Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (26/5) os vereadores trataram dos seguintes  assuntos:

ALIANÇA –Na opinião de Engenheiro Comasseto (PT), acordo firmado com os partidos PSB e PCdoB para a campanha estadual foi um grande ato para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, este é o momento de restabelecer uma postura de irmandade, diálogo e construção de uma grande frente. “Assim se solidifica e constitui essa relação de um projeto em conjunto no sentido de propor para o Rio Grande do Sul alternativas de diálogos com o povo do Estado”, argumentou. (RT)

FUTEBOL –Segundo Tarciso Flecha Negra (PDT) seu lema é a inclusão social através do esporte, educação e lazer. Com essa preocupação, o vereador junto com os vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes  e Habitação (Cuthab) visitaram o Campo da Tristeza, onde crianças jogam futebol, com o objetivo de averiguar os problemas existentes e as necessidades de recuperação desse espaço. Outra preocupação é com a construção desenfreada de prédios nos locais que poderiam ser preservados e construídos campos de futebol para dar oportunidade as crianças mais necessitadas. (RT)

MP – O líder do governo, João Antonio Dib (PP), afirmou que todo o vereador é uma parte da Câmara e a lei eleitoral é igual para todos. “Não vejo problema quando um vereador é advertido com relação a esse tema”, argumentou. Dib também acha preocupante a tentativa constante de que o ex-prefeito José Fogaça seja o responsável pelo desmando dos 16 anos. Conforme o vereador, o Ministério Público está tratando do problema do desvio de verba da saúde. “Com os constantes ataques de alguns vereadores, fico em dúvida quanto à seriedade do MP em tratar alguns problemas”, argumentou. (RT)

BIODIVERSIDADE – Beto Moesch (PP) lembrou que sábado foi o Dia Internacional da Biodiversidade e a Organização das Nações Unidas (ONU), preocupada com o tema, escolheu o ano de 2010 como o ano da Biodiversidade. Amanhã, dia 27 de maio, é comemorado o dia da Mata Atlântica. Segundo ele, Porto Alegre possui a primeira reserva biológica do Brasil e é importante que a sociedade ajude a preservar este espaço. “Precisamos agora aprovar o sistema municipal de conservação, isso ajudará na conservação das áreas verdes e morros da nossa cidade” disse. (RT)

UPA I - Paulinho Rubem Berta (PPS) esclareceu à comunidade do Conjunto Residencial Rubem Berta que, em breve, dois postos de saúde da região, que estão em condições precárias, passarão por reforma e ampliação. Informou que R$ 350 mil estão sendo destinados para as obras. Destacou que ele, juntamente com outros vereadores, estão viabilizando a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro Humanístico Vida, que também deverá receber uma escola técnica. Observou, no entanto, que isto exige tempo. (VBM)

UPA II - Dr. Raul (PMDB) disse que há dois anos, em encontro com o ministro Temporão e com o Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, falou sobre a necessidade da implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em algumas regiões da Capital para diminuir a procura pelos hospitais, tendo em vista que o seu funcionamento é de 24 horas. Informou que sugeriu que um dos postos seja instalado no Centro Humanístico Vida, devido a alta densidade populacional, e que outras unidades venham a contemplar a região do Humaitá, Partenon e a outra unidade seja instalada no Parque Belém. (VBM)  

PLANO DIRETOR - Reginaldo Pujol (DEM) elogiou trabalho realizado pelos setores da Casa responsáveis pela redação do Plano Diretor. Informou que na tarde de hoje a matéria chegou à Comissão de Constituição e Justiça. Disse que foi um trabalho criterioso e bem feito, que exigiu trabalho até pela madrugada. Afirmou que aceita a incumbência de encaminhar a redação final. (VBM)

ESCLEROSE MÚLTIPLA - Luiz Braz (PSDB) lembrou que hoje é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Disse que tem uma experiência familiar, com o seu filho, de 40 anos, que há 20 anos descobriu estar com essa doença. Observou que os gaúchos, entre os brasileiros, são os mais propensos a ter o problema. Destacou a importância de um rápido diagnóstico para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, impedindo, assim, os surtos. Acrescentou que o vereador João Bosco Vaz (PDT) enfrenta o mesmo problema com a filha. (VBM)

COPA I – Pedro Ruas (PSOL) analisou notícia do jornal Zero Hora de hoje que traz opinião do prefeito de Stuttgart, Alemanha, que disse que os interesses da Fifa nem sempre são os mesmos das necessidades das cidades sedes da Copa do Mundo. “Ele faz um alerta, e não uma condenação à existência da Copa e o interesse dos países em sediar o mundial de futebol”, abordou. Ruas alega que é obrigação dos vereadores o exame de cada questão que mudará a cidade em função da Copa. “Um dos projetos já está na casa, de isenção de impostos para a Copa, mas temos que ter cuidado com o nível de isenções”. (LO)

COPA II – Sofia Cavedon (PT) disse que, nos benefícios para a Copa do Mundo, devem estar calculados as contrapartidas para a cidade. Na Arena do Grêmio, informou ela, houve uma “crise na execução da obra”, quando da realocação da Escola Estadual Osvaldo Vergara. “O Estado indicou uma nova área em local já indicado para a criação de um centro comunitário, inclusive já tendo a prefeitura empresa licitada”, relatou. Sobre a isenção de impostos, a vereadora destaca que a cidade não pode perder com a Copa, e sim “crescer com a Copa”. (LO)

COPA III – Alceu Brasinha (PTB) disse que o projeto da Arena do Grêmio foi debatido à exaustão na Casa em conjunto com a comunidade em várias audiências públicas. Ele faz ressalva que o Grêmio não pode resolver os problemas de toda a comunidade da região. “Não podemos colocar o Grêmio na mesma sacola das administrações públicas”, diz Brasinha. O parlamentar questionou que, se existe isenção para um clube de futebol reformar seu estádio que vai ser sede da Copa, “porque não na Arena do Grêmio?”. (LO)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)