos para 2014”, quando Porto Alegre recebe jogos da Copa do Mundo. “Possivelmente, os atingidos [pelos recursos] não serão os trabalhadores, que precisam de emprego, de saúde”, disse Oliboni, engrossando a indagação de Haroldo quando este perguntou por que não se constrói um hospital na capital. “Discutimos os 30 dias da copa, mas não discutimos o amanhã desses 30 dias”, afirmou Oliboni. Segundo o vereador, a população precisa de um centro de atendimento especializado: “Quero o apoio dos colegas à emenda que vamos apresentar ao Plano Plurianual para a construção de um novo hospital público na capital”. (CK)

Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)