Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (10/3) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

TRÂNSITO – João Dib (PP) disse estar preocupado com o caos do trânsito na cidade. "Porto Alegre é a única capital que aumentou o número das carroças. Param em locais proibido, para coletar ou selecionar lixo, em horário de pico e ninguém faz nada". Quanto as faixas de segurança, Dib afirmou que em sua gestão de prefeito mandou colocar blocos de cimento preto e branco como sinalização. "A durabilidade dos blocos de concreto é de aproximadamente 10 anos. Se usassem esse tipo de faixa de segurança a prefeitura economizaria em muito", afirmou. (RT)

LICITAÇÕES – Dr. Goulart (PTB) disse defender que as bancas de revistas obtenham seus espaços de propaganda através de licitações. "Caso contrário, qualquer pessoa poderá utiliza-lo da maneira que desejar, sem controle". Na opinião do parlamentar licitação é o método legal que existe para controlar as corrupções as negociatas. "Sem ela qualquer um faz sua negociação sem punição. Devemos proteger o nosso comércio. Vamos defender as licitações”, ressaltou. (RT)

PROPAGANDA – Margarete Moraes (PT) afirmou que o governo Fogaça continua fazendo propaganda enganosa. "Com relação a iluminação pública da cidade, o que vem sendo veiculado não é deste ano e sim dos três anos e meio de governo". Margarete disse que Porto Alegre nunca esteve tão abandonada como atualmente. "A prefeitura deixa primeiro os problemas se agravarem e depois leva para a iniciativa privada consertar". Lamentou que o secretário Beto Moech tenha criticado a aprovação de projeto de sua autoria e de Haroldo de Souza (PMDB) que trata da poluição visual da cidade. "Quem não tem cuidado da poluição visual da cidade é o próprio secretário", afirmou. (RT)

PESQUISA – Luiz Braz (PSDB) comentou sobre pesquisa sobre a corrida para a prefeitura de Porto Alegre. "A pesquisa mostra que o prefeito Fogaça se encontra 27% na frente do segundo colocado". Na opinião de Braz a população não deve estar dando credibilidade aos discursos feitos pelos vereadores da oposição. "Porto Alegre começa uma nova trajetória com o projeto Reluz, a construção do Centro Popular de Compras (CPC) e a população está acreditando no que está observando", disse. "Prova disso é o alto índice de aprovação do governo Fogaça nas pesquisas". (RT)

GRUPO - Para Neuza Canabarro (PDT) Porto Alegre precisa de um grupo operacional de trabalho que trate de questões relacionadas à área da educação. "Faltam vagas para o ensino fundamental na Cidade. Isso me preocupa muito", disse a vereadora. “Estamos na era do virtual, mas nós do PDT temos convicção de que somente através da educação se pode dar aprendizado aos alunos”. Informou que hoje Porto Alegre tem 400 mil alunos nos bancos escolares. “Isto é preocupante”, ressaltou. (RA)

PESQUISA – Maristela Maffei (PCdoB) comentou pesquisa da Revista Voto. "Nada está definido em Porto Alegre em relação a candidaturas à prefeitura da Capital. O nosso partido está tranqüilo, trabalhando com muita coerência e não precisamos de interlocutor”, disse. Maristela lamentou ainda o estado de precariedade em ruas localizadas nos bairros Restinga e Baltazar de Oliveira Garcia. “Se alguém quiser acompanhar o meu raciocínio que pegue um ônibus, vá até estes locais e constate o caos”. (RA)

ILUMINAÇÃO – Professor Garcia (PMDB) informou que Porto Alegre terá a totalidade da rede de iluminação publica renovada. “Nunca antes na história da Cidade isto aconteceu”. De acordo com o vereador serão disponibilizadas 80 mil lâmpadas novas com um custo 35% inferior. “Em onze meses a cidade terá toda rede renovada”. Informou ainda que na próxima semana será inaugurado o Conduto Álvaro Chaves. “Contamos com a presença de todos os 36 vereadores, pois esta é uma obra da cidade e para a população porto-alegrense”. Considerou que esta obra resolverá os problemas de alagamentos na Zona Norte da Capital. (RA)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)