Plenário

Lideranças

Nos tempos de Lideranças da sessão desta quarta-feira (19/11), os vereadores de
Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

EPTC - Adeli Sell (PT) reclamou da falta de respostas aos pedidos de providências dos
vereadores enviados à Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC). "Isso é uma
afronta e só comprova que a EPTC não existe", disse. Na opinião de Adeli, o
secretário da Mobilidade Urbana poderia ser chamado "de Luís Afonso (Viajando) Sena por
estar sempre em viagem, nos sentidos real e figurado". Uma prova da inoperância da EPTC,
segundo o vereador, é a "bagunça no trânsito de Ipanema" nos finais de semana. Adeli também lamentou a precariedade da limpeza e das lajotas no entorno do Mercado Público e a dificuldade dos vereadores para acessarem os números do Fundo Municipal do Mercado. (CB)

SHOPPING -  José Ismael Heinen (DEM) comemorou a inauguração do Barra Shopping Sul, destacando que o empreendimento gerará mais emprego e desenvolvimento para a cidade. Disse que chamou-lhe a atenção, porém, os aplausos de diversos vereadores contrários ao projeto do Pontal do Estaleiro na festa de abertura. Na sua opinião, o Pontal também trará desenvolvimento e ajudará a Capital a sair do atraso. "Temos responsabilidades com as gerações de hoje e do futuro, oferecendo oportunidades de trabalho", afirmou. Conforme o vereador, somente a existência de imóveis residenciais combinados com comerciais, como prevê o projeto do Pontal, poderá "tornar viva" aquele terreno situado na orla (CB)

PONTAL - Margarete Moraes (PT) sugeriu que todos os vereadores abram seus sigilos bancário e telefônico, assim como, segundo ela, fará sua bancada. "Convidamos a todos a fazerem o mesmo para o bem da Câmara", disse. De acordo com Margarete, "o modo afoito" como o projeto que possibilita a obra do Pontal do Estaleiro foi colocado em votação e sua aprovação desencadearam "um mau momento político" para o Legislativo da Capital. A vereadora exigiu que o prefeito José Fogaça vete totalmente o projeto, "o maior equívoco aprovado pela Câmara nos últimos tempos". Em resposta a José Ismael Heinen (DEM), garantiu que o projeto do Barra Shopping Sul foi aplaudido por sua bancada porque atendeu a todas as exigências do Plano Diretor e contou com contrapartida do empreendedor. (CB)

TORCIDAS - Ervino Besson (PDT) lamentou a morte de Arthur Dallegrave, ex-dirigente do Internacional. "Tenho certeza de que agora ele está num lugar lindo, acompanhando tudo que se passa aqui", afirmou. Besson ainda criticou o comportamento de torcedores de times de futebol na saídas dos jogos, que têm provocado tragédias como a ocorrida no final de recente partida entre Grêmio e Coritiba. "Não bastasse isso, as ameças continuam, e com data marcada", disse. "A grandeza de um time sempre depende da do outro", lembrou. (CB)

TORCEDOR - Alceu Brasinha (PTB) cobrou dos dirigentes do Grêmio uma ação enérgica contra o torcedor que, ao final do jogo contra o Coritiba, no domingo, feriu a tiros três pessoas. "Esta pessoa não tem coragem de aparecer. É um bandido e tem de ser banido da torcida do Grêmio." Para Brasinha, quem age assim não é torcedor e sim um baderneiro que usa o futebol como desculpa para cometer um crime. O vereador cobrou também da Polícia a rápida identificação do autor dos tiros. (MAM)

CAMELÓDROMO - Professor Garcia (PMDB) respondeu às criticas de Adeli Sell (PT) sobre a demora para inauguração do camelódromo. Segundo Garcia, atrasos em obras acontecem e citou como exemplo a 3ª Perimetral, que foi iniciada na gestão do PT e acabou sendo concluída pelo governo atual. "O importante é que a partir de janeiro o Centro Popular de Compras vai mudar a cara do Centro. E tenho certeza que o vereador Adeli vai aprová-lo." Garcia acrescentou que, além do camelódromo, o Centro ganhará outra atração em breve: uma linha de bonde turístico que ligará o Mercado à Usina do Gasômetro. (MAM)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)