Lideranças
Os discursos de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (26/9) da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:
IDOSOS - Waldir Canal (PRB) pediu aos colegas vereadores que aprovem projeto de sua autoria que trata do envelhicmento ativo. Lembrou que a Capital possui 200 mil idosos e que esta parcela da população não tem políticas públicas. "Vemos políticas para crianças e jovens, mas quase nada para os idosos." Canal defendeu também a criação de uma secretaria municipal para o idoso, como já existe em cidades como Bagé e Rio de Janeiro. "No Rio, a Secretaria do Idoso funciona muito bem." (MAM)
BULLYING - Ao ouvir relato da estudante Gabrielly, da Escola Municipal Antônio Giudice, do Humaitá, sobre a morte de um colega, Mauro Zacher (PDT) lembrou que é de sua autoria projeto que virou lei na cidade prevendo o combate ao bullying. Observou que o caso citado pela estudante foi do jovem Mateus, que, cansado de sofrer bullying, decidiu reagir com as próprias mãos e acabou sendo morto com um tiro próximo da escola. "Mateus reclamou na escola, disse aos pais que vinha sendo ameaçado. Era forte, mas quando decidiu se defender das ameaças que sofria, levou um tiro certeiro." (MAM)
ESTUDANTE - Airto Ferronato (PSB) saudou os alunos da Escola Municipal Antônio Giudice, do bairro Humaitá, que participaram hoje da Sessão Plenária do Estudante. Destacou que a atividade foi proposta por ele, em 1991. "Lá se vão 20 anos que se realiza aqui. Já foi encaminhada a outros parlamentos em todo o país." Para Ferronato, a Sessão do Estudante é importante porque permite aos jovens discutir os problemas de sua cidade, encaminhando propostas e pedidos ao Executivo. "Foi uma das melhores propostas que apresentei na Câmara." (MAM)
ELOGIOS - Alceu Brasinha (PTB) fez comparativo entre a administração petista e atual no Município de Porto Alegre. Foram 16 anos de incompetência, disse o vereador enfatizando que em 16 anos o PT poderia ter feito muito mais por Porto Alegre. Elogiou iniciativas da Smov, da Secretaria da Saúde e do Demhab. São seis anos de trabalho espetacular. A cidade está melhor e mais iluminada. Em relação à segurança, Brasinha reconheceu que precisa melhorar. Mas já foi muito pior, completou. (RA)
ORGULHO - Maristela Maffei (PCdoB) disse que sentiu orgulho ao ver a presidente Dilma Rousseff manifestar-se na ONU. Fiquei muito orgulhosa em ver uma mulher feminista de esquerda nos representar na OUN. Falou que em 26 de novembro se comemora o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino e que para marcar a data, registrou pedido de homenagem na Casa. Não posso me furtar de pedir que façamos desse dia uma luta de todos pelo estado palestino que também é nosso irmão. Maffei reconheceu que o ex-presidente Lula começou o processo de reconhecimento dos palestinosl. Agora Dilma solidifica esta postura.(RA)
FILANTRÓPICOS Aldacir Oliboni (PT) cumprimentou o governo do Estado por ter firmado acordo com os hospitais filantrópicos, que prestam pelo menos 64% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o vereador, até 2012 deverão ser aportados R$ 150 milhões no Rio Grande do Sul, via empréstimo, para socorrer os hospitais filantrópicos. Nessa operação, conforme Oliboni, o governo Tarso compromete-se a pagar parte dos juros. O vereador lembrou a importância de fortalecer o atendimento de saúde no Interior, até como forma de diminuir o fluxo de ambulância na Capital. (CB)
FILANTRÓPICOS II - Idenir Cecchim (PMDB) elogiou pronunciamento de Aldacir Oliboni sobre os hospitais filantrópicos. Segundo Cecchim, essas instituições são o estuário da saúde no Interior e até na Capital. Lembrou que muitos pacientes sem convênio e que não conseguem vaga pelo SUS acabam sendo atendidos pelos hospitais filantrópicos. Acho muito bom que o governo ajude nesse empréstimo, mas metade dos juros é pouco perto dos serviços prestados pelos hospitais filantrópicos, afirmou. Cecchim ainda disse ser uma pouca vergonha a máfia das ambulâncias, sinal de corrupção na área da saúde. Há dinheiro para a saúde, mas estão roubando, disse. (CB)
SEGURANÇA - Mauro Pinheiro (PT) garantiu que o governo de Tarso Genro está tomando medidas efetivas para ampliar a segurança pública. Na sua opinião, muito do problema se deve ao sucateamento da Brigada Militar. Pinheiro lembrou que, quando assumiu o cargo de governador, Tarso comprometeu-se a conceder reajuste salarial para a área da segurança. Também segundo o vereador, o Executivo estadual vem implantando o programa Territórios da Paz em bairros com altos índices de criminalidade, como Restinga, Rubem Berta, Morro Santa Tereza e Lomba do Pinheiro.(CB)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)